terça-feira, 7 de março de 2017

Atividades evocativas do Dia internacional da Mulher


O 8 de março, o Dia Internacional das Mulheres, é um dia de celebração das reivindicações das mulheres pelos seus direitos, desde o direito ao voto, o direito à educação e à saúde, aos direitos laborais, entre outros. Deste modo, queremos homenagear todas as pessoas que lutaram e ainda lutam contra a violência e múltiplas discriminações a que as mulheres foram sujeitas ao longo da história. Por outro lado, e porque a igualdade de direitos ainda não é uma realidade nos quotidianos e nas diferentes esferas das vidas das mulheres, é fundamental pensar o muito que ainda há por alcançar e para lutar...



  Reforçando o tema que a UMAR (entidade nossa parceira no projeto Art’Themis  + ) escolheu para esta data:  Alcançando Direitos, Construindo Resistências e em colaboração com a Tatiana Mendes responsável por esse projeto na nossa escola, o GAAF /PES e a BE irão promover sessões do filme Persépolis destinadas aos alunos do 8º e 9ºanos e aos alunos EFA bem como a todos cujos professores entendam justificável substituir a sua aula por essa atividade. A nossa sugestão é que os alunos do 8º e 9ºanos assistam ao filme numa aula de Francês de 90 minutos, ao longo do mês de Março  e os alunos EFA, na noite do dia 8 de Março (4ªfeira), às 20,30 horas, na Biblioteca,  no âmbito da disciplina de Cidadania, realizando no final uma pequena reflexão sobre o filme e o tema.



Persépolis é um filme francês de animação de 2007, escrito e dirigido por Satrapi e Vincent Paronnaud. Este é baseado no livro com o mesmo nome, um romance gráfico e autobiográfico de Marjane Satrapi.

A ação começa pouco antes da Revolução Iraniana, quando Marjane atinge a adolescência e se vê, por essa razão, forçada a ir viver para França. Em França, Marjane confronta-se constantemente com os papéis impostos às mulheres, quer na cultura oriental, quer na ocidental.

Distinguido com o Prémio do Júri no Festival de Cannes, o filme foi candidato ao Óscar de melhor longa-metragem de animação e, entre outras distinções, ganhou o Prémio do Público nos festivais de São Paulo e Roterdão e foi considerado o Melhor Filme de Animação pelo círculo de críticos de Nova Iorque e Los Angeles.


Horário das Sessões
Data
Hora
Local
8 de Março 2017
20,30 h
Biblioteca Escolar
Ao longo do mês de Março
Aula de Francês
Sala da turma







Esta data será também assinalada na REP (Rádio Escolar de PRADO) que  divulgará  um breve enquadramento histórico e a justificação para a necessidade de em 2017  ainda se assinalar esta data, realizado pela Tatiana Mendes (UMAR)  e no Polivalente será exibido ao longo do dia um vídeo sobre o DIA INTERNACIONAL DA MULHER produzido pelo Município, Rede Social e CLDS 3G de Vila Verde.

GAAF / PES

Sem comentários: