Avançar para o conteúdo principal

Semana da Saúde (dia 14)

  

Sessões promovidas pelo GAAF "SaudávelMENTE" para alunos do 5º e 6ºanos.

 
 
 Masstraining de Suporte Básico de Vida (componente teórica)
 

Como foi referido pela técnica de emergência médica Isabel Santos , nós todos somos responsáveis por metade das 6 pontas da estrela da vida que é um símbolo internacional e o logótipo  do INEM . 
Assim, qualquer pessoa independentemente da idade tem que saber cumprir as 3 fases iniciais do socorro: Saber detectar, saber como dar o alerta e saber socorrer, pois ninguém quer ser o elo mais fraco da cadeia de sobrevivência e só se sobrevive se todos os elos cumprirem a sua parte.
Depois de aprender como detectar e dar o alerta para o 112 passou-se à parte prática da formação, aprendendo não só o algoritmo do Suporte Básico de Vida, como a PLS (posição Lateral de Segurança) e como agir em caso de obstrução das vias respiratórias.
 

Sessões da Escola Segura com o cabo Daniel Lomba sobre prevenção de comportamentos aditivos destinadas a alunos do 7ºano.
 
 
 Masstraining de Suporte Básico de Vida (componente prática)

No âmbito do protocolo existente entre o Ministério da Educação  (DGE) e o da Saúde (DGS)  realizaram-se duas sessões de formação em Suporte Básico de Vida, coordenadas pela técnica de emergência médica Isabel Santos do  INEM e com a colaboração da enfermeira Sílvia Pereira da Saúde Escolar e dos Bombeiros de Vila Verde, David Oliveira e Marcelo Antunes, que reuniram 102 participantes entre alunos do 9ºano, pessoal docente e não docente do agrupamento e Encarregados de Educação.






 Equipa PES / GAAF

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

Cultivar Mindfulness em contexto educacional...terninou a formação mas não a ação...

Terminou no passado sábado a ação de formação  "Cultivar Mindfulness em contexto educacional" um projeto na área da Educação que propõe transformar a vida dos professores, das crianças e dos jovens, através do desenvolvimento de programas de aprendizagem sócio-emocional baseados nas práticas de  mindfulness . Tem-se verificado um interesse crescente pela utilização das abordagens baseadas no  mindfulness  em contexto educacional, especialmente nas que são dirigidas aos alunos. Estas intervenções configuram-se como um caminho essencial para a promoção da saúde e bem-estar dos mais jovens, estando associadas ao aumento de comportamento pró-sociais, à redução de problemas de comportamento e à melhoria dos resultados académicos.    Segundo Joana Carvalho , a nossa excelente e experiente   formadora, "ao professor pede-se que disponibilize a todos os alunos suporte emocional, promova um ambiente de sala de aula acolhedor e estimulante, seja u

A importância de "pensar fora da caixa"...

Concluíram-se hoje as sessões promovidas pelo CLDS 3G de Vila Verde em colaboração com o GAAF que, com os alunos do 6ºano, procuraram ajudá-los no desenvolvimento de  competências básicas associadas a atitudes empreendedoras: iniciativa, trabalho em equipa, persistência, motivação e  organização . As sessões de hoje foram dedicadas às turmas do 6ºA e do 6ºB. Através do visionamento de pequenos vídeos que despoletaram o diálogo sobre a temática e a concretização de algumas ideias-chave, foi proposta a realização de uma atividade prática, na qual os alunos colocaram à prova alguns dos conceitos abordados, e que neste caso, seria a organização de  uma visita de estudo (escolha do local, objetivos a atingir, como angariar a verba necessária, como minorar os gastos, etc...). Seguiu-se uma chuva de ideias, nem sempre tão assertiva quanto seria de esperar de  jovens desta idade e referidas algumas das questões menos agradáveis que podem advir de uma iniciativa deste género