Avançar para o conteúdo principal

Suporte Básico de Vida -- já estamos mais preparados para colaborar com o INEM...

No dia 2 de junho, da parte da tarde e com a presença de uma equipa fantástica de técnicos de emergência médica do INEM realizaram-se duas sessões de mass training de Suporte Básico de Vida , que abrangeram as 4 turmas do 9ºano, todos os Assistentes Operacionais da EB 2/3 (16) , 2 AO da EB1 de Oleiros, 5 Assistentes técnicos e 15 professores,  num total de 132 participantes.



Depois de uma sessão teórica inicial onde pudemos ficar a conhecer melhor as valências do INEM através de um filme bastante esclarecedor, foi assim resumido o objetivo desta ação: 

A Emergência médica começa em si - ajude o INEM  a salvar vidas.

 
Esta foi uma atividade integrada no Projeto de Educação para  a Saúde deste Agrupamento e contou ainda com a colaboração dos Bombeiros de Vila verde, de 2 estudantes de medicina e da Enfª Sílvia Pereira do Centro de Saúde de Vila Verde, nossa parceira na Saúde Escolar.

 
Como referiu a Técnica Judite Leal,  que coordenou toda esta formação, a cadeia de sobrevivência tem 4 elos
Comunicar 112 --» Suportar --» restabelecer ---» estabilizar  
sendo que 50% dela (1º e 2º nível) é desde agora da nossa responsabilidade... não queremos ser o elo + fraco...
No pavilhão desportivo todos os participantes tiveram oportunidade de executar o algoritmo do Suporte Básico de Vida nos manequins  e simular situações de socorro.
Foi ainda aprendido a colocar as vítimas em posição lateral de segurança e como agir noutras situações de emergência...


Desta vez as situações foram simuladas mas o importante é que, se alguma vez nos depararmos na vida real com uma situação destas, estaremos bem mais informados e aptos a intervir e a contribuir para o salvamento de alguém... 


 



Obrigado a todos quantos participaram e a quem connosco colaborou de uma forma tão empenhada e motivante. 

 Equipa PES / GAAF

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

Cultivar Mindfulness em contexto educacional...terninou a formação mas não a ação...

Terminou no passado sábado a ação de formação  "Cultivar Mindfulness em contexto educacional" um projeto na área da Educação que propõe transformar a vida dos professores, das crianças e dos jovens, através do desenvolvimento de programas de aprendizagem sócio-emocional baseados nas práticas de  mindfulness . Tem-se verificado um interesse crescente pela utilização das abordagens baseadas no  mindfulness  em contexto educacional, especialmente nas que são dirigidas aos alunos. Estas intervenções configuram-se como um caminho essencial para a promoção da saúde e bem-estar dos mais jovens, estando associadas ao aumento de comportamento pró-sociais, à redução de problemas de comportamento e à melhoria dos resultados académicos.    Segundo Joana Carvalho , a nossa excelente e experiente   formadora, "ao professor pede-se que disponibilize a todos os alunos suporte emocional, promova um ambiente de sala de aula acolhedor e estimulante, seja u

A importância de "pensar fora da caixa"...

Concluíram-se hoje as sessões promovidas pelo CLDS 3G de Vila Verde em colaboração com o GAAF que, com os alunos do 6ºano, procuraram ajudá-los no desenvolvimento de  competências básicas associadas a atitudes empreendedoras: iniciativa, trabalho em equipa, persistência, motivação e  organização . As sessões de hoje foram dedicadas às turmas do 6ºA e do 6ºB. Através do visionamento de pequenos vídeos que despoletaram o diálogo sobre a temática e a concretização de algumas ideias-chave, foi proposta a realização de uma atividade prática, na qual os alunos colocaram à prova alguns dos conceitos abordados, e que neste caso, seria a organização de  uma visita de estudo (escolha do local, objetivos a atingir, como angariar a verba necessária, como minorar os gastos, etc...). Seguiu-se uma chuva de ideias, nem sempre tão assertiva quanto seria de esperar de  jovens desta idade e referidas algumas das questões menos agradáveis que podem advir de uma iniciativa deste género