Avançar para o conteúdo principal

Dia Mundial da Alimentação


Celebra-se a 16 de outubro o Dia Mundial da Alimentação. 

O tema deste ano escolhido pela FAO é proteção social e agricultura: a quebrar o ciclo da pobreza rural.
    Nos anos recentes, cerca de 150 milhões de pessoas superaram a miséria graças a programas de proteção social. Na ausência da proteção social, famílias pobres, já constrangidas pelo acesso limitado a recursos e serviços, estão constantemente sob o risco da fome e da pobreza, especialmente face a uma crise ou choque de qualquer natureza. A proteção social é crítica em tais casos porque o apoio económico ou em espécie fornecido evita a fome a curto prazo. Além disso, a proteção social promove uma estabilidade de renda maior e a habilidade de gerir riscos, assim contribuindo para a redução da pobreza e a insegurança alimentar no longo prazo. Por este motivo a FAO aumentou os seus esforços para ajudar governos e parceiros a incorporarem a proteção social em suas estratégias e políticas nacionais de desenvolvimento. O dia mundial da alimentação é uma ocasião para focar a atenção mundial no papel crucial que a proteção social tem na erradicação da fome e miséria.

Solicitamos que o tema fosse abordado pelos docentes desta escola, acolhendo e debatendo algumas impressões, testemunhos ou vivências referenciadas pelos alunos, pois infelizmente a pobreza rural é uma realidade que nem sempre nos é alheia. Poderemos assim aproveitar o tema para conhecer um pouco melhor a opinião dos alunos sobre estas questões (pobreza, alimentação, desperdício alimentar, reaproveitamento de géneros, etc).
Relativamente a atividades comemorativas, serão divulgados na Rádio Escolar REP vários slogans elaborados pelos alunos do 2º ciclo na OC (Música, Saúde e Cidadania), será apresentado na cantina uma projeção de fotos de refeições saudáveis registadas também por esses alunos e será lançado o concurso “ A cantar, ouvem-nos melhor…” no qual os alunos de cada turma, com base numa música conhecida, farão a adaptação da letra ao tema da alimentação. Este concurso decorrerá até ao final do mês de novembro e como prémio, a turma vencedora apresentará a sua canção durante a Festa de Natal. 
 


Será também disponibilizada fruta para consumo de toda  a comunidade educativa do Agrupamento,  numa gentileza da Loja do Pingo Doce de Vila Verde.



Aproveitamos também para relembrar algumas "dicas"...



Equipa PES / GAAF



Comentários

Mensagens populares deste blogue

JI de Cabanelas - Sala 1

Algumas atividades feitas pelas crianças da sala do jardim de infância de Cabanelas da sala 1.                           A educadora                          Liliana Mota  Parabéns aos jovens artistas ...

SEMANA DA SAÚDE / 2024

  O AE de Prado realizou a SEMANA DA SAÚDE /2024 , que teve como  objetivo a realização de variadas atividades com algumas entidades parceiras e a apresentação dos trabalhos efetuados pelos alunos com a temática da Saúde. Relembramos que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o conceito de "saúde", é mais do que ausência de doença, representa uma situação de completo bem-estar físico, psíquico e social. Inclui também a adequação do sujeito individual ao meio em que está inserido. Durante a Semana da Saúde, promovida pela equipa PES/GAAF,  foram realizadas as seguintes atividades: Teatro “ Já sei ligar ao 112” - pela   Equipa da Saúde Escolar para o pré-escolar (Cabanelas). A saltar e a brincar da saúde estamos a cuidar - aula de motricidade no JI de Prado com a profª Mª João Costa  Unidade de Saúde dos Bonecos com equipa da   Saúde Escolar   ( JI de Cervães e JI de Oleiros) Aula de yoga com docente Maribel Loureiro ...

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.