Avançar para o conteúdo principal

DIA MUNDIAL DA SAÚDE (e dia 4 da nossa Semana da Saúde)

Este ano, a Organização Mundial da Saúde dedicou o Dia Mundial da Saúde ao tema:  O nosso planeta, a nossa saúde”, com enfoque nas ações necessárias para manter as pessoas e o planeta saudáveis e na promoção das sociedades focadas no bem-estar.


DE ACORDO COM O PERFIL DO ALUNO à SAÍDA DA ESCOLARIDADE OBRIGATÓRIA ,as competências na área de Bem-estar, saúde e ambiente dizem respeito à promoção, criação e transformação da qualidade de vida do indivíduo e da sociedade. 

As competências associadas a Bem-estar, saúde e ambiente implicam que os alunos sejam capazes de : 
• adotar comportamentos que promovem a saúde e o bem-estar, designadamente nos hábitos quotidianos, na alimentação, nos consumos, na prática de exercício físico, na sexualidade e nas suas relações com o ambiente e a sociedade; 
• compreender os equilíbrios e as fragilidades do mundo natural na adoção de comportamentos que respondam aos grandes desafios globais do ambiente; 
• manifestar consciência e responsabilidade ambiental e social, trabalhando colaborativamente para o bem comum, com vista à construção de um futuro sustentável. 

Os alunos são responsáveis e estão conscientes de que os seus atos e as suas decisões afetam a sua saúde, o seu bem-estar e o ambiente. Assumem uma crescente responsabilidade para cuidarem de si, dos outros e do ambiente e para se integrarem ativamente na sociedade. Os alunos fazem escolhas que contribuem para a sua segurança e a das comunidades onde estão inseridos. Estão conscientes da importância da construção de um futuro sustentável e envolvem-se em projetos de cidadania ativa.


Nesse sentido decorreram, integradas na Semana da Saúde várias  palestras on-line com a DECO, sobre os temas "Desplastifica-te" com os 5ºs e 6ºanos e "GO GREEN, torna-te sustentável"  com algumas turmas do 7º e 9ºanos, ficando as restantes já agendadas para o 3º Período.

GO GREEN 

As alterações climáticas são uma realidade: o aumento da frequência e intensidade de fenómenos meteorológicos extremos um pouco por toda a Europa servem de alerta para todos. Até hoje, vivemos numa cultura de consumo e de desperdício, sem pensar nas consequências, o que está a destruir o planeta. 
Os jovens consumidores estão cada vez mais preocupados com as alterações climáticas, e desse modo, é urgente adotarmos escolhas de consumo mais responsáveis e promover a transição para uma economia circular. Só assim é que conseguiremos fazer com que a nossa casa, a nossa cidade, o nosso país e o planeta sejam mais sustentáveis. 

Foi um espaço de conversa, discussão e partilha com os alunos para sensibilizar e incentivar os jovens a fazerem escolhas mais sustentáveis de produtos e serviços. Os produtos mais sustentáveis têm um menor impacte ambiental, usam menos recursos, duram mais tempo e geram menos resíduos, na perspetiva de uma economia circular e de um futuro mais sustentável. 


DESPLASTIFICA-TE

O excesso de plástico é um drama crescente! O plástico é um material com grande durabilidade que infesta a natureza e os oceanos, e que é utilizado por nós, na maioria das vezes, de forma descartável e desnecessária. É difícil calcular o tempo exato de degradação dos diferentes tipos de plástico, porque não sendo biodegradáveis podem permanecer na natureza para sempre.

Como jovens consumidores, é importante saber que o combate a estes problemas passa muitas vezes por fazer escolhas mais acertadas, por recusar os produtos de plástico ou aprender a reutilizar este material. Temos de mudar, para fazer melhor!


Para as turmas do 8 ano,  este  dia integrou também 
OFICINAS PRESSE com a equipa da Saúde Escolar.





 NAVEGA EM BOAS MARÉS (DECO) 

As turmas do 8ºano tiveram a oportunidade de participar numas sessões on-line  promovidas pela DECO, intituladas Internet Segura – Navega em boas marés!, na tarde de hoje.

O objetivo desta ação é o de alertar os nossos alunos para uma problemática tão atual e que atravessa a nossa sociedade transversalmente, sendo particularmente vulneráveis a ela os mais jovens. 

A sessão, devidamente direcionada para um público jovem,  foi muito envolvente e os nossos alunos puderam participar nela de uma forma muito ativa e interventiva, colocaram muitas questões e partilharam situações vividas a título pessoal. 

Todos saímos mais esclarecidos e atentos!


 comemorando o "Dia Mundial da Saúde" o Jardim de Infância de Oleiros em articulação com a Escola Básica realizaram uma caminhada pela freguesia.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

Cultivar Mindfulness em contexto educacional...terninou a formação mas não a ação...

Terminou no passado sábado a ação de formação  "Cultivar Mindfulness em contexto educacional" um projeto na área da Educação que propõe transformar a vida dos professores, das crianças e dos jovens, através do desenvolvimento de programas de aprendizagem sócio-emocional baseados nas práticas de  mindfulness . Tem-se verificado um interesse crescente pela utilização das abordagens baseadas no  mindfulness  em contexto educacional, especialmente nas que são dirigidas aos alunos. Estas intervenções configuram-se como um caminho essencial para a promoção da saúde e bem-estar dos mais jovens, estando associadas ao aumento de comportamento pró-sociais, à redução de problemas de comportamento e à melhoria dos resultados académicos.    Segundo Joana Carvalho , a nossa excelente e experiente   formadora, "ao professor pede-se que disponibilize a todos os alunos suporte emocional, promova um ambiente de sala de aula acolhedor e estimulante, seja u

A importância de "pensar fora da caixa"...

Concluíram-se hoje as sessões promovidas pelo CLDS 3G de Vila Verde em colaboração com o GAAF que, com os alunos do 6ºano, procuraram ajudá-los no desenvolvimento de  competências básicas associadas a atitudes empreendedoras: iniciativa, trabalho em equipa, persistência, motivação e  organização . As sessões de hoje foram dedicadas às turmas do 6ºA e do 6ºB. Através do visionamento de pequenos vídeos que despoletaram o diálogo sobre a temática e a concretização de algumas ideias-chave, foi proposta a realização de uma atividade prática, na qual os alunos colocaram à prova alguns dos conceitos abordados, e que neste caso, seria a organização de  uma visita de estudo (escolha do local, objetivos a atingir, como angariar a verba necessária, como minorar os gastos, etc...). Seguiu-se uma chuva de ideias, nem sempre tão assertiva quanto seria de esperar de  jovens desta idade e referidas algumas das questões menos agradáveis que podem advir de uma iniciativa deste género