Programa da Semana
da Saúde 2022
(4 a 8
de Abril)
Esta semana tem como objetivo a realização de
variadas atividades com algumas entidades parceiras e a apresentação dos
trabalhos efetuados pelos alunos com a temática da Saúde.
Relembramos que segundo a Organização Mundial de
Saúde (OMS), o conceito de "saúde", mais do que ausência de doença,
representa uma situação de completo bem-estar físico, psíquico e social. Inclui
também a adequação do sujeito individual ao meio em que está inserido.
Dia
4 (2ªfeira)
Atividade |
Destinatários |
|
Aulas Substituídas |
Horário |
Suporte
Básico de Vida com INEM |
Alunos do 9ºAno e do PIEF, docentes, Assistentes Operacionais e
Técnicos e Encarregados de Educação interessados |
9ºA |
Português |
1º turno 9:00h-10:30h |
9ºB |
CN e Português |
|||
9ºC |
Francês + FC |
2º turno 11:00-12:30h |
||
9ºD |
TIC+CN |
|||
PIEF |
Viver Port |
|||
Local : Biblioteca + Pavilhão
Desportivo |
Teatro com INEM Brincar a
Reanimar |
Pré-escolar do Centro escolar de Prado |
Sala 1 |
14 h ás 15.30 h |
Sala 2 |
|||
Sala 3 |
Torneio
de Jogos pré-desportivos |
Alunos do 6ºano |
Subdepartamento de Educação
Física |
14,30 h ás 16 h |
Dia 5 (3ªfeira)
Atividade |
Destinatários |
Aulas
substituídas do 6ºA |
Aulas
Substituídas do 5ºano |
Horário |
Apresentação de pequenos trabalhos
realizados em CN pelo 6ºA sobre vários temas relativos à Saúde |
Turmas do 5ºano |
CEA |
5ºA (Apoio
Estudo Mat) |
8.30 h |
TIC |
5ºB (HGP) |
9.20 h |
||
Mat |
5ºC
(Apoio Estudo Mat) |
10.20 h |
||
Port |
5ºD (EV) |
11.20 h |
||
HGP |
5º E
(Mat) |
12.10 h |
Atividade |
Destinatários |
Aulas
Substituídas |
Horário |
Sessões DECO (on-line) (Links de
acesso vão em anexo) GO GREEN torna-te + sustentável |
9ºB |
CN |
9.20 h |
PIEF |
ARTE |
9.20 h |
|
7ºC |
Geografia |
10.20 h |
|
7ºD |
FQ |
10.20 h |
Atividade |
Destinatários |
Dinamizado por |
Horário |
Torneio Inter-turmas de Futsal |
Alunos
do 8ºano |
Subdepartamento
de Educação Física |
9
h ás 13 h Torneio Masculino |
14.30
h ás 17 h Torneio Feminino |
Atividade |
Destinatários |
Dinamizada por |
Horário |
Aula Aberta de Yoga |
Docentes, não docentes e
Encarregados de Educação interessados |
Profª Rita Braga |
18 h |
LOCAL Polivalente |
Dia
6 (4ªfeira)
Atividade |
Destinatários |
Aulas Substituídas |
Horário |
Sessões DECO (on-line) (Links de acesso vão em
anexo) DESPLASTIFICA-TE |
5ºA |
CN |
9.20 h |
5ºB |
Inglês |
9.20 h |
|
5ºC |
História |
10.20 h |
|
5ºD |
Inglês |
10.20 h |
|
5ºE |
Educação Física |
11.20 h |
Atividade |
Destinatários |
Dinamizado
por |
Horário |
Torneio Inter-turmas de Andebol |
Alunos
do 9ºano |
Subdepartamento
de Educação Física |
9
h ás 13 h Torneio Masculino |
14.30
h ás 17 h Torneio Feminino |
Dia 7 ( 5ªfeira) DIA MUNDIAL DA SAÚDE
Atividades do
Projeto Missão Continente: Estilo de Vida Ativo, dinamizadas pelas turmas do
5ºB e 6ºC e pelas profªs Mafalda Reinaldes e Carla Carvalho
Não deixes que os ecrãs te retirem massa
cinzenta! Mexe-te, respira e vive! |
Hora |
Turma |
Aula substituída |
8.30 h |
5ºE |
CN |
|
6ºA |
Port |
||
9.15 h |
5ºC |
EF |
|
6ºB |
Port |
||
Das 10 às 11 h Webinar
DGE” E se fosse contigo ou com o teu melhor amigo?” |
|||
11.30 h |
5ºD |
EF |
|
6ºD |
EM |
||
12.15 h |
5ºA |
EF |
|
5ºB e 6º C |
HGP/APA
PORT |
Este webinar pretende
contribuir para promover a empatia entre as crianças e jovens, levando-os/as a
colocarem-se no lugar do outro/a. Através da análise e questionamento critico
de situações de violência, nomeadamente situações bullying, os/as
jovens são levadas à tomada de decisões conscientes e ao debate de
opiniões. Formadora Especialista em sociodrama.
