Avançar para o conteúdo principal

Mais um desafio lançado à Comunidade Escolar

A união entre família e escola é capaz de projectar

a cada criança um futuro melhor...

No dia 15 de Maio celebra-se o Dia Internacional da Família, proclamado em Assembleia Geral das Nações Unidas pela resolução 47/237 de 20 de Setembro de 1993, destacando a importância da Família como núcleo vital da sociedade os seus direitos e responsabilidades.


Foi proposto ao Agrupamento de Escolas de Prado, dentro da Rede Social onde estamos inseridos, comemorar essa data colaborando na organização no Dia 15 de Maio (15h) da FESTA DA FAMÍLIA para a qual serão convidados todos os alunos do Agrupamento e respectivas famílias.
Local: Zona envolvente do Clube Náutico de Prado Actividades previstas: - insufláveis; Danças de Salão ; rancho folclórico ; escola de Música; “barraquinhas de comes e bebes” ; Regatas de Canoagem para pais e filhos; outras surpresas…


A nossa proposta surge no sentido de que gostaríamos de não nos limitar a celebrar o dia, mas a promover a "Semana da Família" nas escolas do Agrupamento com algumas actividades.

Mesmo reconhecendo o limitado tempo para preparação e desenvolvimento de alguma actividade e no sentido de “trazer” mesmo que virtualmente, a Família à Escola, sugerimos que durante essa semana, se possível, sejam desenvolvidas actividades com as turmas, contando com a participação de elementos da família (irmãos, pais, avós, tios) que poderá passar por actividades de leitura, de partilha de experiências de vida, de oficinas, ou então simplesmente pela decoração dos placards de cada sala com propostas e contributos vindos das famílias (fotos, receitas, descrição de jogos dos tempos dos avós, etc, etc…)

Podemos tentar descobrir o que é uma família, uma Árvore Genealógica e por que razão algumas culturas preferem ter famílias grandes. Poderemos ainda tentar perceber quais são as grandes mudanças nas famílias de hoje.

Poderemos realizar também um atelier de expressão escrita, solicitando que os alunos escrevam um pequeno texto que comece com a frase “ A minha família é especial porque…

Estas são apenas algumas sugestões e não pretendem ser mais do que isso, mas solicitamos aos DT que tentem, junto dos professores do seu Conselho de Turma, não deixar passar em branco esta comemoração.

A equipa PES


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

Cultivar Mindfulness em contexto educacional...terninou a formação mas não a ação...

Terminou no passado sábado a ação de formação  "Cultivar Mindfulness em contexto educacional" um projeto na área da Educação que propõe transformar a vida dos professores, das crianças e dos jovens, através do desenvolvimento de programas de aprendizagem sócio-emocional baseados nas práticas de  mindfulness . Tem-se verificado um interesse crescente pela utilização das abordagens baseadas no  mindfulness  em contexto educacional, especialmente nas que são dirigidas aos alunos. Estas intervenções configuram-se como um caminho essencial para a promoção da saúde e bem-estar dos mais jovens, estando associadas ao aumento de comportamento pró-sociais, à redução de problemas de comportamento e à melhoria dos resultados académicos.    Segundo Joana Carvalho , a nossa excelente e experiente   formadora, "ao professor pede-se que disponibilize a todos os alunos suporte emocional, promova um ambiente de sala de aula acolhedor e estimulante, seja u

A importância de "pensar fora da caixa"...

Concluíram-se hoje as sessões promovidas pelo CLDS 3G de Vila Verde em colaboração com o GAAF que, com os alunos do 6ºano, procuraram ajudá-los no desenvolvimento de  competências básicas associadas a atitudes empreendedoras: iniciativa, trabalho em equipa, persistência, motivação e  organização . As sessões de hoje foram dedicadas às turmas do 6ºA e do 6ºB. Através do visionamento de pequenos vídeos que despoletaram o diálogo sobre a temática e a concretização de algumas ideias-chave, foi proposta a realização de uma atividade prática, na qual os alunos colocaram à prova alguns dos conceitos abordados, e que neste caso, seria a organização de  uma visita de estudo (escolha do local, objetivos a atingir, como angariar a verba necessária, como minorar os gastos, etc...). Seguiu-se uma chuva de ideias, nem sempre tão assertiva quanto seria de esperar de  jovens desta idade e referidas algumas das questões menos agradáveis que podem advir de uma iniciativa deste género