Avançar para o conteúdo principal

SEMANA DA SAÚDE 2017


Decorrerá entre 13 e 17 de Março a Semana da Saúde deste Agrupamento com um conjunto de atividades diferenciado para os alunos dos vários anos de escolaridade.

Atividades a realizar na EB 2,3:


Workshops 10s Socorros  (9ºano + vocacional) - ENfª  Sílvia Pereira – Saúde Escolar

Oficinas PRESSE  ( 8º + 9ºano + vocacional) - ENfª  Sílvia Pereira – Saúde Escolar

Prevenção de Comportamentos Aditivos (7ºano) – Equipa Escola Segura

SaudávelMENTE (5º e 6ºano) – GAAF

Aulas de Yoga - Prof. Nuno Gonçalves

Sessões Masstraining Suporte Básico de Vida – INEM (9ºano, vocacional + Comunidade)



Ao longo da Semana  Divulgação e adaptação de Bandas Desenhadas do SEGURANET.PT -  Exposição no Polivalente dos trabalhos realizados na Disciplina de OC (Música, Saúde e Cidadania) - 6ºano

 A REP (Rádio Escolar de Prado) ao serviço da Saúde, com divulgação de mensagens alusivas ao tema, trabalho realizado na Disciplina de OC (Musica, Saúde e Cidadania- 5ºano



Dia 15 (4ªfeira) – Workshop de Mindfulness (15 às 19 h)- Apesar de não ser diretamente organizada por nós, mas por uma entidade parceira, o Centro Comunitário de Prado, mas inserida perfeitamente no contexto desta nossa Semana da Saúde, aproveitamos para divulgar  esta atividade que irão certamente apreciar.


                                                                                 Equipa GAAF / PES

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

Cultivar Mindfulness em contexto educacional...terninou a formação mas não a ação...

Terminou no passado sábado a ação de formação  "Cultivar Mindfulness em contexto educacional" um projeto na área da Educação que propõe transformar a vida dos professores, das crianças e dos jovens, através do desenvolvimento de programas de aprendizagem sócio-emocional baseados nas práticas de  mindfulness . Tem-se verificado um interesse crescente pela utilização das abordagens baseadas no  mindfulness  em contexto educacional, especialmente nas que são dirigidas aos alunos. Estas intervenções configuram-se como um caminho essencial para a promoção da saúde e bem-estar dos mais jovens, estando associadas ao aumento de comportamento pró-sociais, à redução de problemas de comportamento e à melhoria dos resultados académicos.    Segundo Joana Carvalho , a nossa excelente e experiente   formadora, "ao professor pede-se que disponibilize a todos os alunos suporte emocional, promova um ambiente de sala de aula acolhedor e estimulante, seja u

A importância de "pensar fora da caixa"...

Concluíram-se hoje as sessões promovidas pelo CLDS 3G de Vila Verde em colaboração com o GAAF que, com os alunos do 6ºano, procuraram ajudá-los no desenvolvimento de  competências básicas associadas a atitudes empreendedoras: iniciativa, trabalho em equipa, persistência, motivação e  organização . As sessões de hoje foram dedicadas às turmas do 6ºA e do 6ºB. Através do visionamento de pequenos vídeos que despoletaram o diálogo sobre a temática e a concretização de algumas ideias-chave, foi proposta a realização de uma atividade prática, na qual os alunos colocaram à prova alguns dos conceitos abordados, e que neste caso, seria a organização de  uma visita de estudo (escolha do local, objetivos a atingir, como angariar a verba necessária, como minorar os gastos, etc...). Seguiu-se uma chuva de ideias, nem sempre tão assertiva quanto seria de esperar de  jovens desta idade e referidas algumas das questões menos agradáveis que podem advir de uma iniciativa deste género