
No âmbito do projeto “Pelos Direitos Humanos”, realizou-se uma sessão aberta à comunidade educativa intitulada #refugiados, no dia 21 de março, entre as 18.30h e as 20.00h, na Biblioteca da Escola Básica de Prado.
Esta iniciativa foi dinamizada
pelos Departamentos de Línguas e de Ciências Humanas e Sociais e pelo
GAAF e teve por oradoras Tânia Neves, da Plataforma de Apoio aos Refugiados
(PAR) e Sofia Alves, voluntária de um campo de refugiados, que partilhou o
testemunho dessa missão em Lesbos.
Sessão com todos os alunos do 8ºano
Sessão aberta à Comunidade
PAR é uma plataforma que foi criada em Agosto de 2015 e hoje reúne mais de 300 associações/instituições e cerca de 7000 voluntários.
Relativamente à sua ação diária falou-nos de dois programas, o PAR Famílias, que acolhe e auxilia já 107 famílias em Portugal e o PAR linha da frente que presta apoio na Grécia, em Lesbos e em Atenas e referiu o lema "cuidar da espera, construir a paz" como o principal objetivo dessa ação.
A Tânia fez depois um enquadramento histórico e politico da atual situação deixando em aberto o futuro, especialmente da Europa...
Como quererá a Europa ser lembrada? Como um território que copiou os maus exemplos e fechou fronteiras ou o Continente que soube ser o exemplo que o Mundo precisa? Uma Europa que salva ou uma Europa que deixa morrer?
.
Em momentos críticos, em que circula muita informação e contra-informação, devemos "parar, escutar, ver, pensar" e depois sim, tirar conclusões.
Poderemos assim ultrapassar o medo rumo à coragem de acolher...
Coragem serena, de quem não se deixa manipular por campanhas xenófobas, coragem determinada de quem, sabendo que existem sempre riscos se mobiliza pelos valores da hospitalidade, coragem persistente, de quem sabe que o desafio do acolher de refugiados exige resiliência, gestão de expetativas e capacidade de construir pontes, em vez de muros.
Em nome de todo o
Agrupamento, muito obrigado pelo vosso exemplo e dedicação...
GAAF
Comentários