Avançar para o conteúdo principal

1as Braçadas... em ação...na palavra dos alunos...



 Turmas de Cervães

Na sexta-feira, dia 5 de janeiro, eu fui à piscina com a minha turma e também com o quarto ano. A piscina é em Prado.
Quando lá cheguei, vesti os calções e fui para lá.

Tive muito medo, mandaram-me para as escadas e deram-me uma bola pequena.

A seguir, deram-me uma grande e quando a bola ia para longe aprendi a ir buscá-la.

Vim embora muito feliz!

Adorei muito o que eu fiz e gostava de repetir.


Tiago Duarte, 3º ano


Tudo começou na escola: recebemos um papelinho a dizer que no dia 5 de janeiro teríamos uma atividade na piscina.

Eu mal podia aguentar de tanta ansiedade.

No dia anterior, tratei de arrumar a minha malinha com tudo o que precisava para o outro dia. Lá dentro, não deixei de colocar o fato de banho, os chinelos, a touca, a toalha e nem os produtos de higiene ficaram de fora. Estava pronta. Tudo arrumado!

 Ao chegar à escola, fomos para a sala trabalhar e ao meio da manhã lá fomos de autocarro para a piscina.

Muitos jogos realizámos na água! Foi um dia mesmo feliz. Eu adorei!


Marina Peixoto, 4º ano

Na passada sexta –feira, dia 5 de janeiro, tivemos uma atividade escolar muito divertida. Juntos com o 4º ano fomos para a piscina de Prado onde realizámos algumas atividades de iniciação à natação.

De casa, cada um de nós levou o equipamento necessário para poder entrar na piscina: fato de banho, touca e chinelos.

Para nos auxiliar e ensinar estavam vários professores da escola de Prado e também alguns alunos dessa escola.

Um dos exercícios que realizámos foi correr dentro da água, outro foi com o apoio de uma prancha atravessar a piscina sempre a dar com os pés. Em seguida, com a ajuda de uma boia, que se chama esparguete, atravessámos a piscina para apanhar objetos. Como estes exercícios fizemos muitos outros.

Por fim, fomos para os balneários onde tomámos banho e trocámos de  roupa.

Com esta experiência aprendi que não é preciso ter medo de água desde que respeite as ordens dadas pelos professores e use os objetos próprios para a nossa proteção.


Letícia Salgueiro, 3º ano


Uma ida à piscina



No passado dia 5 de Janeiro, as turmas 3 e 4 de sobral, participaram numa atividade na piscina de Prado. Essa atividade chamava-se “Primeiras braçadas”.

Quando chegamos à piscina estavam à nossa espera professores e monitores de natação. Dentro de água fizemos vários jogos: um deles foi para aquecimento, outro consistia em nadar com um tapete debaixo do corpo, outro ainda tinha por objectivo deslocarmo-nos em cima de “esparguetes” ou “chouriços”.

Estas primeiras braçadas têm o objetivo de conhecermos melhor a nossa futura escola, pois a piscina fica situada ao lado da EB2,3 de Prado.

Gostamos muito desta atividade e estamos ansiosos por lá voltarmos, para aprendermos a nadar muito bem.

                                   Centro Escolar de Prado        


As Primeiras Braçadas do 3º6


As nossas primeiras braçadas foram no dia 5 de janeiro de 2018. Jogamos jogos muito divertidos, precisamos de um bocadinho de ajuda dos professores e dos alunos mais velhos (9ºano). Nós queríamos ter mais aulas de natação, se possível uma vez por mês. A turma do 3º 6 gostaria de agradecer a todos os professores e alunos, por nos terem ajudado nas nossas Primeiras Braçadas. Muito agradecidos e esperámos por mais aulas!


 
Centro Escolar de Cabanelas



Na sexta-feira passada, dia 5 de janeiro, fomos às piscinas de Prado para dar as nossas “1as braçadas”.

            O autocarro chegou e a aventura começou. Entrámos, sentámo-nos, apertámos os cintos e partimos. O autocarro parou em Oleiros para entrarem mais alunos. Pelo caminho não faltou animação dentro do nosso autocarro. Estávamos muito contentes!

            Chegámos às piscinas e fomos logo para os balneários prepararmo-nos. Finalmente chegou o momento de entrarmos na água. Estavam lá uns professores muito simpáticos que nos explicaram o que tínhamos de fazer. Tivemos, também, a oportunidade de fazer alguns jogos aquáticos. 

Apesar de alguns de nós terem bebido muita água, adorámos esta manhã na piscina!   

                                                 Turma 3 (2º+3º) – Cabanelas



    No dia cinco de janeiro, as  turmas do 3º e 4º anos da escola de Cabanelas  foram à piscina de Prado para dar as nossas primeiras braçadas.
    Quando saímos de Cabanelas de autocarro passámos na escola de Oleiros para ir buscar mais alunos para a nossa manhã de aventuras. Pelo caminho não faltou animação. Estávamos muito contentes….
    Chegámos às piscinas e fomos logo para os balneários para nos prepararmos. Finalmente chegou o momento de entrarmos na água…
    Connosco estavam alguns professores para nos ensinarem a dar as primeiras braçadas. Tivemos oportunidade também de fazer alguns jogos aquáticos.
Apesar de termos bebido alguma água adorámos esta manhã na piscina! Foi um dia muito divertido mas também um pouco cansativo…


 EB1 de Oleiros
As minhas Primeiras Braçadas

Os alunos dos terceiros e quartos anos, do Agrupamento de Escolas de Prado, foram convidados a participar na atividade “Primeiras Braçadas”, dinamizada pelos docentes de Educação Física do Agrupamento.
Nós, alunos da Escola Básica de Oleiros, no dia cinco de janeiro, fomos até à Piscina Municipal de Prado, todos contentes de autocarro.
Assim que chegamos fomos para o balneário e equipámo-nos. De seguida, os professores apresentaram-se e deram algumas instruções.
Realizamos muitos exercícios. Deslocamo-nos na água para a frente e para trás, utilizamos “chouriços” e colchões e até fizemos uma construção.
No final tomamos banho, vestimo-nos e regressamos à Escola.
Adoramos esta manhã, foi muito divertida! Rimos, brincamos e aprendemos. Estamos ansiosos por voltar a participar nesta iniciativa!


