Avançar para o conteúdo principal

Projeto Mudanças com Arte

 Educação para a Saúde
O Projecto Mudanças com Arte II (MCAII) – Jovens Protagonistas na Prevenção da Violência de Género  resultou de uma candidatura ao Programa Operacional Potencial Humano, no âmbito do QREN, e constituiu o mais recente projecto da UMAR na zona Norte do país. Iniciou a 17 de Outubro de 2011 e culminará em Dezembro de 2013. Este é um Projecto de continuidade (MCAI) que vem a ser desenvolvido desde 2004, prioritariamente em escolas, tem como objectivo a prevenção da violência de género e a promoção dos direitos humanos junto de jovens alunos/as do 3º ciclo e do ensino secundário.
Concomitantemente e na percepção que a consciencialização dos/as jovens só se dará com a intervenção dos diversos agentes educativos, o projecto é desenvolvida desde uma perspectiva sistémica envolvendo os/as mães/ pais e/ou encarregados/as de educação, os/as professores/as e os /as auxiliares de ação educativa, através de ações de sensibilização.



Como funciona?

A UMAR implementa um programa de acção sistemática com os/as jovens, por turmas, explorando diversos temas no domínio da prevenção de comportamentos de violência.
É de salientar que apesar do projecto ter sido financiado apenas desde Novembro de 2008, esse já se encontra em funcionamento pela UMAR, em diversas escolas, há cerca de sete anos lectivos.

A aplicação do Programa pressupõe a utilização de uma abordagem metodológica qualitativa, de base participativa, onde sejam desenvolvidas vivências pessoais e grupais, com o recurso a dinâmicas e estratégias de sensibilização, que impulsionem uma mudança de atitude dos/as jovens, no sentido do aumento da auto estima, bem como o compromisso e a co-responsabilidade necessária ao desafio de um processo de discussão/informação sobre a violência e a construção de uma cultura de paz. O objectivo é criar uma rede de jovens  capazes de reflectir, pensar, mudar e agir autonomamente em situações ligadas às temáticas trabalhadas. Igualmente pretende-se envolver os demais actores/actrizes sociais das suas comunidades: escolar e familiar.
O programa será implementado de acordo com o estabelecimento de um protocolo com a escola, integrará o Plano  de trabalho das  turmas do 7ºA, 7ºB e 7ºC e as sessões decorrerão mensalmente, com o acompanhamento de professor(es) da turma e durarão 90 minutos. O objectivo é a realização de um mínimo de 7 sessões, durante o ano lectivo e a aplicação do programa na mesma turma deverá perdurar em dois anos lectivos consequentes.
Quais os objectivos?
A intervenção com jovens no contexto das sessões deste projecto visam:

  • Aumentar a sensibilidade dos/as jovens para o respeito pela diferença e pela Igualdade de Oportunidades e empoderá-los/as, construindo-se como sujeitos e agentes da sua própria mudança;
  • Contribuir para a tomada de consciência quanto aos temas desenvolvidos;
  • Capacitar os/as jovens na recusa efectiva da violência como forma de relacionamento entre géneros sensibilizando para novos comportamentos e prevenindo a violência de género;
  • Desenvolver com os/as jovens valores, atitudes e princípios saudáveis, no sentido de os capacitar a construir relações afectivas, de amizade e de trabalho assentes na paz e no respeito por si mesmos/as e pelos/as outros/as;
Quais os temas explorados?

Por conseguinte, os objectivo anteriormente referidos deverão ser alcançados no decurso das sessões promovidas pelas técnicas do projecto, e nas quais serão explorados os seguintes temas:

  • Direitos Humanos;
  • Direitos das Crianças;
  • Direitos das Mulheres;
  • (Des)Igualdades de Género;
  • Naturalizações e causas de violência na sociedade
  • Violência Doméstica;
  • Violência no Namoro;
  • Violência na escola ;
  • Mobbing e assédio sexual;
  • Treino de competências pessoais e sociais;
  • Tomada de decisão e resolução de Problemas;
  • Regulação emocional;
  • Empowerment (empoderamento).

A arte está presente durante a efectivação do Projecto nas escolas e culmina num Seminário Final (no ano letivo 2011/2012 realizou-se a 12 de junho de 2012 no Grande Auditório da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto), onde as 28 turmas intervenientes de 5 Escolas do Grande Porto e os seus 609 protagonistas demonstraram os seus trabalhos de carácter artístico( pintura, fotografia, dança, poesia, filme, powerpoint...).

Neste ano de 2013 esperamos poder também contar com  alunos representantes da EB 2/3 de Prado nessa Festa final... mas estamos ainda no início, vamos desbravando caminho, trabalhando, enfim,  crescendo como prevê o  Projecto Educativo deste Agrupamento.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

Cultivar Mindfulness em contexto educacional...terninou a formação mas não a ação...

Terminou no passado sábado a ação de formação  "Cultivar Mindfulness em contexto educacional" um projeto na área da Educação que propõe transformar a vida dos professores, das crianças e dos jovens, através do desenvolvimento de programas de aprendizagem sócio-emocional baseados nas práticas de  mindfulness . Tem-se verificado um interesse crescente pela utilização das abordagens baseadas no  mindfulness  em contexto educacional, especialmente nas que são dirigidas aos alunos. Estas intervenções configuram-se como um caminho essencial para a promoção da saúde e bem-estar dos mais jovens, estando associadas ao aumento de comportamento pró-sociais, à redução de problemas de comportamento e à melhoria dos resultados académicos.    Segundo Joana Carvalho , a nossa excelente e experiente   formadora, "ao professor pede-se que disponibilize a todos os alunos suporte emocional, promova um ambiente de sala de aula acolhedor e estimulante, seja u

A importância de "pensar fora da caixa"...

Concluíram-se hoje as sessões promovidas pelo CLDS 3G de Vila Verde em colaboração com o GAAF que, com os alunos do 6ºano, procuraram ajudá-los no desenvolvimento de  competências básicas associadas a atitudes empreendedoras: iniciativa, trabalho em equipa, persistência, motivação e  organização . As sessões de hoje foram dedicadas às turmas do 6ºA e do 6ºB. Através do visionamento de pequenos vídeos que despoletaram o diálogo sobre a temática e a concretização de algumas ideias-chave, foi proposta a realização de uma atividade prática, na qual os alunos colocaram à prova alguns dos conceitos abordados, e que neste caso, seria a organização de  uma visita de estudo (escolha do local, objetivos a atingir, como angariar a verba necessária, como minorar os gastos, etc...). Seguiu-se uma chuva de ideias, nem sempre tão assertiva quanto seria de esperar de  jovens desta idade e referidas algumas das questões menos agradáveis que podem advir de uma iniciativa deste género