Avançar para o conteúdo principal

Prémio Turma + (ano letivo 2014-15) já se materializou...

Para terminar o ano em beleza, as turmas vencedoras do Concurso Turma + doa no letivo anterior (5ºC e 7ºC) concretizaram o desejo manifesto de irem a um parque aquático e fomos até Vila Real ao NaturWaterPark, onde fomos muito bem recebidos e enquadrados e onde passamos um dia fantástico.




Foi um dia de  emoções aquáticas bem fortes. 


Numa aposta nos melhores cenários e desafios aquáticos, "deixa-mo-nos ir" na onda das sensações mais divertidas e desafiantes.








Os mais "corajosos" e destemidos foram também realizar uma outra atividade, um Circuito de Arvorismo que era  constituído por 16 pontes suspensas, e no qual são colocados   vários  desafios aos participantes: superação do medo às alturas,  destreza, equilíbrio e agilidade.











Depois só houve um tempinho para um  último mergulho e "escorregadela" e tivemos que regressar à base, a Prado, desejando ter oportunidade de repetir esta aventura para o próximo ano...
Face aos resultados do Turma + divulgados no final do 2º Período estas duas  turmas voltam a estar bem colocadas  e quem sabe poderão voltar a ser vencedoras no ano 2015-16...

 GAAF

A palavra dos premiados...


O Parque Aquático
Introdução
   No passado dia 9 deste mês, a nossa turma (exceto alguns alunos), foi a um parque aquático como recompensa pela vitória do projeto «turma +» do ano passado.
  O parque escolhido foi o «Natur Water Park», porque era o único parque aquático nas redondezas.
  Neste texto vou falar da aventura que foi esse dia.
A ida
    Saímos da escola Eb2/3 de Prado por volta das 9 da manhã e seguimos para uma camioneta da «EBA Transportes». Sentei-me ao lado do meu amigo Pedro Miguel, que tinha trazido uma consola de jogos, tal como eu.
   Ele ia à janela e a Playstation dele foi a primeira a ficar sem bateria. Emprestei-lhe a minha.
 Natur Water Park
   Após cerca de uma hora, chegamos ao parque. Fomos pousar a toalha e as nossas coisas numa zona relvada na parte das traseiras do parque.
    Comecei por experimentar as piscinas dessa zona, mas após algum tempo convidaram-me a ir para os tubos que iam dar à piscina.
    Primeiro usei o tubo azul, que não gostei. A descida era muito lenta, e a caída na água não foi tão «radical» assim.
    Fez-me uma imagem negativa do parque, porque pensei que os 4 tubos azuis-bebé, o vermelho e o amarelo eram tão maus como o azul. Enganei-me, e muito…
 Eu e o tubo vermelho
Quando caí na piscina, após terminar o tubo azul, olhei para cima. Foi uma grande vista.                                               
Havia os 4 tubos azuis -bebé e o amarelo. Mas houve um que me chamou logo a atenção: o vermelho.
Quando acordei da apreciação dos tubos, reparei que o nadador-salvador me estava a chamar. Quando subi à plataforma do tubo vermelho, aproveitei e fui na onda, literalmente.
Ganho uma velocidade incrível, só grito e só vejo  água à frente, até que chego à piscina. Isto anulou o que eu pensava do parque. Afinal era «radical»…
Duas crianças para quatro tubos
  Acabei o tubo vermelho e ouvi uma voz familiar, era o Pedro Miguel, que, tal como eu, acabara de deslizar num tubo.
«Vens comigo aos azuis?» - pergunta ele.
«O azul é uma seca!» - respondi.
« Não é esse azul! Vem!».
 E lá fui eu, a segui-lo, até chegar a uns tubos que ainda eram maiores que o vermelho.
 O nadador-salvador apitou, e, a partir desse momento, foi tanta água para os meus olhos que não vos posso contar o que vi, porque não cheguei a ver nada.
 Não foi tão fixe quanto o vermelho, mas mesmo assim gostei.
 Em espiral
Após o almoço, esperei algum tempo para fazer a digestão e segui para a piscina ao lado da zona relvada. Tinha lá um escorrega, a simular uma cobra, em espiral.
Como eu queria algo simples antes de voltar aos tubos, entrei nele.
Fiz uma descida normal até que senti algo a empurrar-me  para fora do tubo: era a velocidade que ganhei por descer em espiral. Quando caí na água, arrependi-me duma coisa: não tinha passado pelo chuveiro e, por isso, sofri um pequeno choque térmico ao cair na água.
 De bóia
O frio era tanto que decidi ir imediatamente para os tubos, para ver se tinha melhor sorte com a temperatura da água. Apercebi-me de uma coisa: tinha visitado os tubos azuis-bebé, o azul e o vermelho e apenas faltava o amarelo.
No amarelo era preciso andar de bóia, e por isso, tive de ir buscar uma.
 A viagem não foi nada rápida de início, mas a meio acelerei e quase voava para fora do tubo. Foi mesmo muito fixe!
 Linha de vida
Quando voltei para a minha toalha, a professora      chamou-nos para irmos fazer arvorismo, um desporto muito difícil em cima das árvores: tínhamos dois ganchos, chamados mosquetões, que prendíamos a uma corda chamada “linha de vida”. Se caíssemos eramos segurados pelos mosquetões.
Fui logo o segundo a começar o desafio: demorei um bocado mas acabei por lhe ganhar o jeito, e, tal como no tubo amarelo, acelerei e consegui chegar a meio do desafio: prendíamos os mosquetões a um fio  e segurávamo-nos  a uma tirolesa e fazíamos slide. Foi mesmo radical!
Conclusão
 Adorei este dia e valeu a pena termos lutado para ganhar a Turma+. Vamos ver para o ano….
Espero que tenham gostado!

