Os alunos Anaíza Pinto, Miguel Carvalho e Inês Oliveira da turma A do 9.º ano, participaram, na qualidade de deputados representantes da Escola Básica de Prado,na sessão distrital do Parlamento dos Jovens que este ano debateu o tema “ Que estratégias para combater a desinformação? “ que teve lugar no Auditório Vita, nos dias 4 e 5 de abril.
Os alunos deputados, eleitos na sessão escolar, apresentaram os projetos de recomendação assentes em medidas que passam pela criação de um certificado de fidelidade de notícias, assim como um site oficial de denúncias com o propósito de combater as fake news.
Durante as sessões, que acolheram cinquenta escolas do círculo eleitoral do distrito de Braga, os jovens deputados quiseram focar a importância dos valores e princípios que devem orientar ações de sensibilização para minimizar os impactos negativos da desinformação.
O Programa Parlamento dos Jovens, aprovado pela Resolução n.º 42/2006, de 2 de junho, é uma iniciativa da Assembleia da República, dirigida aos jovens dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, de escolas do ensino público, particular e cooperativo do Continente, das Regiões Autónomas e dos círculos da Europa e de Fora da Europa.
Profs Teresa Machado e Rosa Fernandes
Comentários