Educação para a Saúde
O Projecto Mudanças com Arte II (MCAII) – Jovens Protagonistas na
Prevenção da Violência de Género resultou de uma
candidatura ao Programa Operacional Potencial Humano, no âmbito do QREN, e constituiu o mais
recente projecto da UMAR na zona Norte do país. Iniciou a 17 de Outubro
de 2011 e culminará em Dezembro de 2013. Este é um Projecto de
continuidade (MCAI) que vem a ser desenvolvido desde 2004,
prioritariamente em escolas, tem como objectivo a prevenção da violência
de género e a promoção dos direitos humanos junto de jovens alunos/as do
3º ciclo e do ensino secundário.
Concomitantemente e na percepção que a consciencialização dos/as jovens
só se dará com a intervenção dos diversos agentes educativos, o projecto é
desenvolvida desde uma perspectiva sistémica envolvendo os/as mães/ pais
e/ou encarregados/as de educação, os/as professores/as e os /as
auxiliares de ação educativa, através de ações de sensibilização.
Como funciona?
A intervenção com jovens no contexto das sessões deste projecto visam:
A UMAR implementa um programa de acção sistemática com os/as jovens,
por turmas, explorando diversos temas no domínio da prevenção de
comportamentos de violência.
É de salientar que apesar do projecto ter sido financiado apenas desde
Novembro de 2008, esse já se encontra em funcionamento pela UMAR, em
diversas escolas, há cerca de sete anos lectivos.
A aplicação do Programa pressupõe a utilização de uma abordagem
metodológica qualitativa, de base participativa, onde sejam
desenvolvidas vivências pessoais e grupais, com o recurso a dinâmicas e
estratégias de sensibilização, que impulsionem uma mudança de atitude
dos/as jovens, no sentido do aumento da auto estima, bem como o
compromisso e a co-responsabilidade necessária ao desafio de um processo
de discussão/informação sobre a violência e a construção de uma cultura
de paz. O objectivo é criar uma rede de jovens capazes de reflectir,
pensar, mudar e agir autonomamente em situações ligadas às temáticas
trabalhadas. Igualmente pretende-se envolver os demais actores/actrizes
sociais das suas comunidades: escolar e familiar.
O programa será implementado de acordo com o estabelecimento de um protocolo com a escola, integrará o Plano de trabalho das turmas do 7ºA, 7ºB e 7ºC e as sessões decorrerão mensalmente, com o acompanhamento de professor(es) da turma e durarão 90 minutos. O objectivo é a realização de um mínimo de 7 sessões, durante o ano lectivo e a aplicação do programa na mesma turma deverá perdurar em dois anos lectivos consequentes.
Quais os objectivos?O programa será implementado de acordo com o estabelecimento de um protocolo com a escola, integrará o Plano de trabalho das turmas do 7ºA, 7ºB e 7ºC e as sessões decorrerão mensalmente, com o acompanhamento de professor(es) da turma e durarão 90 minutos. O objectivo é a realização de um mínimo de 7 sessões, durante o ano lectivo e a aplicação do programa na mesma turma deverá perdurar em dois anos lectivos consequentes.
A intervenção com jovens no contexto das sessões deste projecto visam:
- Aumentar a sensibilidade dos/as jovens para o respeito pela diferença e pela Igualdade de Oportunidades e empoderá-los/as, construindo-se como sujeitos e agentes da sua própria mudança;
- Contribuir para a tomada de consciência quanto aos temas desenvolvidos;
- Capacitar os/as jovens na recusa efectiva da violência como forma de relacionamento entre géneros sensibilizando para novos comportamentos e prevenindo a violência de género;
- Desenvolver com os/as jovens valores, atitudes e princípios saudáveis, no sentido de os capacitar a construir relações afectivas, de amizade e de trabalho assentes na paz e no respeito por si mesmos/as e pelos/as outros/as;
Por conseguinte, os objectivo anteriormente referidos deverão ser
alcançados no decurso das sessões promovidas pelas técnicas do projecto, e
nas quais serão explorados os seguintes temas:
- Direitos Humanos;
- Direitos das Crianças;
- Direitos das Mulheres;
- (Des)Igualdades de Género;
- Naturalizações e causas de violência na sociedade
- Violência Doméstica;
- Violência no Namoro;
- Violência na escola ;
- Mobbing e assédio sexual;
- Treino de competências pessoais e sociais;
- Tomada de decisão e resolução de Problemas;
- Regulação emocional;
- Empowerment (empoderamento).
A
arte está presente durante a efectivação do Projecto nas escolas e culmina
num Seminário Final (no ano letivo 2011/2012 realizou-se a 12 de junho de 2012
no Grande Auditório da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto), onde
as 28 turmas intervenientes de 5 Escolas do Grande Porto e os seus 609
protagonistas demonstraram os seus trabalhos de carácter artístico( pintura,
fotografia, dança, poesia, filme, powerpoint...).
Neste ano de 2013 esperamos poder também contar com alunos representantes da EB 2/3 de Prado nessa Festa final... mas estamos ainda no início, vamos desbravando caminho, trabalhando, enfim, crescendo como prevê o Projecto Educativo deste Agrupamento.
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