Avançar para o conteúdo principal

O futuro da escola tem presente?



O futuro da escola tem presente?
Conhecimento científico, Direitos Humanos e Emancipação



Fim de tarde, no dia 11 de janeiro, no âmbito do ciclo das conferências TEIP, a Biblioteca da Escola Básica de Prado foi local privilegiado da preleção da Doutora Maria José Casa-Nova, da IEUMInho OBGIC e perita externa do agrupamento sob o tema O futuro da escola tem presente? Conhecimento científico, Direitos Humanos e Emancipação.
Iniciou com um dilema – qual a base de sustentabilidade, no presente, que a todos nos obriga a pensar se a escola tem futuro. De imediato, ressalta a opinião dos diversos especialistas que consideram o modelo atual esgotado. No entanto, a conferencista contrapõe, esclarecendo que o futuro da escola tem presente, porque é importante passarmos aos alunos o legado do conhecimento, para que posteriormente possam concetualizar.
De facto, a escola tem presente, mas o seu modelo carece de transformação.
Na sua exposição, referiu três dimensões da escola grosso modo a formação integral do aluno, enquanto pessoa, a competência como capacidade de mobilizar conhecimentos a diferentes contextos e a inclusão social emancipatória. Nesta senda, salientou o conhecimento como propriedade e como poder, explicitando desejos emancipatórios associados à expansão da escolarização e a oportunidade das escolas em oferecer aos alunos a aquisição do “conhecimento poderoso”. (M. Young, 2007, 2010).
Seguidamente, destacou o cerne do processo da aprendizagem-ensino, uma relação pedagógica: o aluno é indissociável da “pessoa que o habita”, os processos de descodificação e codificação, de recontextualização e diferenciação pedagógica. (Casa-Nova, 2013)
Na continuidade, recorda a pertinência de se dominar a cultura escolar e o seu mundo/contexto cultural, ou seja, é importante a escola e os alunos partilharem experiências de desenvolvimento de um “bilinguismo cultural” (Stoer e Cortesão, 1999), pois possibilita atitudes de alteridade e de respeito pelo outro e a ter maior consciência dos direitos. Segue o foco para a abordagem da “Teoria das Inteligências Múltiplas” (Howard Gardner (1985), listando as múltiplas inteligências e reiterando que o ser humano dispõe de graus variados de cada uma das inteligências e maneiras diferentes de as combinar e organizar e até mesmo como utilizam essas capacidades inteletuais para resolver problemas e criar produtos.



No trilho, emerge as questões da (in)disciplina, o universo da autoestima face à rotulagem, a descoberta do potencial dos alunos e as inteligências, pondera “dificilmente pode haver apreensão sem reflexão”, o papel do professor como “intelectual transformador”, a escola e a sociedade, a estrutura da escola, ressalta com entusiasmo “não conheço uma organização mais produtiva do que a escola” (clarividente uma oposição à conceção de mercado).
Desafia, no trajeto reflexivo, diversos conceitos, explicita a inclusão subordinada na escola- insucesso ou sucesso periféricos, a inclusão social emancipatória.
Termina com a apresentação e explicação de um “puzzle divergente”, onde as peças se encaixam harmoniosamente, conferindo ainda a possibilidade de significados e magnitudes diferentes em função dos contextos e dos processos.
Finalmente, fim da viagem convoca os presentes a “não educar para a subordinação, mas para a ação emancipatória, para transformar com sentido”.

        Coordenação TEIP

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

Cultivar Mindfulness em contexto educacional...terninou a formação mas não a ação...

Terminou no passado sábado a ação de formação  "Cultivar Mindfulness em contexto educacional" um projeto na área da Educação que propõe transformar a vida dos professores, das crianças e dos jovens, através do desenvolvimento de programas de aprendizagem sócio-emocional baseados nas práticas de  mindfulness . Tem-se verificado um interesse crescente pela utilização das abordagens baseadas no  mindfulness  em contexto educacional, especialmente nas que são dirigidas aos alunos. Estas intervenções configuram-se como um caminho essencial para a promoção da saúde e bem-estar dos mais jovens, estando associadas ao aumento de comportamento pró-sociais, à redução de problemas de comportamento e à melhoria dos resultados académicos.    Segundo Joana Carvalho , a nossa excelente e experiente   formadora, "ao professor pede-se que disponibilize a todos os alunos suporte emocional, promova um ambiente de sala de aula acolhedor e estimulante, seja u

A importância de "pensar fora da caixa"...

Concluíram-se hoje as sessões promovidas pelo CLDS 3G de Vila Verde em colaboração com o GAAF que, com os alunos do 6ºano, procuraram ajudá-los no desenvolvimento de  competências básicas associadas a atitudes empreendedoras: iniciativa, trabalho em equipa, persistência, motivação e  organização . As sessões de hoje foram dedicadas às turmas do 6ºA e do 6ºB. Através do visionamento de pequenos vídeos que despoletaram o diálogo sobre a temática e a concretização de algumas ideias-chave, foi proposta a realização de uma atividade prática, na qual os alunos colocaram à prova alguns dos conceitos abordados, e que neste caso, seria a organização de  uma visita de estudo (escolha do local, objetivos a atingir, como angariar a verba necessária, como minorar os gastos, etc...). Seguiu-se uma chuva de ideias, nem sempre tão assertiva quanto seria de esperar de  jovens desta idade e referidas algumas das questões menos agradáveis que podem advir de uma iniciativa deste género