Avançar para o conteúdo principal

Semana do Jovem Consumidor 2015



 

5 Minutos com sumo…
5 dias = 5 Debates


Durante a Semana do Jovem Consumidor 2015, a decorrer na semana de 9 a 13 de março, a DECOJovem desafia os professores a dedicar os primeiros cinco minutos de aula ao debate de um assunto da defesa do consumidor com os seus alunos, colocando, assim, os direitos dos consumidores na ordem do dia. 
Trata-se de uma atividade simples, que consiste na leitura à turma, pelo professor ou por um aluno, de um pequeno texto sobre um tema no âmbito da Educação do Consumidor e que será diferente em cada um dos dias. Após a leitura, o professor concede 5 minutos para uma troca livre de opiniões. 




     Semana do Jovem Consumidor   2015                                 
9 – 13 março




DEBATE 1

Achas que tudo o que vem à rede é fixe?

Com acesso fácil à Internet, com wireless disponível em quase todo o lado ou com os dados dos nossos smartphones, acedemos a todo o tipo de informação, rápida e eficazmente. Tudo o que procuramos está a um clique de distância… e se fores procurado, também, estás a um clique de distância, sabias?
Pois é, isto dá que pensar: Será que estás seguro na rede?
Todos nós temos necessidades básicas e uma delas é a necessidade de estarmos seguros. Essa necessidade de segurança acontece na nossa vida real, quando estamos offline, e também na nossa vida virtual, online. Na rede, os perigos espreitam em cada navegação. Há que estar bem atento, de olhos bem abertos!
Sabias que tudo o que dizemos ou fazemos online fica na internet para sempre? Todos nós temos uma reputação, uma espécie de identidade que os outros nos atribuem, uma boa ou má fama. E temos essa reputação tanto na vida real, junto dos nossos professores e amigos, por exemplo, como na vida virtual, nomeadamente nas redes sociais.
Por isso, existem alguns cuidados que deves ter bem presente sempre que estás a navegar, para evitares ser apanhado nessa grande rede online. Revelar dados pessoais, responder a mensagens publicitárias não solicitadas, clicar em links “duvidosos” que chegam por email ou em botões que dizem OK, CONCORDO, ACEITO, AGREE, são alguns dos muitos exemplos de comportamentos que poderão colocar a tua segurança e privacidade em xeque.
Tens o teu computador protegido destas ações? É importante que protejas o teu computador o mais possível, usando software atualizado e original. Usa antivírus, firewall e antispyware para verificar todos os ficheiros que transferes. Usa filtros no email, bloqueadores de spam e de pop-ups e configura as ferramentas de proteção do computador. Sabes do que estamos a falar? Caso não saibas como fazer e instalar estas aplicações, pede ajuda aos teus pais, ao teu professor de TIC ou a amigos entendidos no assunto.
A Internet faz mesmo parte das nossas vidas! Não há como negar e até dá imenso jeito! Agora, há que saber utilizá-la com segurança e com consciência, certo?
Só mais um conselho, não te esqueças que o melhor do mundo está offline e é mesmo de carne e osso!


Discute:
·       Que cuidados tens na tua vida virtual? Como te proteges online?
·       Quanto tempo passas online?
·       Ainda achas que tudo o que vem à rede é fixe?
·       Partilha as tuas experiências com os teus colegas.
Sabe mais sobre este assunto em www.nettalks.pt

 
DEBATE 2

Clicar e comprar. Será assim tão fácil?

Com a aproximação das Férias da Páscoa, da Primavera e com a chegada dos dias maiores e mais quentes… comprar uns chinelos para uma ida à praia, nas férias, não era mal pensado?!
Com uma pesquisa simples na web e a rapidez de um clique, encontramos centenas de chinelos, uns mais acessíveis, outros menos, mas muitas ofertas aliciantes, num “espaço” a que chamamos comércio online.
E o que é o comércio online ou e-commerce?
É toda a compra e venda de mercadorias ou serviços pela Internet, onde as chamadas lojas virtuais disponibilizam os seus produtos e formas de pagamento online.
Se estás a pensar em adquirir um produto pela Internet, fica a saber que as coisas mudaram! As novas regras de Proteção dos Consumidores que optam comprar online são muito mais claras e informam melhor o consumidor.
Assim, se vais mesmo comprar esses chinelos, faz uma consulta ao pormenor de toda a informação disponível sobre as características da loja online, do vendedor, do produto que vais adquirir (dimensões, cores existentes, modo de utilização, da forma como será efetuada a compra e o pagamento), verifica também qual o endereço físico (morada) do fornecedor e se existe algum telefone ou e-mail para esclarecimento de eventuais dúvidas. Convém ainda saber se há despesas de portes de envio e taxas adicionais, bem como o prazo de entrega da mercadoria ou execução do serviço.
No momento da compra, tem atenção às medidas que o website adota para garantir a privacidade e segurança dos usuários. Os indicadores de uma compra segura são o diretório https:\\ e um símbolo de um cadeado, no canto superior da página web. Não te esqueças! Não forneças informações pessoais desnecessárias para realização da compra.
Se a página não for segura, não compres!
E se ocorrer algum problema? Um atraso na entrega ou produtos com problemas? E se te arrependeres da compra? Se decidires cancelar ou devolver? Fica a saber que AGORA, depois de efetuada a compra e o pagamento, só tens 14 dias após receberes a encomenda em casa, para reclamar! Por isso, verifica os procedimentos para a reclamação, devolução do produto e prazo para entrega; e guarda todos os documentos comprovativos do pagamento (fatura). Estes são imprescindíveis para provares a tua compra.
Abre o olho e fica esperto!


