Avançar para o conteúdo principal

Arte e tecnologia: 4º ano de Cabanelas assiste à peça teatral Impossível, no gnration, em Braga

  

Na última 6ª feira, 27 de maio, o 4º ano da escola de Cabanelas, do Agrupamento de Escolas de Prado, pode viver uma experiência diferente. Para muitos alunos desta turma, foi a primeira vez que estiveram no teatro. 




Esta atividade só foi possível pela colaboração de vários agentes, que tudo fizeram para garantir o transporte e bem-estar das crianças: A Direção do Agrupamento, a Junta de Freguesia de Cabanelas, o Centro Comunitário de Prado da  Cruz Vermelha, a Associação de Pais e EE do CE de Cabanelas,  a coordenadora Rosalina Maia, as professoras Lucinda Correia, Anabela Cachetas, Isabel Macedo e as técnicas que acompanharam o grupo.


O espetáculo foi escolhido porque trata da origem do Universo, temática próxima à que vem sendo trabalhada, com entusiasmo, pela turma, que está a ensaiar uma pequena dramatização que trata da diferença entre os planetas e as pessoas, unindo o teatro e a prevenção da violência entre pares, com a técnica de teatro do Agrupamento, Renata Flaiban e a técnica do projeto Art’themis+, da UMAR, Alícia Wiedemann.

Antes do espetáculo, foi feita aos alunos, pela professora Isabel, uma breve contextualização do espaço em que estávamos, um centro cultural que, no passado, foi sede da Guarda Nacional Republicana.



Impossível é um projeto idealizado pela premiada autora e ilustradora Catarina Sobral, a quem se juntou a atriz Madalena Marques e o músico Kent Queener. O espetáculo reúne a interpretação teatral, imagens manipuladas e a música e sonoplastia realizadas, ao vivo, em perfeita sintonia. Catarina, ao fundo da black box, onde aconteceu o espetáculo, movimentava desenhos e fotografias sobre uma mesa de luz, cuja atuação era captada por uma câmera e projetada no ciclorama, ao fundo do palco.

As crianças estiveram muito atentas, percebendo tudo o que se passava, rindo nos momentos cómicos e compartilhando com os colegas e professoras a alegria da experiência e das descobertas. A aluna Benedita e o aluno Gonçalo concederam um breve depoimento em vídeo, ao gnration, expondo o que acharam da peça e como se sentiram ao estar no teatro.

Catarina Sobral conversou um pouco com as crianças, destacando que, do seu interesse por astrofísica, veio a ideia de construir um livro de não ficção e uma peça teatral. 

Parabenizamos os artistas pelo lindo espetáculo que nos proporcionaram, milimetricamente ensaiado para que tudo corresse bem, na acertada integração entre as múltiplas linguagens e recursos utilizados.

A visita de estudo foi muito rica, pois possibilitou aprendizagens envolvendo História, Ciências, Teatro, Música, Artes visuais, Géneros literários e Tecnologia.

Renata Flaiban

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

Cultivar Mindfulness em contexto educacional...terninou a formação mas não a ação...

Terminou no passado sábado a ação de formação  "Cultivar Mindfulness em contexto educacional" um projeto na área da Educação que propõe transformar a vida dos professores, das crianças e dos jovens, através do desenvolvimento de programas de aprendizagem sócio-emocional baseados nas práticas de  mindfulness . Tem-se verificado um interesse crescente pela utilização das abordagens baseadas no  mindfulness  em contexto educacional, especialmente nas que são dirigidas aos alunos. Estas intervenções configuram-se como um caminho essencial para a promoção da saúde e bem-estar dos mais jovens, estando associadas ao aumento de comportamento pró-sociais, à redução de problemas de comportamento e à melhoria dos resultados académicos.    Segundo Joana Carvalho , a nossa excelente e experiente   formadora, "ao professor pede-se que disponibilize a todos os alunos suporte emocional, promova um ambiente de sala de aula acolhedor e estimulante, seja u

A importância de "pensar fora da caixa"...

Concluíram-se hoje as sessões promovidas pelo CLDS 3G de Vila Verde em colaboração com o GAAF que, com os alunos do 6ºano, procuraram ajudá-los no desenvolvimento de  competências básicas associadas a atitudes empreendedoras: iniciativa, trabalho em equipa, persistência, motivação e  organização . As sessões de hoje foram dedicadas às turmas do 6ºA e do 6ºB. Através do visionamento de pequenos vídeos que despoletaram o diálogo sobre a temática e a concretização de algumas ideias-chave, foi proposta a realização de uma atividade prática, na qual os alunos colocaram à prova alguns dos conceitos abordados, e que neste caso, seria a organização de  uma visita de estudo (escolha do local, objetivos a atingir, como angariar a verba necessária, como minorar os gastos, etc...). Seguiu-se uma chuva de ideias, nem sempre tão assertiva quanto seria de esperar de  jovens desta idade e referidas algumas das questões menos agradáveis que podem advir de uma iniciativa deste género