quinta-feira, 16 de março de 2017

Semana da Saúde (dia 14)

  

Sessões promovidas pelo GAAF "SaudávelMENTE" para alunos do 5º e 6ºanos.

 
 
 Masstraining de Suporte Básico de Vida (componente teórica)
 

Como foi referido pela técnica de emergência médica Isabel Santos , nós todos somos responsáveis por metade das 6 pontas da estrela da vida que é um símbolo internacional e o logótipo  do INEM . 
Assim, qualquer pessoa independentemente da idade tem que saber cumprir as 3 fases iniciais do socorro: Saber detectar, saber como dar o alerta e saber socorrer, pois ninguém quer ser o elo mais fraco da cadeia de sobrevivência e só se sobrevive se todos os elos cumprirem a sua parte.
Depois de aprender como detectar e dar o alerta para o 112 passou-se à parte prática da formação, aprendendo não só o algoritmo do Suporte Básico de Vida, como a PLS (posição Lateral de Segurança) e como agir em caso de obstrução das vias respiratórias.
 

Sessões da Escola Segura com o cabo Daniel Lomba sobre prevenção de comportamentos aditivos destinadas a alunos do 7ºano.
 
 
 Masstraining de Suporte Básico de Vida (componente prática)

No âmbito do protocolo existente entre o Ministério da Educação  (DGE) e o da Saúde (DGS)  realizaram-se duas sessões de formação em Suporte Básico de Vida, coordenadas pela técnica de emergência médica Isabel Santos do  INEM e com a colaboração da enfermeira Sílvia Pereira da Saúde Escolar e dos Bombeiros de Vila Verde, David Oliveira e Marcelo Antunes, que reuniram 102 participantes entre alunos do 9ºano, pessoal docente e não docente do agrupamento e Encarregados de Educação.






 Equipa PES / GAAF

Sem comentários: