Avançar para o conteúdo principal

Abertura do Dia internacional "Viver Juntos em PAZ"



 As actividades de hoje vão associar-se à iniciativa da Comunidade Ubuntu e da Organização das Nações Unidas, de modo a celebrar o Dia Internacional Viver Juntos em Paz (16 de Maio).

Foi pedida a colaboração de toda a comunidade educativa para esta celebração com a dinamização de várias actividades, algumas das quais propostas pelo Clube Ubuntu desta escola


Como disse Rui Marques (presidente do IPAV)“O único caminho para a paz é termos menos “outros” e mais “nós”. Precisamos de reafirmar que somos uma só raça, uma mesma família, um só destino: juntos nos afundaremos ou juntos nos salvaremos.”

Perante esta frase, a cada um de vós, só pedimos um minuto de reflexão sobre 3 questões

O que é a paz para cada um de vocês?

O que consideram necessário para vivermos em paz?

Como podem ser um agente da paz?

 

A “Chama da Paz”, inspirada na tocha e na trégua olímpica, será agora ateada e deverá manter-se acesa até às 18 horas, tentando permanecer ao longo do dia o nosso cuidado em mantê-la viva e expressar dessa forma o compromisso de toda a nossa comunidade escolar na defesa da paz.

Considerando que estamos no ano em que se assinala o centenário do nascimento do nosso prémio Nobel da literatura, José Saramago, vou citar um pequeno fragmento de uma intervenção sua, realizada em Madrid durante uma manifestação em Março de 2003, aquando da Guerra do Iraque, mas que se mantém perfeitamente atual e incisiva.

“ A terra pertence aos povos que a habitam, não àqueles que, com o pretexto de uma representação democrática descaradamente pervertida, os exploram, manipulam e enganam.(…) Não somos tão ingénuos para acreditar numa paz eterna e universal , mas se nós, os seres humanos, somos capazes de criar ao longo da história belezas e maravilhas que a todos dignificam e engrandecem, então é tempo de lançarmos mão da mais maravilhosa e formosa de todas as tarefas: a incessante contrução da paz.

Sem a paz, sem uma autêntica paz, justa e respeitosa, não haverá direitos humanos. E sem direitos humanos, todos eles, um por um, a democracia não será nada mais que um sarcasmo, uma ofensa à razão, uma zombaria.”

Para que esta realidade descrita por Saramago não aconteça temos que agir, sabendo que a paz só se consegue com Humanidade e que essa Humanidade só se pode construir com educação, cultura e arte, e é a Escola que tem obrigação de dar esse contributo.

Assim, a Educação para a paz deve integrar o projecto educativo das escolas e a ação pedagógica de cada professor, e é nessa direcção que todos queremos seguir.

Obrigada a todos que colaboraram e participaram neste evento e votos de um bom resto de dia, iluminados pela chama da paz que nos irá acompanhar ao longo desta jornada.


  Isabel Macedo 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

Cultivar Mindfulness em contexto educacional...terninou a formação mas não a ação...

Terminou no passado sábado a ação de formação  "Cultivar Mindfulness em contexto educacional" um projeto na área da Educação que propõe transformar a vida dos professores, das crianças e dos jovens, através do desenvolvimento de programas de aprendizagem sócio-emocional baseados nas práticas de  mindfulness . Tem-se verificado um interesse crescente pela utilização das abordagens baseadas no  mindfulness  em contexto educacional, especialmente nas que são dirigidas aos alunos. Estas intervenções configuram-se como um caminho essencial para a promoção da saúde e bem-estar dos mais jovens, estando associadas ao aumento de comportamento pró-sociais, à redução de problemas de comportamento e à melhoria dos resultados académicos.    Segundo Joana Carvalho , a nossa excelente e experiente   formadora, "ao professor pede-se que disponibilize a todos os alunos suporte emocional, promova um ambiente de sala de aula acolhedor e estimulante, seja u

A importância de "pensar fora da caixa"...

Concluíram-se hoje as sessões promovidas pelo CLDS 3G de Vila Verde em colaboração com o GAAF que, com os alunos do 6ºano, procuraram ajudá-los no desenvolvimento de  competências básicas associadas a atitudes empreendedoras: iniciativa, trabalho em equipa, persistência, motivação e  organização . As sessões de hoje foram dedicadas às turmas do 6ºA e do 6ºB. Através do visionamento de pequenos vídeos que despoletaram o diálogo sobre a temática e a concretização de algumas ideias-chave, foi proposta a realização de uma atividade prática, na qual os alunos colocaram à prova alguns dos conceitos abordados, e que neste caso, seria a organização de  uma visita de estudo (escolha do local, objetivos a atingir, como angariar a verba necessária, como minorar os gastos, etc...). Seguiu-se uma chuva de ideias, nem sempre tão assertiva quanto seria de esperar de  jovens desta idade e referidas algumas das questões menos agradáveis que podem advir de uma iniciativa deste género