Avançar para o conteúdo principal

Semana da Saúde - 2º dia




Na Semana da Saúde tem teatro na escola de Cabanelas? Tem sim senhor!

A turma do 3º ano de Cabanelas, mais os alunos Carlos e Leandro, do 4º ano, dedicaram-se bastante às aulas de teatro e encararam com alegria e seriedade o desafio de dramatizar uma adaptação do livro Dormir é bom, dormir faz bem, de Tereza Paiva e Helena Rebelo Pinto. A professora Paula incentivou os alunos, realizando ensaios para que tudo corresse bem no dia da apresentação. As famílias também colaboraram, ajudando as crianças a seleccionar figurinos e adereços. As Assistentes Operacionais da escola de Cabanelas arrumaram a plateia com lindas cadeiras coloridas. Iniciamos o projeto com a realização de uma banda desenhada, feita por cada um dos alunos, dividida em quatro quadrinhos, nos quais as crianças deveriam desenhar: ações que costumam fazer antes de dormir, a hora em que se deitam, como é o lugar onde dormem e um sonho que gostariam de ter. Depois introduzimos o conceito de Higiene do Sono e trabalhamos com as ideias e dicas para o adequado descanso noturno. Por fim, fizemos uma leitura partilhada do livro, eliminamos alguns textos, e dividimos personagens e atuações entre os alunos. Um dos poemas que aparece no livro foi musicado pela técnica de teatro e executado pelos estudantes, unindo o canto ao instrumento musical lira ou metalofone. Este instrumento, aliás, na opinião de muitos alunos e professores, traz calma e combina com o tema do sono. O público aplaudiu e gostou! Os alunos e alunas do 3º ano, então, já saíram do palco perguntando se, para o próximo período, podem fazer outro teatro!

 

Renata Flaiban

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

Cultivar Mindfulness em contexto educacional...terninou a formação mas não a ação...

Terminou no passado sábado a ação de formação  "Cultivar Mindfulness em contexto educacional" um projeto na área da Educação que propõe transformar a vida dos professores, das crianças e dos jovens, através do desenvolvimento de programas de aprendizagem sócio-emocional baseados nas práticas de  mindfulness . Tem-se verificado um interesse crescente pela utilização das abordagens baseadas no  mindfulness  em contexto educacional, especialmente nas que são dirigidas aos alunos. Estas intervenções configuram-se como um caminho essencial para a promoção da saúde e bem-estar dos mais jovens, estando associadas ao aumento de comportamento pró-sociais, à redução de problemas de comportamento e à melhoria dos resultados académicos.    Segundo Joana Carvalho , a nossa excelente e experiente   formadora, "ao professor pede-se que disponibilize a todos os alunos suporte emocional, promova um ambiente de sala de aula acolhedor e estimulante, seja u

A importância de "pensar fora da caixa"...

Concluíram-se hoje as sessões promovidas pelo CLDS 3G de Vila Verde em colaboração com o GAAF que, com os alunos do 6ºano, procuraram ajudá-los no desenvolvimento de  competências básicas associadas a atitudes empreendedoras: iniciativa, trabalho em equipa, persistência, motivação e  organização . As sessões de hoje foram dedicadas às turmas do 6ºA e do 6ºB. Através do visionamento de pequenos vídeos que despoletaram o diálogo sobre a temática e a concretização de algumas ideias-chave, foi proposta a realização de uma atividade prática, na qual os alunos colocaram à prova alguns dos conceitos abordados, e que neste caso, seria a organização de  uma visita de estudo (escolha do local, objetivos a atingir, como angariar a verba necessária, como minorar os gastos, etc...). Seguiu-se uma chuva de ideias, nem sempre tão assertiva quanto seria de esperar de  jovens desta idade e referidas algumas das questões menos agradáveis que podem advir de uma iniciativa deste género