Avançar para o conteúdo principal

Atividades evocativas do Dia internacional da Mulher


O 8 de março, o Dia Internacional das Mulheres, é um dia de celebração das reivindicações das mulheres pelos seus direitos, desde o direito ao voto, o direito à educação e à saúde, aos direitos laborais, entre outros. Deste modo, queremos homenagear todas as pessoas que lutaram e ainda lutam contra a violência e múltiplas discriminações a que as mulheres foram sujeitas ao longo da história. Por outro lado, e porque a igualdade de direitos ainda não é uma realidade nos quotidianos e nas diferentes esferas das vidas das mulheres, é fundamental pensar o muito que ainda há por alcançar e para lutar...



  Reforçando o tema que a UMAR (entidade nossa parceira no projeto Art’Themis  + ) escolheu para esta data:  Alcançando Direitos, Construindo Resistências e em colaboração com a Tatiana Mendes responsável por esse projeto na nossa escola, o GAAF /PES e a BE irão promover sessões do filme Persépolis destinadas aos alunos do 8º e 9ºanos e aos alunos EFA bem como a todos cujos professores entendam justificável substituir a sua aula por essa atividade. A nossa sugestão é que os alunos do 8º e 9ºanos assistam ao filme numa aula de Francês de 90 minutos, ao longo do mês de Março  e os alunos EFA, na noite do dia 8 de Março (4ªfeira), às 20,30 horas, na Biblioteca,  no âmbito da disciplina de Cidadania, realizando no final uma pequena reflexão sobre o filme e o tema.



Persépolis é um filme francês de animação de 2007, escrito e dirigido por Satrapi e Vincent Paronnaud. Este é baseado no livro com o mesmo nome, um romance gráfico e autobiográfico de Marjane Satrapi.

A ação começa pouco antes da Revolução Iraniana, quando Marjane atinge a adolescência e se vê, por essa razão, forçada a ir viver para França. Em França, Marjane confronta-se constantemente com os papéis impostos às mulheres, quer na cultura oriental, quer na ocidental.

Distinguido com o Prémio do Júri no Festival de Cannes, o filme foi candidato ao Óscar de melhor longa-metragem de animação e, entre outras distinções, ganhou o Prémio do Público nos festivais de São Paulo e Roterdão e foi considerado o Melhor Filme de Animação pelo círculo de críticos de Nova Iorque e Los Angeles.


Horário das Sessões
Data
Hora
Local
8 de Março 2017
20,30 h
Biblioteca Escolar
Ao longo do mês de Março
Aula de Francês
Sala da turma







Esta data será também assinalada na REP (Rádio Escolar de PRADO) que  divulgará  um breve enquadramento histórico e a justificação para a necessidade de em 2017  ainda se assinalar esta data, realizado pela Tatiana Mendes (UMAR)  e no Polivalente será exibido ao longo do dia um vídeo sobre o DIA INTERNACIONAL DA MULHER produzido pelo Município, Rede Social e CLDS 3G de Vila Verde.

GAAF / PES

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

Cultivar Mindfulness em contexto educacional...terninou a formação mas não a ação...

Terminou no passado sábado a ação de formação  "Cultivar Mindfulness em contexto educacional" um projeto na área da Educação que propõe transformar a vida dos professores, das crianças e dos jovens, através do desenvolvimento de programas de aprendizagem sócio-emocional baseados nas práticas de  mindfulness . Tem-se verificado um interesse crescente pela utilização das abordagens baseadas no  mindfulness  em contexto educacional, especialmente nas que são dirigidas aos alunos. Estas intervenções configuram-se como um caminho essencial para a promoção da saúde e bem-estar dos mais jovens, estando associadas ao aumento de comportamento pró-sociais, à redução de problemas de comportamento e à melhoria dos resultados académicos.    Segundo Joana Carvalho , a nossa excelente e experiente   formadora, "ao professor pede-se que disponibilize a todos os alunos suporte emocional, promova um ambiente de sala de aula acolhedor e estimulante, seja u

A importância de "pensar fora da caixa"...

Concluíram-se hoje as sessões promovidas pelo CLDS 3G de Vila Verde em colaboração com o GAAF que, com os alunos do 6ºano, procuraram ajudá-los no desenvolvimento de  competências básicas associadas a atitudes empreendedoras: iniciativa, trabalho em equipa, persistência, motivação e  organização . As sessões de hoje foram dedicadas às turmas do 6ºA e do 6ºB. Através do visionamento de pequenos vídeos que despoletaram o diálogo sobre a temática e a concretização de algumas ideias-chave, foi proposta a realização de uma atividade prática, na qual os alunos colocaram à prova alguns dos conceitos abordados, e que neste caso, seria a organização de  uma visita de estudo (escolha do local, objetivos a atingir, como angariar a verba necessária, como minorar os gastos, etc...). Seguiu-se uma chuva de ideias, nem sempre tão assertiva quanto seria de esperar de  jovens desta idade e referidas algumas das questões menos agradáveis que podem advir de uma iniciativa deste género