                                                          turma 1 e 2 de Oleiros


ATIVIDADE “PRIMEIRAS BRAÇADAS”

No dia 5 de janeiro pelas 9h da manhã, fomos participar na atividade “primeiras braçadas”, na Piscina Municipal de Prado.
                Este convite foi feito aos alunos dos 3º e 4º anos de todas as escolas do Agrupamento de escolas de Prado, pelo Departamento de Educação Física.
Quando chegámos à piscina, fomos para os balneários e preparámo-nos para entrar na piscina. Fomos recebidos pelos professores Isabel Macedo, Ângelo e Helena que nos explicaram as atividades e regras dentro de água. Nesta altura, conhecemos o grupo de alunos do 9º ano da E. B. 2/3 de Prado, que nos acompanharam e ajudaram em todos os exercícios dentro da piscina. Fomos distribuídos por cinco equipas e começámos a atividade com grande entusiasmo.
O primeiro exercício foi correr de uma margem à outra da piscina, numa primeira volta virados para a frente e na segunda volta, de costas. Foi um exercício fácil e divertido, que serviu para ajudar a perder o medo de quem se sentia pouco seguro na água. No segundo, atravessámos a piscina em cima de um colchão e depois repetimos o exercício, mas desta vez montados num chouriço de esponja. Na última tarefa, tínhamos que construir uma pirâmide no extremo da piscina, com a ajuda de todos os colegas de equipa.
Todos os exercícios foram muito divertidos, ajudaram-nos a perder o medo da água e a conhecer melhor os nossos colegas. Apesar de haver competição entre as equipas, todos nos sentimos vencedores!
Gostámos muito de participar nesta atividade, sentimo-nos mais preparados e motivados para frequentar as aulas de natação do 5º ano, no próximo ano letivo.

                                                                                                              Texto coletivo -  4º ano Turma 8



                             
Uma aventura na piscina


   Estava uma manhã chuvosa e o nosso grupo ansioso para mergulhar na piscina,  de água quente.
   Quando lá chegamos, fomos logo para o balneário, as raparigas vestiram o fato de banho e os rapazes vestiram os calções.
   Os professores de natação e os alunos do nono e do oitavo anos receberam-nos muito bem! Em seguida, sentamo-nos na bancada e escutamos as instruções para as actividades que iríamos realizar. Nesses jogos desenvolvemos a coordenação motora, a respiração, a força, a resistência, a velocidade, o trabalho em equipa e a criatividade na montagem dos blocos. Estes momentos foram muito divertidos, contudo o tempo que estivemos na água foi muito reduzido.
     Esta aventura na piscina foi incrível, fantástica e fabulosa!!!
 

 Texto coletivo -  4º ano Turma 9

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

Cultivar Mindfulness em contexto educacional...terninou a formação mas não a ação...

Terminou no passado sábado a ação de formação  "Cultivar Mindfulness em contexto educacional" um projeto na área da Educação que propõe transformar a vida dos professores, das crianças e dos jovens, através do desenvolvimento de programas de aprendizagem sócio-emocional baseados nas práticas de  mindfulness . Tem-se verificado um interesse crescente pela utilização das abordagens baseadas no  mindfulness  em contexto educacional, especialmente nas que são dirigidas aos alunos. Estas intervenções configuram-se como um caminho essencial para a promoção da saúde e bem-estar dos mais jovens, estando associadas ao aumento de comportamento pró-sociais, à redução de problemas de comportamento e à melhoria dos resultados académicos.    Segundo Joana Carvalho , a nossa excelente e experiente   formadora, "ao professor pede-se que disponibilize a todos os alunos suporte emocional, promova um ambiente de sala de aula acolhedor e estimulante, seja u

A importância de "pensar fora da caixa"...

Concluíram-se hoje as sessões promovidas pelo CLDS 3G de Vila Verde em colaboração com o GAAF que, com os alunos do 6ºano, procuraram ajudá-los no desenvolvimento de  competências básicas associadas a atitudes empreendedoras: iniciativa, trabalho em equipa, persistência, motivação e  organização . As sessões de hoje foram dedicadas às turmas do 6ºA e do 6ºB. Através do visionamento de pequenos vídeos que despoletaram o diálogo sobre a temática e a concretização de algumas ideias-chave, foi proposta a realização de uma atividade prática, na qual os alunos colocaram à prova alguns dos conceitos abordados, e que neste caso, seria a organização de  uma visita de estudo (escolha do local, objetivos a atingir, como angariar a verba necessária, como minorar os gastos, etc...). Seguiu-se uma chuva de ideias, nem sempre tão assertiva quanto seria de esperar de  jovens desta idade e referidas algumas das questões menos agradáveis que podem advir de uma iniciativa deste género