Avançar para o conteúdo principal

III Encontro Art’themis: Caminhos para um Currículo de Prevenção








Com os objetivos de prevenir a Violência de Género, promover os Direitos Humanos e a Igualdade de Género e, numa intervenção articulada com o GAAF, ao abrigo de um protocolo existente entre esta escola e a  UMAR – União de Mulheres Alternativa e Resposta – decorreu ao longo deste ano letivo  o projeto Art’themis+ Jovens Protagonistas na Prevenção e na Igualdade de Género, implementado com as turmas do 5ºano e um grupo de alunas do 6ºB e do 9ºC e onde foram abordados temas como os Direitos Humanos, Estereótipos, Preconceitos, Desconstrução de Papéis de Género, Violência no Namoro, Violência Doméstica, Violência entre Pares, entre outros.




Desenvolveram-se estas temáticas na sala de aula através de atividades práticas envolvendo a arte (jogos pedagógicos, vídeos, filmes, teatro e música) e, como evento final, teremos o III Encontro Art´themis: Caminhos de um Currículo de Prevenção em que cada turma irá apresentar um produto artístico (dança, música, vídeo, etc…) sobre um dos temas que trabalhou, no dia 31 de maio no Auditório do IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude, na cidade de Braga, entre as 9:30 e as 18:30 horas.

As nossas turmas participarão da parte de tarde e serão acompanhadas pel@s DT ou professores responsáveis, sendo o transporte assegurado pela Câmara Municipal de Vila Verde, que desde o início deste projeto nos tem apoiado em diversas iniciativas.


 

Convidamos toda a Comunidade escolar a assistir ao evento que contará com a participação de várias escolas dos Distritos de Braga, Coimbra e Porto.



Aproveitamos para agradecer a todos os docentes que ao longo do ano colaboraram com a técnica do projeto, Tatiana Mendes, e ajudaram na elaboração/produção dos trabalhos que representarão a nossa escola neste evento.





Equipa GAAF /PES

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

Cultivar Mindfulness em contexto educacional...terninou a formação mas não a ação...

Terminou no passado sábado a ação de formação  "Cultivar Mindfulness em contexto educacional" um projeto na área da Educação que propõe transformar a vida dos professores, das crianças e dos jovens, através do desenvolvimento de programas de aprendizagem sócio-emocional baseados nas práticas de  mindfulness . Tem-se verificado um interesse crescente pela utilização das abordagens baseadas no  mindfulness  em contexto educacional, especialmente nas que são dirigidas aos alunos. Estas intervenções configuram-se como um caminho essencial para a promoção da saúde e bem-estar dos mais jovens, estando associadas ao aumento de comportamento pró-sociais, à redução de problemas de comportamento e à melhoria dos resultados académicos.    Segundo Joana Carvalho , a nossa excelente e experiente   formadora, "ao professor pede-se que disponibilize a todos os alunos suporte emocional, promova um ambiente de sala de aula acolhedor e estimulante, seja u

A importância de "pensar fora da caixa"...

Concluíram-se hoje as sessões promovidas pelo CLDS 3G de Vila Verde em colaboração com o GAAF que, com os alunos do 6ºano, procuraram ajudá-los no desenvolvimento de  competências básicas associadas a atitudes empreendedoras: iniciativa, trabalho em equipa, persistência, motivação e  organização . As sessões de hoje foram dedicadas às turmas do 6ºA e do 6ºB. Através do visionamento de pequenos vídeos que despoletaram o diálogo sobre a temática e a concretização de algumas ideias-chave, foi proposta a realização de uma atividade prática, na qual os alunos colocaram à prova alguns dos conceitos abordados, e que neste caso, seria a organização de  uma visita de estudo (escolha do local, objetivos a atingir, como angariar a verba necessária, como minorar os gastos, etc...). Seguiu-se uma chuva de ideias, nem sempre tão assertiva quanto seria de esperar de  jovens desta idade e referidas algumas das questões menos agradáveis que podem advir de uma iniciativa deste género