Avançar para o conteúdo principal

Dia Mundial da Diversidade Cultural para o diálogo e desenvolvimento





A cultura deve ser considerada como um conjunto distinto de elementos espirituais, materiais, intelectuais e emocionais de uma sociedade ou de um grupo social. Além da arte e da literatura, ela abarca também os estilos de vida, modos de convivência, sistemas de valores, tradições e crenças”
Preâmbulo da Declaração Universal de Diversidade Cultural da UNESCO, 2001
Assinala-se no dia  21 de Maio, o Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento, instituído em 2002 pelas Nações Unidas dando sequência à adoção da Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural da UNESCO em 2001.


A Declaração Universal da UNESCO sobre a Diversidade Cultural, afirma que “a diversidade cultural é tão necessária para a humanidade como a biodiversidade para a natureza”, reconhecendo, pela primeira vez, a Diversidade Cultural como “herança comum da humanidade”.
A diversidade cultural, é um exercício de cidadania e respeito pela diversidade cultural, na promoção e proteção dos direitos humanos.
A pluralidade cultural deve ser reconhecida como património comum da humanidade, e um princípio indissociável dos direitos humanos, da cidadania e das liberdades fundamentais do ser humano.
Diversidade cultural acegis 2015
A proteção e a promoção da diversidade cultural, pressupõe o reconhecimento da igualdade, da dignidade e o respeito por todas as culturas, enquanto condição essencial para o desenvolvimento sustentável e internacional.
 
É urgente reforçar as potencialidades da diversidade cultural como meio de alcançar a prosperidade, o desenvolvimento sustentável e a coexistência pacífica mundial, e simultaneamente o garante da paz, justiça social e mútuo respeito entre povos.
O desafio de vivermos juntos numa sociedade diversificada só é possível se pudermos viver juntos em igual dignidade.  A pluralidade, a diversidade, conta com todos(as) neste diálogo multicultural!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

SEMANA DA SAÚDE / 2024

  O AE de Prado realizou a SEMANA DA SAÚDE /2024 , que teve como  objetivo a realização de variadas atividades com algumas entidades parceiras e a apresentação dos trabalhos efetuados pelos alunos com a temática da Saúde. Relembramos que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o conceito de "saúde", é mais do que ausência de doença, representa uma situação de completo bem-estar físico, psíquico e social. Inclui também a adequação do sujeito individual ao meio em que está inserido. Durante a Semana da Saúde, promovida pela equipa PES/GAAF,  foram realizadas as seguintes atividades: Teatro “ Já sei ligar ao 112” - pela   Equipa da Saúde Escolar para o pré-escolar (Cabanelas). A saltar e a brincar da saúde estamos a cuidar - aula de motricidade no JI de Prado com a profª Mª João Costa  Unidade de Saúde dos Bonecos com equipa da   Saúde Escolar   ( JI de Cervães e JI de Oleiros) Aula de yoga com docente Maribel Loureiro ...

JI de Cabanelas - Sala 1

Algumas atividades feitas pelas crianças da sala do jardim de infância de Cabanelas da sala 1.                           A educadora                          Liliana Mota  Parabéns aos jovens artistas ...