Avançar para o conteúdo principal

Parlamento da Alimentação para alunos do 1º Ciclo

Na EB 2/3 de Prado foi constituído um Parlamento da Alimentação, pelos alunos do 6ºE no qual estiveram reunidos todos os grupos alimentares, com o propósito de fazer uma lei que ditasse a representatividade de cada grupo de alimentos na roda, mas todos querem ficar com a maior porção por isso debateram argumentos e deliberaram sobre o assunto…

Mas para tornar mais animado este debate os “criativos” alunos do 6ºD, adaptaram músicas conhecidas e compuseram novas letras, referentes a cada um dos grupos alimentares, divulgando a mensagem de uma forma diferente…

No dia 31 de Maio esta sessão parlamentar teve como público atento, interessado e animado os alunos dos 3º e 4º anos das EB1 do Bom Sucesso e de Francelos, que aliaram a esta actividade uma saudável caminhada até à EB 2/3.

No final do debate, os partidos chegaram à conclusão que é importante ingerirmos alimentos de todos os grupos, mas isso por si só não chega… para termos uma vida saudável é essencial aliarmos uma alimentação equilibrada e variada à prática regular de exercício físico, que faz muito bem ao corpo e à mente.

Da próxima vez que tiverem dúvidas sobre a alimentação não se esqueçam de consultar a roda dos alimentos pois é uma óptima fonte de informação.

Todo este trabalho foi desenvolvido nas aulas de área Projecto com os professores Carla Carvalho e Manuel Monteiro (6ºD), Rita Barbosa e Isabel Macedo (6ºE) e tinha sido já apresentado à nossa Comunidade Escolar durante a Semana da Saúde.

Agora o “guião” foi adaptado ao escalão etário dos nossos convidados e resultou numa actividade “apelativa” para trabalhar a Educação para a Saúde …


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

Cultivar Mindfulness em contexto educacional...terninou a formação mas não a ação...

Terminou no passado sábado a ação de formação  "Cultivar Mindfulness em contexto educacional" um projeto na área da Educação que propõe transformar a vida dos professores, das crianças e dos jovens, através do desenvolvimento de programas de aprendizagem sócio-emocional baseados nas práticas de  mindfulness . Tem-se verificado um interesse crescente pela utilização das abordagens baseadas no  mindfulness  em contexto educacional, especialmente nas que são dirigidas aos alunos. Estas intervenções configuram-se como um caminho essencial para a promoção da saúde e bem-estar dos mais jovens, estando associadas ao aumento de comportamento pró-sociais, à redução de problemas de comportamento e à melhoria dos resultados académicos.    Segundo Joana Carvalho , a nossa excelente e experiente   formadora, "ao professor pede-se que disponibilize a todos os alunos suporte emocional, promova um ambiente de sala de aula acolhedor e estimulante, seja u

A importância de "pensar fora da caixa"...

Concluíram-se hoje as sessões promovidas pelo CLDS 3G de Vila Verde em colaboração com o GAAF que, com os alunos do 6ºano, procuraram ajudá-los no desenvolvimento de  competências básicas associadas a atitudes empreendedoras: iniciativa, trabalho em equipa, persistência, motivação e  organização . As sessões de hoje foram dedicadas às turmas do 6ºA e do 6ºB. Através do visionamento de pequenos vídeos que despoletaram o diálogo sobre a temática e a concretização de algumas ideias-chave, foi proposta a realização de uma atividade prática, na qual os alunos colocaram à prova alguns dos conceitos abordados, e que neste caso, seria a organização de  uma visita de estudo (escolha do local, objetivos a atingir, como angariar a verba necessária, como minorar os gastos, etc...). Seguiu-se uma chuva de ideias, nem sempre tão assertiva quanto seria de esperar de  jovens desta idade e referidas algumas das questões menos agradáveis que podem advir de uma iniciativa deste género