Avançar para o conteúdo principal

Semana Europeia da Vacinação (23 a 30 Abril de 2011)



Nesta Semana Europeia da Vacinação pretendeu-se reforçar a importância da adesão ao Plano Nacional de Vacinas (PNV) como prática individual e socialmente responsável.

Com o intuito de comemorar esta Semana, as turmas do 5ºA, 6ºD e 6ºE na ACND de área Projecto, participaram com desenhos no Concurso "As vacinas podem salvar vidas - Vacina-te…" promovido pela DG de Saúde pela Associação Portuguesa de Pediatria e que foi divulgado por toda a Comunidade escolar.

Este concurso tinha como objectivos a sensibilização dos mais novos para a importância da vacinação, bem como o de proporcionar a tomada de consciência da necessidade e do direito de cada criança de estar protegida contra doenças infecciosas preveníveis pela vacinação, valorizar a criatividade e o imaginário infantil e incentivar o desenvolvimento de competências e prática da expressão artística.


Como motivação para a tarefa foram estudados (através da análise de gráficos) as diferenças evidentes entre o número de casos declarados e mortes originadas por doenças como a tosse convulsa, a poliomielite, a difteria, o tétano e o sarampo, antes do PNV e actualmente, demonstrando os resultados francamente positivos de 46 anos de vacinação.

Falamos ainda na importância da vacinação na protecção individual e da Comunidade.

Os trabalhos realizados foram enviados pelo correio, para apreciação do júri e a divulgação dos vencedores será efectuada no site da DGS (www.dgs.pt) no próximo dia 16 de Maio.


Mas mais importante que os resultados foi o empenho e a dedicação com que os alunos envolvidos se dedicaram à tarefa e por isso, a todos, queremos dar os parabéns…e foi uma forma "criativa" de trabalhar a Educação para a Saúde...

Os professores de Área Projecto ( 5ºA, 6ºD e 6ºE)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

Cultivar Mindfulness em contexto educacional...terninou a formação mas não a ação...

Terminou no passado sábado a ação de formação  "Cultivar Mindfulness em contexto educacional" um projeto na área da Educação que propõe transformar a vida dos professores, das crianças e dos jovens, através do desenvolvimento de programas de aprendizagem sócio-emocional baseados nas práticas de  mindfulness . Tem-se verificado um interesse crescente pela utilização das abordagens baseadas no  mindfulness  em contexto educacional, especialmente nas que são dirigidas aos alunos. Estas intervenções configuram-se como um caminho essencial para a promoção da saúde e bem-estar dos mais jovens, estando associadas ao aumento de comportamento pró-sociais, à redução de problemas de comportamento e à melhoria dos resultados académicos.    Segundo Joana Carvalho , a nossa excelente e experiente   formadora, "ao professor pede-se que disponibilize a todos os alunos suporte emocional, promova um ambiente de sala de aula acolhedor e estimulante, seja u

A importância de "pensar fora da caixa"...

Concluíram-se hoje as sessões promovidas pelo CLDS 3G de Vila Verde em colaboração com o GAAF que, com os alunos do 6ºano, procuraram ajudá-los no desenvolvimento de  competências básicas associadas a atitudes empreendedoras: iniciativa, trabalho em equipa, persistência, motivação e  organização . As sessões de hoje foram dedicadas às turmas do 6ºA e do 6ºB. Através do visionamento de pequenos vídeos que despoletaram o diálogo sobre a temática e a concretização de algumas ideias-chave, foi proposta a realização de uma atividade prática, na qual os alunos colocaram à prova alguns dos conceitos abordados, e que neste caso, seria a organização de  uma visita de estudo (escolha do local, objetivos a atingir, como angariar a verba necessária, como minorar os gastos, etc...). Seguiu-se uma chuva de ideias, nem sempre tão assertiva quanto seria de esperar de  jovens desta idade e referidas algumas das questões menos agradáveis que podem advir de uma iniciativa deste género