Avançar para o conteúdo principal

Ajuda PRADO a ser uma escola anti-Bullying...



Assunto: Dia Anti-Bullying

No âmbito das comemorações do dia 20 de outubro, Dia Mundial do Combate ao Bullying este agrupamento de escolas vai assinalar a data com várias iniciativas.

 
Sendo a escola a instituição privilegiada para desenvolver nas crianças e jovens atitudes pró-ativas face às situações de bullying, pedimos a todos os professores da 1ª aula do dia (manhã ou tarde) que desenvolvam com os alunos uma pequena atividade com o intuito de agitar a consciência de TODOS para uma mudança de atitude face ao bullying, explorando o conceito de bullying, identificando as diversas formas de bullying, sensibilizando os alunos para esta problemática, dotando-os de conhecimentos que lhes permitam reconhecer e intervir de forma proactiva em situações de bullying e contribuindo para a redução da prevalência de situações de bullying em contexto escolar.



O que solicitamos aos professores no trabalho com os seus alunos  era uma atividade na qual individualmente eles registassem mensagens alusivos ao bullying (o que é o bullying, sentimentos associados ao bullying e ao anti-bullying e o que se pode/deve fazer quando se é vitima de bullying, etc), e depois  coletivamente na turma escrevessem num “post-it” o que considerem mais importante, para ser afixado (com identificação do ano e da turma) no laço verde gigante que estará na entrada da Escola, onde ficarão assim expostos os contributos de todas as turmas. Mais tarde divulgaremos também esses contributos aqui blog da escola.


Os post-its estarão disponíveis na sala de professores bem como os laços verdes “anti-bullying” executados pela turma vocacional 1 com a profª Lúcia Pinheiro e disponibilizados para toda a comunidade.


Junto da entrada da escola estarão também expostos laços verdes com materiais diversificados elaborados pela profª Sameiro Rodrigues com algumas das suas turmas, colocando assim a imaginação e a criatividade ao serviço de mensagens positivas e importantes.


Neste conjunto de iniciativas inclui-se também a realização de um laço humano, desejando assim manifestar à comunidade que esta é uma escola anti-Bullying.


Para que tal seja possível pedimos a toda a comunidade escolar (alunos, docentes e não docentes) que neste dia usem uma camisola verde ou branca e às 10 horas se dirijam ao campo desportivo exterior de forma a formar esse laço, que queremos muito, seja gigante. O Prof. Nuno Almeida será o responsável por registar este momento, que queremos depois partilhar com toda a Sociedade.













 



Equipa PES / GAAF

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

Cultivar Mindfulness em contexto educacional...terninou a formação mas não a ação...

Terminou no passado sábado a ação de formação  "Cultivar Mindfulness em contexto educacional" um projeto na área da Educação que propõe transformar a vida dos professores, das crianças e dos jovens, através do desenvolvimento de programas de aprendizagem sócio-emocional baseados nas práticas de  mindfulness . Tem-se verificado um interesse crescente pela utilização das abordagens baseadas no  mindfulness  em contexto educacional, especialmente nas que são dirigidas aos alunos. Estas intervenções configuram-se como um caminho essencial para a promoção da saúde e bem-estar dos mais jovens, estando associadas ao aumento de comportamento pró-sociais, à redução de problemas de comportamento e à melhoria dos resultados académicos.    Segundo Joana Carvalho , a nossa excelente e experiente   formadora, "ao professor pede-se que disponibilize a todos os alunos suporte emocional, promova um ambiente de sala de aula acolhedor e estimulante, seja u

A importância de "pensar fora da caixa"...

Concluíram-se hoje as sessões promovidas pelo CLDS 3G de Vila Verde em colaboração com o GAAF que, com os alunos do 6ºano, procuraram ajudá-los no desenvolvimento de  competências básicas associadas a atitudes empreendedoras: iniciativa, trabalho em equipa, persistência, motivação e  organização . As sessões de hoje foram dedicadas às turmas do 6ºA e do 6ºB. Através do visionamento de pequenos vídeos que despoletaram o diálogo sobre a temática e a concretização de algumas ideias-chave, foi proposta a realização de uma atividade prática, na qual os alunos colocaram à prova alguns dos conceitos abordados, e que neste caso, seria a organização de  uma visita de estudo (escolha do local, objetivos a atingir, como angariar a verba necessária, como minorar os gastos, etc...). Seguiu-se uma chuva de ideias, nem sempre tão assertiva quanto seria de esperar de  jovens desta idade e referidas algumas das questões menos agradáveis que podem advir de uma iniciativa deste género