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Jovens Promotores de Saúde

A equipa da Educação para a Saúde deste Agrupamento decidiu aceitar o repto que lhe foi lançado numa reunião realizada em Esposende, no dia 24 de Setembro e onde o departamento de Educação para a Saúde do Núcleo Regional do Norte da Liga Portuguesa Contra o Cancro apresentou  os vários projectos que neste momento tem em desenvolvimento com Escolas, Autarquias, etc...  aderindo a alguns desses projectos, estabelecendo uma parceria nova  que pretendemos , poderá ser muito enriquecedora  para ambas as instituições .                                                                            O 1º Projecto a arrancar cá na escola foi o dos JOVENS PROMOTORES DE SAÚDE, que  tem como entidade promotora a  Liga Portuguesa Contra Cancro - Núcleo Regional do Norte (Departamento de Educação para a Saúde),  como destinatários as  Escolas da Zona Norte do País do 3º Ciclo e Secundário e como destinatários um grupo entre 6 a 15 participantes disponíveis a participar no projecto durante 3 anos. 
Neste ano o grupo da EB 2/3 de Prado é constituído por 9 alunas do 7ºC, que responderam afirmativamente ao desafio que lhes foi apresentado pela coordenadora PES, considerando o seu anterior envolvimento em acções promovidas pelo Projecto PES  e se comprometem a permanecer neste projecto até ao 9ºano. A  Drª. Cristiana que é a  Coordenadora do Projecto na LPCC, é quem  se responsabiliza pela dinamização das sessões mensais que tiveram já inicio em 15 de Novembro, repetindo-se em 13 de Dezembro e sendo a próxima já no dia 17 de Janeiro. Nestas reuniões mensais com o grupo surgirão actividades a desenvolverem na escola e no final do ano realizar-se-á um  Fórum anual de Jovens Promotores de Saúde.
Embora se aceite actualmente que o campo de acção da Educação para a Saúde é toda a comunidade, considera-se primordial que seja junto dos alunos que esta acção mais se faça sentir.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda mesmo a construção de escolas promotoras da saúde como o modelo mais válido para promover a saúde e a educação para a saúde dos alunos, assim como apela para a importância da formação específica dos professores na área da educação para a saúde.
Esta mesma perspectiva é apoiada pela American Association for Health Education, que enfatiza o desenvolvimento de programas de saúde nas escolas, destinados a promover a qualidade de vida dos alunos mas, também, de todo o staff integrado nos seus diversos factores.
Uma vez que em idade escolar os jovens se encontram em fase de formação física, mental e social e estão potencialmente mais receptivos à aprendizagem de hábitos e assimilação de conhecimentos, a educação para a saúde é primordial nas escolas
. Pretende-se, de um modo geral, preparar o aluno para que, ao deixar a escola, seja capaz de cuidar da sua própria saúde e adoptar um estilo de vida caracterizado por comportamentos de saúde positivos, que resulte do desenvolvimento de todas as suas possibilidades físicas, mentais e sociais.
Na verdade, os hábitos de saúde aprendidos durante a infância e idade escolar prolongam-se habitualmente pela idade adulta, pelo que se ensinarmos as crianças e jovens a tomar decisões saudáveis na infância e adolescência, as possibilidades de se tornarem adultos activos e saudáveis aumentam.
Por tudo isto, a escola deverá ser encarada como uma “avenida” natural para proporcionar aos alunos a aquisição de conhecimentos, atitudes e competências que lhes permitam iniciar, parar ou mudar os comportamentos de saúde e prevenir a doença, nomeadamente a doença oncológica.

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