Avançar para o conteúdo principal

Semana da Família na EB1 de Cabanelas



Cá fica uma amostra do trabalho que fiz na minha turma acerca da actividade "A Família"
Até ao momento debatemos o conceito de família, evolução deste conceito e diferentes tipos de família: nuclear, amigos, escola, trabalho, divertimento, monoparental, com dois pais ou duas mães (homossexual) com enteados e padrastos ou madrastas (no bom sentido)...

Fizemos o levantamento das profissões dos avós (paternos e maternos), da forma como os pais se divertiam na idade dos alunos (brincadeiras, brinquedos, locais onde se divertiam e tempo gasto a ver televisão).
Comparámos com a actualidade e concluímos que:
1. Os pais fabricavam os próprios brinquedos;
2. Brincavam na rua, nos campos, matas...(exterior);
3. Faziam, sobretudo, jogos de equipa e por isso frequentemente se encontravam com os amigos.Estas brincadeiras não necessitavam de grandes brinquedos.
4. Quase não viam televisão: porque não havia em alguns casos, mas principalmente porque passavam muito tempo ao ar livre.

Criámos uma área vocabular sobre a função da família, cada aluno fez a sua árvore genealógica com a família mais directa, desenvolveram os temas "A minha família é fantástica porque..." e "O que gostaria de melhorar na minha família." com debate prévio para evitar constrangimentos e angústias por parte dos alunos.

Com estes temas e tarefas construímos um desdobrável personalizado que vão oferecer à família no dia 15 de Maio.


Próximas ideias a realizar:
  • Criar alguns dos brinquedos que os pais faziam. Para isso vão procurar saber, junto deles, que materiais precisam e as técnicas para a sua execução.
  • "Caminhada em família" percurso pela aldeia, utilizando os pedómetros, extensivo aos pais.

Profª. Alexandrina
EB 1 de Cabanelas

Comentários

Mensagens populares deste blogue

JI de Cabanelas - Sala 1

Algumas atividades feitas pelas crianças da sala do jardim de infância de Cabanelas da sala 1.                           A educadora                          Liliana Mota  Parabéns aos jovens artistas ...

SEMANA DA SAÚDE / 2024

  O AE de Prado realizou a SEMANA DA SAÚDE /2024 , que teve como  objetivo a realização de variadas atividades com algumas entidades parceiras e a apresentação dos trabalhos efetuados pelos alunos com a temática da Saúde. Relembramos que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o conceito de "saúde", é mais do que ausência de doença, representa uma situação de completo bem-estar físico, psíquico e social. Inclui também a adequação do sujeito individual ao meio em que está inserido. Durante a Semana da Saúde, promovida pela equipa PES/GAAF,  foram realizadas as seguintes atividades: Teatro “ Já sei ligar ao 112” - pela   Equipa da Saúde Escolar para o pré-escolar (Cabanelas). A saltar e a brincar da saúde estamos a cuidar - aula de motricidade no JI de Prado com a profª Mª João Costa  Unidade de Saúde dos Bonecos com equipa da   Saúde Escolar   ( JI de Cervães e JI de Oleiros) Aula de yoga com docente Maribel Loureiro ...

No poupar está o ganho - Programa de literacia financeira

A Iniciativa de Inovação e Empreendedorismo Social (IIES)  "No Poupar Está o Ganho"  visa combater o défice de literacia financeira e transmitir às crianças e jovens conhecimentos para o desenvolvimento de competências que lhes permitam, hoje e no futuro, a tomada de decisões financeiras informadas e responsáveis, contribuindo também para a melhoria do seu desempenho a nível escolar. A IIES “No Poupar Está o Ganho” consubstancia-se num programa integrado, implementado em regime de continuidade, ao longo do ano letivo. Este programa disponibiliza a professoras/es e alunas/os todos os recursos educativos necessários à aprendizagem de conceitos, concretização de objetivos e definição de prioridades, capacitando-os e dando o apoio necessário à implementação desta temática em contexto escolar. O programa está adaptado aos vários ciclos de ensino e todos os conteúdos vão de encontro aos temas constantes do Referencial de Educação Financeira. O projeto “No Poupar Está o Ganho”, inic...