Avançar para o conteúdo principal

Semana da Família na EB1 de Cabanelas



Cá fica uma amostra do trabalho que fiz na minha turma acerca da actividade "A Família"
Até ao momento debatemos o conceito de família, evolução deste conceito e diferentes tipos de família: nuclear, amigos, escola, trabalho, divertimento, monoparental, com dois pais ou duas mães (homossexual) com enteados e padrastos ou madrastas (no bom sentido)...

Fizemos o levantamento das profissões dos avós (paternos e maternos), da forma como os pais se divertiam na idade dos alunos (brincadeiras, brinquedos, locais onde se divertiam e tempo gasto a ver televisão).
Comparámos com a actualidade e concluímos que:
1. Os pais fabricavam os próprios brinquedos;
2. Brincavam na rua, nos campos, matas...(exterior);
3. Faziam, sobretudo, jogos de equipa e por isso frequentemente se encontravam com os amigos.Estas brincadeiras não necessitavam de grandes brinquedos.
4. Quase não viam televisão: porque não havia em alguns casos, mas principalmente porque passavam muito tempo ao ar livre.

Criámos uma área vocabular sobre a função da família, cada aluno fez a sua árvore genealógica com a família mais directa, desenvolveram os temas "A minha família é fantástica porque..." e "O que gostaria de melhorar na minha família." com debate prévio para evitar constrangimentos e angústias por parte dos alunos.

Com estes temas e tarefas construímos um desdobrável personalizado que vão oferecer à família no dia 15 de Maio.


Próximas ideias a realizar:
  • Criar alguns dos brinquedos que os pais faziam. Para isso vão procurar saber, junto deles, que materiais precisam e as técnicas para a sua execução.
  • "Caminhada em família" percurso pela aldeia, utilizando os pedómetros, extensivo aos pais.

Profª. Alexandrina
EB 1 de Cabanelas

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

Cultivar Mindfulness em contexto educacional...terninou a formação mas não a ação...

Terminou no passado sábado a ação de formação  "Cultivar Mindfulness em contexto educacional" um projeto na área da Educação que propõe transformar a vida dos professores, das crianças e dos jovens, através do desenvolvimento de programas de aprendizagem sócio-emocional baseados nas práticas de  mindfulness . Tem-se verificado um interesse crescente pela utilização das abordagens baseadas no  mindfulness  em contexto educacional, especialmente nas que são dirigidas aos alunos. Estas intervenções configuram-se como um caminho essencial para a promoção da saúde e bem-estar dos mais jovens, estando associadas ao aumento de comportamento pró-sociais, à redução de problemas de comportamento e à melhoria dos resultados académicos.    Segundo Joana Carvalho , a nossa excelente e experiente   formadora, "ao professor pede-se que disponibilize a todos os alunos suporte emocional, promova um ambiente de sala de aula acolhedor e estimulante, seja u

A importância de "pensar fora da caixa"...

Concluíram-se hoje as sessões promovidas pelo CLDS 3G de Vila Verde em colaboração com o GAAF que, com os alunos do 6ºano, procuraram ajudá-los no desenvolvimento de  competências básicas associadas a atitudes empreendedoras: iniciativa, trabalho em equipa, persistência, motivação e  organização . As sessões de hoje foram dedicadas às turmas do 6ºA e do 6ºB. Através do visionamento de pequenos vídeos que despoletaram o diálogo sobre a temática e a concretização de algumas ideias-chave, foi proposta a realização de uma atividade prática, na qual os alunos colocaram à prova alguns dos conceitos abordados, e que neste caso, seria a organização de  uma visita de estudo (escolha do local, objetivos a atingir, como angariar a verba necessária, como minorar os gastos, etc...). Seguiu-se uma chuva de ideias, nem sempre tão assertiva quanto seria de esperar de  jovens desta idade e referidas algumas das questões menos agradáveis que podem advir de uma iniciativa deste género