Avançar para o conteúdo principal

Terapia da Fala e não só...

Dando continuidade ao trabalho desenvolvido no ano anterior, então em pareceria com a Junta de Freguesia da Vila de Prado, neste ano iniciar-se-á no dia 14 de Janeiro um novo ano em que poderemos, com o apoio e a colaboração da Casa do Povo da Vila de Prado, proporcionar sessões de terapia da fala a alunos deste Agrupamento que revelam necessidade do mesmo.
Em articulação com as docentes e os pais, a terapeuta Joana Oliveira, que já assegurou este apoio no ano passado, avaliará e apoiará os alunos referenciados das diferentes escolas, tendo os pais como único encargo o levarem os seus filhos à Casa do Povo, em cujas instalações decorrerão as sessões.
Como objectivos principais temos o de contribuir para o sucesso escolar e social destes alunos, procurando colmatar as suas dificuldades numa fase precoce, ainda antes de comprometerem seriamente a aprendizagem e dada a dificuldade do sistema de saúde de responder adequadamente a estas necessidades.
Numa fase muito difícil em termos económicos e sociais, pretende-se que a disponibilização gratuita deste apoio seja um forte contributo para a saúde financeira das famílias dos nossos alunos.


 Alguma informação complementar...
O que é a voz?
A voz humana é um fenómeno que existe desde o nascimento, e  apresenta de diversas formas, tais como o choro, grito, riso e sons da fala. É um dos meios de comunicação do indivíduo com o exterior, particularmente com seus semelhantes.
A voz é produzida na laringe (garganta), um tubo que contém as pregas vocais (popular, cordas vocais). Ao inspirarmos o ar entra nos pulmões e as pregas vocais se afastam. Ao falar, as pregas vocais se aproximam, o ar sai dos pulmões e, passando pela laringe, produzem uma vibração.
Assim sendo, a voz é o resultado do equilíbrio entre duas forças: a força do ar que sai dos pulmões e a força muscular da laringe. Se houver um desequilíbrio nesse mecanismo, poderá ocorrer uma alteração na voz.
O som produzido nas pregas vocais passa por um "alto-falante" natural formado pela faringe, boca e nariz. Estas estruturas são denominadas cavidades de ressonância. Os sons da fala são articulados na cavidade da boca, através de movimentos da língua, lábios, mandíbula, dentes e palato, modificando o ar vindo dos pulmões.

A Disfonia é um distúrbio da comunicação, descrito pela dificuldade na emissão vocal, na qual ocorre um impedimento na produção natural da voz. Pode ser provocado por uma disfunção, abuso vocal ou até mesmo pelo uso incorrecto da voz, evidencia-se esse tipo de alteração em indivíduos que utilizam  a voz diariamente de maneira incorrecta como por exemplo os professores, locutores, actores, padres, …. A disfonia é divida em: Disfonias Funcionais, Disfonias Orgânico – Funcionais e Disfonias Orgânicas.











O Que é Saúde Vocal? 
Dá-se o nome  saúde vocal  para  algumas normas básicas que auxiliam a preservar a higiene da voz e a prevenir o aparecimento de alterações e doenças".

Quais as consequências dos abusos vocais? 
"Dentre as alterações orgânicas mais frequentemente observadas nos profissionais da voz, encontramos os nódulos vocais e edemas " (Sílvia Rebelo Pinho, " Manual de Higiene Vocal para Profissionais da Voz")
 Hábitos inadequados
          1. Falar alto.
          2.T er o hábito de pigarrear ou tossir.
          3. Gritar.
          4. Não hidratar o organismo suficientemente.
          5. Falar em ambientes secos e/ou empoeirados.
          6. Falar em ambientes ruidosos e/ou abertos.
         7. Falar demasiado quando a mucosa da prega vocal está inchada.
         8. Fumar, ou até mesmo falar muito em ambientes com elevada taxa de fumo..

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

Cultivar Mindfulness em contexto educacional...terninou a formação mas não a ação...

Terminou no passado sábado a ação de formação  "Cultivar Mindfulness em contexto educacional" um projeto na área da Educação que propõe transformar a vida dos professores, das crianças e dos jovens, através do desenvolvimento de programas de aprendizagem sócio-emocional baseados nas práticas de  mindfulness . Tem-se verificado um interesse crescente pela utilização das abordagens baseadas no  mindfulness  em contexto educacional, especialmente nas que são dirigidas aos alunos. Estas intervenções configuram-se como um caminho essencial para a promoção da saúde e bem-estar dos mais jovens, estando associadas ao aumento de comportamento pró-sociais, à redução de problemas de comportamento e à melhoria dos resultados académicos.    Segundo Joana Carvalho , a nossa excelente e experiente   formadora, "ao professor pede-se que disponibilize a todos os alunos suporte emocional, promova um ambiente de sala de aula acolhedor e estimulante, seja u

A importância de "pensar fora da caixa"...

Concluíram-se hoje as sessões promovidas pelo CLDS 3G de Vila Verde em colaboração com o GAAF que, com os alunos do 6ºano, procuraram ajudá-los no desenvolvimento de  competências básicas associadas a atitudes empreendedoras: iniciativa, trabalho em equipa, persistência, motivação e  organização . As sessões de hoje foram dedicadas às turmas do 6ºA e do 6ºB. Através do visionamento de pequenos vídeos que despoletaram o diálogo sobre a temática e a concretização de algumas ideias-chave, foi proposta a realização de uma atividade prática, na qual os alunos colocaram à prova alguns dos conceitos abordados, e que neste caso, seria a organização de  uma visita de estudo (escolha do local, objetivos a atingir, como angariar a verba necessária, como minorar os gastos, etc...). Seguiu-se uma chuva de ideias, nem sempre tão assertiva quanto seria de esperar de  jovens desta idade e referidas algumas das questões menos agradáveis que podem advir de uma iniciativa deste género