Avançar para o conteúdo principal

O QUE É SER EDUCADOR DE INFÂNCIA?

O QUE É SER EDUCADOR DE INFÂNCIA? 


kindergarten_0Não é fácil ser Educador de Infância. E quem julga que ser Educador de Infância é brincar o dia todo…julga muito bem. Quer dizer, não é bem assim, mas o ideal seria que o Educador passasse o dia todo a brincar com as crianças. Não será a infância o tempo e espaço privilegiado para valorizar e incentivar o brincar por brincar? Acredito que seja.

    Ser Educador de Infância é ouvir o nosso nome ser chamado cerca de 1654 vezes por dia, gasto até à exaustão, sendo que em 500 dessas vezes nos chamam para assoar o nariz ou limpar o rabo – isto também é ser Educador de Infância. Em outras 300 vezes chamam-nos para apertar a bata. Ou tirar a bata para que as princesas possam desfilar com os seus vestidos reais pela passadeira da vida infantil. E ser Educador de Infância é ter a capacidade de responder às 1654 solicitações que as crianças nos fazem chegar diariamente. 

    Ser Educador de Infância é permitir que as crianças possam pintar um cão cor-de-rosa e um gato azul, uma árvore amarela e um ser humano cordeburroquandofoge. Ser Educador de Infância é dar o direito às crianças de contestarem: “Não quero pintar um ovo na Páscoa nem um coração no dia dos namorados”. Ser Educador de Infância é permitir que os artistas se possam expressar, livremente. É permitir que as crianças possam criar, e que as criações possam fruir naturalmente. Sem pressões.

    Ser Educador de Infância é permitir que o Natal seja quando as crianças quiserem. Literalmente quando quiserem.

    Ser Educador de Infância é ver as crianças sorrirem quando lhes possibilitamos brincar com terra ou andarem à chuva, mesmo que os pais muitas vezes não gostem nada disso (ohhhh). Às vezes os pais é que se zangam connosco. Mas elas gostam. E eu gosto quando elas me enchem o chão com terra, e as mesas, e as paredes…

    Ser Educador de Infância é ter a certeza que as crianças nos vão cobrar quando falhamos. Legitimamente vão cobrar. E quando oralmente proferimos palavras incorretas, elas corrigem. E vão-se rir de nós. E rimo-nos todos.

    Ser Educador de Infância também tem coisas más. Eu é que já não me lembro. Mas por muito mau que tenha sido o nosso dia, por muito que nos tenham psicologicamente esgotado, não temos tempo nem espaço para guardar ressentimentos. E na hora da despedida, no final do dia, há sempre tempo para um beijo puro e um abraço sincero.

    Haverá melhor do que ter uma profissão onde temos o futuro do mundo nas nossas mãos? É por isso que, para sermos Educadores de Infância, temos de ser realmente boas pessoas.

In Blog Apontamentos sobre Educação de Infância:  Mais do que um blog sobre Educação de Infância, um espaço de reflexão sobre a Educação de Infância.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

JI de Cabanelas - Sala 1

Algumas atividades feitas pelas crianças da sala do jardim de infância de Cabanelas da sala 1.                           A educadora                          Liliana Mota  Parabéns aos jovens artistas ...

SEMANA DA SAÚDE / 2024

  O AE de Prado realizou a SEMANA DA SAÚDE /2024 , que teve como  objetivo a realização de variadas atividades com algumas entidades parceiras e a apresentação dos trabalhos efetuados pelos alunos com a temática da Saúde. Relembramos que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o conceito de "saúde", é mais do que ausência de doença, representa uma situação de completo bem-estar físico, psíquico e social. Inclui também a adequação do sujeito individual ao meio em que está inserido. Durante a Semana da Saúde, promovida pela equipa PES/GAAF,  foram realizadas as seguintes atividades: Teatro “ Já sei ligar ao 112” - pela   Equipa da Saúde Escolar para o pré-escolar (Cabanelas). A saltar e a brincar da saúde estamos a cuidar - aula de motricidade no JI de Prado com a profª Mª João Costa  Unidade de Saúde dos Bonecos com equipa da   Saúde Escolar   ( JI de Cervães e JI de Oleiros) Aula de yoga com docente Maribel Loureiro ...

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.