                                                                   Gabriel de Carvalho,
                                                                  Nº.10, 6ºC.

No dia 9-6-2016 fomos a um parque  aquático em Vila Real, fomos por temos ganho o prémio da turma +.
Eu gostei muito de participar nesta visita .
  Eu gostei de tudo das piscinas , dos escorregas, mas ainda gostei mais de participar na atividade das pontes. Também gostei da companhia dos professores e dos meus colegas.
  Foi um passei muito bom, espero voltarmos a ganhar para que possamos  ir de novo a este parque  aquático ou a outro.


Laura Maria Braga Sousa,nº17,6ºC.

No passeio da turma +, ao parque aquático o que mais gostei foi o arvorismo e os escorregas, entre esses preferi o vermelho e o azul com 4 pistas, mas no geral a atividade foi muito divertida. Acho que para o ano gostaria de repetir agora é só esperar ganharmos outra vez.
                                                 
                                                  João Pedro Faria (6ºC)




Relatório do passeio da turma +

Introdução:
   O passeio do dia 9 de junho, no parque aquático de vila real foi divertido e original.
                   
Desenvolvimento:
 Quando chegamos vimos que o parque tinha várias coisas desde a parte aquática até a parte radical.
 Mas fomos logo para a parte aquática, fomos a correr para os escorregas e uma colega nossa até caiu.
  O escorrega azul-escuro foi engraçado, era curvado mas um pouco lento. 
 
 Já o escorrega amarelo era especial pois íamos com boias no máximo de 3 pessoas. Era muito curvado e as vezes parecia que íamos cair até houve um menino que saiu da boia (não da nossa escola).
  O escorrega vermelho era muito fixe mas quando olhamos para ele da primeira vez ficamos um pouco assustados porque ele era muito inclinado, mas algumas pessoas ganharam coragem e escorregaram várias vezes mas outras não tiveram nem um pouco de coragem para irem.
 O escorrega azul claro de quatro pessoas foi muito giro e por vezes virávamos ao contrário.                  
                          
     também havia piscinas onde havia cascatas, jacuzzi e pequenos escoregas.
                                                                                                                                                                                                                                                                  
            
 Mais tarde fomos almoçar até ligamos aos nossos colegas de turma que não puderam vir connosco pois só entraram para a nossa turma este ano. 
 Depois de almoçar fomos fazer árvorismo tivemos um pouco de dificuldade e uma colega nossa não fez.
 Tivemos várias atividades desde um pouco de escalada, slide e andar em cima de uma fina corda até nos abanaram.
Depois voltamos para o parque aquático.
Conclusão:
Nós concluímos que este passeio foi muito divertido e deu para rever algumas pessoas e para passarmos algum tempo juntos.
Nós esperamos que para o ano tenhamos outro passeio como este!!!!!!
Este trabalho foi realizado:
   Eva Serafim Nº8
Diana Oliveira Nº4
Telma Carvalho Nº25
Lara Oliveira Nº16
Margarida Azevedo Nº19







 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

Cultivar Mindfulness em contexto educacional...terninou a formação mas não a ação...

Terminou no passado sábado a ação de formação  "Cultivar Mindfulness em contexto educacional" um projeto na área da Educação que propõe transformar a vida dos professores, das crianças e dos jovens, através do desenvolvimento de programas de aprendizagem sócio-emocional baseados nas práticas de  mindfulness . Tem-se verificado um interesse crescente pela utilização das abordagens baseadas no  mindfulness  em contexto educacional, especialmente nas que são dirigidas aos alunos. Estas intervenções configuram-se como um caminho essencial para a promoção da saúde e bem-estar dos mais jovens, estando associadas ao aumento de comportamento pró-sociais, à redução de problemas de comportamento e à melhoria dos resultados académicos.    Segundo Joana Carvalho , a nossa excelente e experiente   formadora, "ao professor pede-se que disponibilize a todos os alunos suporte emocional, promova um ambiente de sala de aula acolhedor e estimulante, seja u

A importância de "pensar fora da caixa"...

Concluíram-se hoje as sessões promovidas pelo CLDS 3G de Vila Verde em colaboração com o GAAF que, com os alunos do 6ºano, procuraram ajudá-los no desenvolvimento de  competências básicas associadas a atitudes empreendedoras: iniciativa, trabalho em equipa, persistência, motivação e  organização . As sessões de hoje foram dedicadas às turmas do 6ºA e do 6ºB. Através do visionamento de pequenos vídeos que despoletaram o diálogo sobre a temática e a concretização de algumas ideias-chave, foi proposta a realização de uma atividade prática, na qual os alunos colocaram à prova alguns dos conceitos abordados, e que neste caso, seria a organização de  uma visita de estudo (escolha do local, objetivos a atingir, como angariar a verba necessária, como minorar os gastos, etc...). Seguiu-se uma chuva de ideias, nem sempre tão assertiva quanto seria de esperar de  jovens desta idade e referidas algumas das questões menos agradáveis que podem advir de uma iniciativa deste género