Avançar para o conteúdo principal

Ilustres convidados na EB de Prado


 

No passado dia 17 de maio, da parte de tarde, a EB de Prado teve a honra e o privilégio de receber o melhor treinador do Mundo de futsal, prof. Jorge Brás.

Como prevíamos uma fantástica jornada de divulgação da modalidade e um momento memorável para os nossos alunos,  solicitamos também a colaboração do SCB/AAUM para contribuírem para esta festa, que gentilmente acederam ao nosso convite participando também Afonso Laranjo Coordenador da Academia de Futsal no Sporting Clube de Braga e ainda de um jogador do SCB/AAUM, Rudi Régis que, por se encontrar lesionado não estava a participar no treino da equipa e pode partilhar connosco a sua experiência e o que o futsal representa na sua vida.

Numa mesa “redonda” constituída pelo Diretor do Agrupamento, prof. Luís Martins, pelo vereador do Desporto da CM de Vila Verde, Dr. Patrício e em representação do Grupo de Educação Física, o professor Francisco Costa, que acolheu os convidados e moderou as apresentações, foram debatidas questões muito para além do futsal, usando o futsal como "escola de vida".

Através de alguns vídeos e de muita conversa, informal, mas recheada de conselhos de vida inspiradores, foram passadas mensagens de esperança, de trabalho, de resiliência e da importância do trabalho de equipa para alcançar resultados /objetivos que nos pareciam impossíveis de concretizar. 

São convidados com histórias de vida muito interessantes e que demonstram que precisamos de ser exigentes connosco próprios, saber colaborar, dar o melhor de nós, acreditar nos “sonhos” e trabalhar para eles.

Depois seguiu-se o habitual momento de questões colocadas pelos alunos que demonstraram ao longo de toda a sessão o imenso respeito, admiração e orgulho por poderem participar neste momento tão significativo para a vida de todos, na escola.


Obrigada a todos, aos convidados, a todos quantos, dentro da comunidade escolar, colaboraram das mais diversas formas para que esta atividade se concretizasse com o êxito que se verificou, e a quem assistiu, dando verdadeiro sentido á expressão “trabalho de equipa”.










O Grupo de professores de Educação Física


Alguns dados para conhecerem melhor os nossos convidados.

Jorge Braz  (nascido no Canadá em 25 de agosto de 1972), é desde Julho de 2010  o Selecionador Nacional de Futsal Masculino, foi eleito por cinco vezes o melhor treinador de futsal. Começou a sua carreira como treinador em 1997 na Universidade do Minho, onde se manteve até 2001, seguindo-se uma experiência na UTAD (2001 a 2003), antes de regressar à Universidade do Minho, onde permaneceu até 2004. É licenciado em Educação Física pela Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade do Porto, tendo um mestrado em Ciências do Desporto, especialização de Treino em Alto Rendimento Desportivo e vai ser Doutor Honoris Causa pela UTAD.
Conseguiu vencer com a equipa nacional, dois Campeonatos da Europa (2018 e 2022) e o Campeonato do Mundo de 2021.

 

Afonso Laranjo exerce funções de treinador principal da equipa Sub19 e treinador principal da equipa masculina da Universidade do Minho, e atualmente  encontra-se também a colaborar em projetos desenvolvidos pela Escola Superior de Educação do Porto no domínio do futsal e foi coautor do livro “Futsal no Alto Rendimento- da teoria à prática”. Considera-se dinâmico, criativo, empreendedor, com espírito de liderança e com experiência/competências profissionais em gestão de equipas, tendo no Futsal, Nível I | UEFA C para treinador. Simultaneamente à carreira desportiva, como jogador e como treinador concluiu a Licenciatura em Engenharia Mecânica e o Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial.


Rudi Régis, licenciado em Educação Física e que está em Portugal desde o início deste ano, tendo até então representado o Blunmenau (clube da 1º divisão brasileira) .

 


                                                                    O Grupo de professores de Educação Física

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

Cultivar Mindfulness em contexto educacional...terninou a formação mas não a ação...

Terminou no passado sábado a ação de formação  "Cultivar Mindfulness em contexto educacional" um projeto na área da Educação que propõe transformar a vida dos professores, das crianças e dos jovens, através do desenvolvimento de programas de aprendizagem sócio-emocional baseados nas práticas de  mindfulness . Tem-se verificado um interesse crescente pela utilização das abordagens baseadas no  mindfulness  em contexto educacional, especialmente nas que são dirigidas aos alunos. Estas intervenções configuram-se como um caminho essencial para a promoção da saúde e bem-estar dos mais jovens, estando associadas ao aumento de comportamento pró-sociais, à redução de problemas de comportamento e à melhoria dos resultados académicos.    Segundo Joana Carvalho , a nossa excelente e experiente   formadora, "ao professor pede-se que disponibilize a todos os alunos suporte emocional, promova um ambiente de sala de aula acolhedor e estimulante, seja u

A importância de "pensar fora da caixa"...

Concluíram-se hoje as sessões promovidas pelo CLDS 3G de Vila Verde em colaboração com o GAAF que, com os alunos do 6ºano, procuraram ajudá-los no desenvolvimento de  competências básicas associadas a atitudes empreendedoras: iniciativa, trabalho em equipa, persistência, motivação e  organização . As sessões de hoje foram dedicadas às turmas do 6ºA e do 6ºB. Através do visionamento de pequenos vídeos que despoletaram o diálogo sobre a temática e a concretização de algumas ideias-chave, foi proposta a realização de uma atividade prática, na qual os alunos colocaram à prova alguns dos conceitos abordados, e que neste caso, seria a organização de  uma visita de estudo (escolha do local, objetivos a atingir, como angariar a verba necessária, como minorar os gastos, etc...). Seguiu-se uma chuva de ideias, nem sempre tão assertiva quanto seria de esperar de  jovens desta idade e referidas algumas das questões menos agradáveis que podem advir de uma iniciativa deste género