Avançar para o conteúdo principal

Na EB de Prado assinalou-se o Dia internacional Viver em PAZ

         Dia Internacional Viver Juntos em Paz




O AE de Prado associou-se à Organização das Nações Unidas e à comunidade Ubuntu para celebrar o Dia Internacional Viver Juntos em Paz, no dia  16 de maio.

Com o Clube Ubuntu e o GAAF foi elaborado um Programa de atividades promotoras de uma cultura de paz e de harmonia para vivermos juntos pacificamente, que não pôde ser completamente realizado dadas as condições atmosféricas adversas mas que, com vontade e flexibilidade foram adaptadas às condições existentes.


A sessão foi iniciada com a contextualização desta comemoração tanto pela coordenadora do GAAF, profª Isabel Macedo como pelo Diretor, Prof. Luís Martins e com a leitura pela presidente da Associação de Estudantes e elemento do Clube Ubuntu de um excerto do manifesto Ubuntu referente à PAZ.



 A “Chama da Paz”, inspirada na tocha olímpica foi acesa às 11h00 da manhã por um grupo constituído pelo diretor, alunos do Clube Ubuntu, educadores com formação Ubuntu, mas o Diretor cedeu a honra desse gesto simbólico a um dos alunos MENA (Menores Estrangeiros não Acompanhados), que integram a nossa comunidade escolar.






No pré-escolar, 1ºe 2º ciclos foram dinamizadas as atividades propostas pelo IPAV, Abraços pela Paz e Portão da Paz, bem como a leitura e análise de um texto “A mochila da vida” com uma reflexão sobre o tema da paz e principalmente como cada um de nós pode ser um agente de paz.

No intervalo das 11h, os alunos do 9ºano, iriam desenhar com os seus corpos o símbolo da paz e a palavra PAZ, mas esta ação teve que ser adiada, dada a chuva, mas acontecerá brevemente.



Foram ainda distribuídas pombas brancas com mensagem sobre o tema pelos variados espaços escolares.













Os alunos do 5ºE declamaram poemas de Luisa Ducla Soares sobre a Guerra e sobre a Paz com a técnica de teatro Renata Flaiban e os alunos do 5ºB com a profª Carla Carvalho fizeram o acompanhamento rítmico de uma música alusiva ao tema, num mini-espetáculo com que brindaram toda a comunidade escolar.







As fitas com mensagens não foram colocadas no portão, mas noutros espaços escolares e na tocha.



Foi certamente um dia diferente em que a escola contribuiu para concretizar a mensagem de Maria Montessori  que diz que “evitar a guerra é trabalho dos políticos; estabelecer a paz é trabalho da Educação”.



Para finalizar ficam aqui alguns dos trabalhos realizados pelos nossos alunos MENA, na aula de "Corpo e Voz" sobre o tema da Paz.




Equipa GAAF

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

Cultivar Mindfulness em contexto educacional...terninou a formação mas não a ação...

Terminou no passado sábado a ação de formação  "Cultivar Mindfulness em contexto educacional" um projeto na área da Educação que propõe transformar a vida dos professores, das crianças e dos jovens, através do desenvolvimento de programas de aprendizagem sócio-emocional baseados nas práticas de  mindfulness . Tem-se verificado um interesse crescente pela utilização das abordagens baseadas no  mindfulness  em contexto educacional, especialmente nas que são dirigidas aos alunos. Estas intervenções configuram-se como um caminho essencial para a promoção da saúde e bem-estar dos mais jovens, estando associadas ao aumento de comportamento pró-sociais, à redução de problemas de comportamento e à melhoria dos resultados académicos.    Segundo Joana Carvalho , a nossa excelente e experiente   formadora, "ao professor pede-se que disponibilize a todos os alunos suporte emocional, promova um ambiente de sala de aula acolhedor e estimulante, seja u

A importância de "pensar fora da caixa"...

Concluíram-se hoje as sessões promovidas pelo CLDS 3G de Vila Verde em colaboração com o GAAF que, com os alunos do 6ºano, procuraram ajudá-los no desenvolvimento de  competências básicas associadas a atitudes empreendedoras: iniciativa, trabalho em equipa, persistência, motivação e  organização . As sessões de hoje foram dedicadas às turmas do 6ºA e do 6ºB. Através do visionamento de pequenos vídeos que despoletaram o diálogo sobre a temática e a concretização de algumas ideias-chave, foi proposta a realização de uma atividade prática, na qual os alunos colocaram à prova alguns dos conceitos abordados, e que neste caso, seria a organização de  uma visita de estudo (escolha do local, objetivos a atingir, como angariar a verba necessária, como minorar os gastos, etc...). Seguiu-se uma chuva de ideias, nem sempre tão assertiva quanto seria de esperar de  jovens desta idade e referidas algumas das questões menos agradáveis que podem advir de uma iniciativa deste género