Atividade |
Destinatários |
Aulas Substituídas |
Horário |
Sessões DECO (on-line) (Links de acesso vão em
anexo) DESPLASTIFICA-TE |
6ºA |
Português |
10.20 h |
6ºB |
ET |
10.20 h |
|
6ºC |
Português |
11.20 h |
|
6ºD |
Inglês |
11.20 h |
Atividade |
Destinatários |
Dinamizado por |
Horário |
Torneio Inter-turmas Basquetebol |
Alunos
do 7ºano |
Subdepartamento
de Educação Física |
9 h ás 13
h |
Atividade |
Ano |
Turma |
Hora |
Aulas substituídas |
Oficina PRESSE com equipa da Saúde Escolar |
8º |
C |
9,20 h e 10,20 h |
Educação Física |
E |
9,20 e 10.20 h |
Português + Matemática |
||
B |
11,20 e 12,10 h |
TIC + Francês |
||
D |
11,20 e 12,10 h |
Geografia + Matemática |
||
A |
14.20 e 15.20 h |
CN + Francês |
Atividade |
Destinatários |
Aulas
Substituídas |
Horário |
Sessões DECO (on-line) (Links de acesso vão em anexo) Navega em Boas Marés |
8ºC |
História |
15.20 h |
8ºD |
CN |
15.20 h |
|
8ºE |
CN/FQ |
15.20 h |
|
8ºA |
EMR |
16.10 h |
|
8ºB |
CN |
16.10 h |
Dia 8 (6ªfeira)
Atividade |
Destinatários |
Aulas Substituídas do 9ºA |
Aulas Substituídas do 8ºano |
Horário |
Apresentação de trabalhos
realizados em CN pelo 9ºA sobre vários temas relativos à Saúde |
Turmas do 8ºano |
Manhã Livre |
8ºA (Português) |
8.30 h |
8ºE Educ. Física |
9.20 h |
|||
8ºD CN |
10.20 h |
|||
8ºC FQ |
11.20 h |
|||
Cidadania |
8ºB FQ |
15.20 h |
Outras atividades que decorrerão ao longo da Semana
· Exposição das mandalas pintadas (Atividade transversal desde o pré-escolar
até ao 3º ciclo) por alunos e docentes num painel de cor em cada escola. Devido
à sua representação geométrica, às formas e às cores, desenhar mandalas ajuda
na concentração, acalma o stress e traz grande serenidade
espiritual. “Saúde mental
é sentirmo-nos bem na relação com os outros, é sermos capazes de lidar, de
forma positiva com as adversidades, termos confiança e não temermos o futuro.”
·
Campanha
“Já te viste ao espelho hoje” com exposição
de vários trabalhos realizados no âmbito do projeto Dove: eu confiante realizado pelas turmas do 7ºA, 7ºD, 8ªD,8ºE e
PIEF.
· Atividades relativas ao programa “Acerca de Ti “ da Ausónia nas turmas de 6º e 7ºanos.
E Experiências do Jogo da "Heróis do Sol Saudável" da LPCC ( Liga Portuguesa contra o Cancro) para os alunos do 4º e 5ºano de todas as escolas do Agrupamento.
ATIVIDADES NAS OUTRAS ESCOLAS DO AE PRADO
CE de Cabanelas
- Ao
longo da semana -pintar as mandalas
-
Ao longo da semana cada turma vai ver um filme que foi enviado, mas o
dia e o horário fica ao critério de cada docente .
-
Dia 4, Dramatização -Dormir é bom
-
Dia 6 corrida na escola – manhã
- Dia 8 aula de zumba - turno da tard
CE de Cervães:
-
Ação de sensibilização sobre posturas adequadas por um elemento da associação
de pais (enfermeira Mónica);
- Unidade
de Saúde dos Bonecos – dia 6 no turno da manhã, com a equipa da Saúde Escolar;
-
Plantação de ervas aromáticas e dos rebentos nascidos das bolotas ;
-
Caminhada pelo pinhal (junto do jardim de infância );
-
Pintura de mandalas (crianças de 5 anos);
-
Canções de sensibilização para cuidados de saúde:
Mãozinhas bem lavadas,
Quando a lua acordar,
Proteger a natureza .
EB e JI de Oleiros
-
Caminhada pela freguesia;
-
Colaboração da docente de Educação Musical das atividades complementares com
canções no âmbito da saúde (“Higiene”,
“Dormir faz bem”);
-
Colaboração da docente de Teatro das atividades complementares com um teatro
relacionado com a saúde- bem- estar;
- Unidade
de Saúde dos Bonecos – dia 6 (14.00h) com a equipa da Saúde Escolar;
-
Colorir mandalas (crianças de 5 anos);
-
Jogos tradicionais no encerramento das atividades do 2º período em articulação
com a Escola Básica, no Jardim de Infância.
CE de Prado
Brincar
a Reanimar – Sessões dinamizadas pelo INEM e pela equipa de Saúde Escolar e
destinada aos alunos do pré-escolar (Dia 4 Abril às 14 horas).
Visionamento
do vídeo “Dimensão s” no âmbito do Prograna “Escola + Verde” com a participação
da nutricionista da CMVV.
Caminhadas ao longo da Semana.
Com a dinamização e colaboração da técnica
de Teatro, Renata Flaiban, serão ainda realizadas as seguintes atividades ao
longo da Semana da Saúde.
*Todas
as turmas do 1º ciclo, com exceção dos 1ºs anos, realizaram bandas desenhadas
sobre o tema do Sono. Será feita uma edição de alguns trabalhos para serem publicados
no blogue.
*
Dramatização do livro Dormir é bom, dormir faz bem, de Teresa Paiva e Helena
Rebelo Pinto, com as seguintes turmas: 3º ano Cabanelas (provavelmente no dia
04/04 às 15:00), 3º ano professora Ana - Centro Escolar (provavelmente no dia
06/04 às 10:00), tendo como destinatários as restantes turmas dessas escolas;
*
Gravações de cantiga criada a partir de um poema do livro acima referido, para
serem enviadas às famílias, em todas as turmas das escolas de Oleiros e
Cervães.
Equipa
PES
Comentários