Avançar para o conteúdo principal

Prado é anti-Bullying...


Sendo a escola a instituição privilegiada para desenvolver nas crianças e jovens atitudes pró-ativas face às situações de bullying, pedimos a todos os professores da 1ª aula do dia (manhã ou tarde) que desenvolvessem com os alunos uma pequena atividade com o intuito de agitar a consciência de TODOS para uma mudança de atitude face ao bullying, explorando o conceito de bullying, identificando as diversas formas de bullying, sensibilizando os alunos para esta problemática, dotando-os de conhecimentos que lhes permitam reconhecer e intervir de forma proactiva em situações de bullying e contribuindo para a redução da prevalência de situações de bullying em contexto escolar.

Colocamos no blog do Agrupamento pequenos vídeos para servir quer de introdução ao tema quer como momento de reflexão coletiva. Entre esses vídeos está um onde foi dada voz aos nossos alunos... e o resultado foi a curta-metragem "Luís Sozinho",  criada e produzida pelos alunos da turma PIEF I, no ano letivo anterior, tendo sido finalizada no mês de maio 2015.  Resultou da cooperação entre as disciplinas de Português, com a professora Lídia Costa; Desenho, com o professor Miguel Barbosa e TIC, com a professora Lúcia Pinheiro, no âmbito do concurso MobiCurtas, promovido pela Casa do Conhecimento de Vila Verde.

O que solicitamos que realizassem com os  alunos foi uma atividade na qual, individualmente, eles registassem mensagens alusivos ao bullying (o que é o bullying, sentimentos associados ao bullying e ao anti-bullying e o que se pode/deve fazer quando se é vitima de bullying, etc), e depois  coletivamente na turma escrevessem num “post-it” o que consideram mais importante, para ser afixado (com identificação do ano e da turma) no laço verde gigante que esteve colocado na entrada da Escola, onde ficarão assim expostos os contributos de todas as turmas.

Os post-its estavam disponíveis na sala de professores bem como os laços verdes “anti-bullying” executados pela turma vocacional 1 com a profª Lúcia Pinheiro, por alguns docentes e AO e disponibilizados para toda a comunidade.

Junto da entrada da escola e noutros espaços escolares estiveram também expostos laços verdes com materiais diversificados elaborados pela profª Sameiro Rodrigues com algumas das suas turmas, colocando assim a imaginação e a criatividade ao serviço de mensagens positivas e importantes.

Alguns registos deste dia...




Neste conjunto de iniciativas incluiu-se também a realização de um laço humano, desejando assim manifestar à comunidade que esta é uma escola anti-Bullying. Foi uma atividade muito participada, conseguimos reunir à volta de uma intenção muitos alunos, docentes, assistentes técnicos e operacionais, técnicos especializados, enfim, toda a Comunidade se uniu, "dificultando" a missão do fotógrafo mas enriquecendo muito a iniciativa...
O Prof. Nuno Almeida foi  o responsável por registar este momento, que queremos depois partilhar com toda a Sociedade.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

Cultivar Mindfulness em contexto educacional...terninou a formação mas não a ação...

Terminou no passado sábado a ação de formação  "Cultivar Mindfulness em contexto educacional" um projeto na área da Educação que propõe transformar a vida dos professores, das crianças e dos jovens, através do desenvolvimento de programas de aprendizagem sócio-emocional baseados nas práticas de  mindfulness . Tem-se verificado um interesse crescente pela utilização das abordagens baseadas no  mindfulness  em contexto educacional, especialmente nas que são dirigidas aos alunos. Estas intervenções configuram-se como um caminho essencial para a promoção da saúde e bem-estar dos mais jovens, estando associadas ao aumento de comportamento pró-sociais, à redução de problemas de comportamento e à melhoria dos resultados académicos.    Segundo Joana Carvalho , a nossa excelente e experiente   formadora, "ao professor pede-se que disponibilize a todos os alunos suporte emocional, promova um ambiente de sala de aula acolhedor e estimulante, seja u

A importância de "pensar fora da caixa"...

Concluíram-se hoje as sessões promovidas pelo CLDS 3G de Vila Verde em colaboração com o GAAF que, com os alunos do 6ºano, procuraram ajudá-los no desenvolvimento de  competências básicas associadas a atitudes empreendedoras: iniciativa, trabalho em equipa, persistência, motivação e  organização . As sessões de hoje foram dedicadas às turmas do 6ºA e do 6ºB. Através do visionamento de pequenos vídeos que despoletaram o diálogo sobre a temática e a concretização de algumas ideias-chave, foi proposta a realização de uma atividade prática, na qual os alunos colocaram à prova alguns dos conceitos abordados, e que neste caso, seria a organização de  uma visita de estudo (escolha do local, objetivos a atingir, como angariar a verba necessária, como minorar os gastos, etc...). Seguiu-se uma chuva de ideias, nem sempre tão assertiva quanto seria de esperar de  jovens desta idade e referidas algumas das questões menos agradáveis que podem advir de uma iniciativa deste género