Discute:
·        Um dos direitos do consumidor é o direito à informação.

·        Já fizeste alguma compra online? Quer dificuldades encontraste?

·         Como deves agir numa compra online? Que cuidados de  segurança deves ter?

    
DEBATE 3

O dinheiro não cai do céu!

“O dinheiro não cai do céu e custa muito a ganhar!” - Já deves ter ouvido centenas de vezes, lá em casa, quando queres alguma coisa que sai fora do orçamento dos teus pais, ou quando já esticaste muito a corda, não é verdade?
E, às vezes, com razão. Já é tempo de começares a ter o teu próprio dinheiro para dar resposta às tuas necessidades e aos teus pequenos “luxos”.
É certo que ainda não estás em idade de trabalhar, mas podes pedir aos teus pais que te atribuam uma semanada ou mesada e fazeres uma boa gestão da mesma. Uma parte para gastar e outra para poupar. Quanto mais poupas, mais ganhas!
Muitas vezes sem dares conta o dinheiro voa sem se saber bem como. Se fizeres o planeamento das tuas despesas e o seguires à risca é mais fácil controlares os gastos. Podes também juntar o dinheiro que te oferecem em vez de o gastares de imediato e assim podes alcançar algo maior! Para isso, é preciso saber dizer não aos impulsos: quem é que precisa de mais um smarphone! Não haverá uns ténis mais baratos!
E se fores mesmo empreendedor, vais encontrar ideias e energia para poupar e ganhar.
É importante refletir um pouco sobre esta questão das finanças pessoais porque de uma boa ou má gestão do dinheiro, depende muita coisa: o teu bem- estar presente, mas também o teu futuro. Cada vez é mais importante começar a poupar, desde cedo, para que estejas prevenido face a alguma situação imprevista e para a qual serão necessários recursos económicos para a resolver.
Mas também para concretizares os objetivos que te propões na vida. E não estamos a falar de um concerto ou de um festival de verão (para os quais também é importante poupar!). A tua formação futura, por exemplo, pode depender de recursos financeiros, quer para tirares um curso ou uma especialização ou até quem sabe para fazeres um estágio no estrangeiro. Se desde cedo começares a preparar uma poupança com um objetivo a longo prazo, concretizas os teus sonhos!
Já agora, não guardes o dinheiro “debaixo do colchão”! è muito importante que faças a aplicação do mesmo numa conta poupança ou outros produtos financeiros que te assegurem um bom rendimento e com os quais não tenhas riscos ou, nesta opção, pelo menos que controles os riscos (caso estejas a pensar investir em ações, por exemplo).
E este é um caminho que deves ter sempre presente no teu futuro: os teus pais não poderão ajudar-te sempre, a família e os amigos também não! Nem o Estado, às vezes, consegue ajudar. Tens que valer por ti e estar sempre prevenido!


Discute:
·        A importância da boa gestão do dinheiro.
·        O que são produtos financeiros?
·        Como fazer a aquisição de produtos financeiros?


   
DEBATE 4

Está na mesa outra vez!
- Sobrou almoço!
- Não gosto! Não quero! Põe no lixo!
Muitas vezes não são só as cascas dos alimentos que vão parar ao lixo. Muitas vezes, depois da refeição, o que sobra vai para o caixote. Por acaso sabias que a partir de sobras alimentares da refeição do dia anterior, podes criar pratos deliciosos e nutritivos?
Comemos muito, comemos mal e desperdiçamos muita comida. Surpreendido?
Para. Pensa bem… cerca de 870 milhões de pessoas não têm o que comer no planeta, quando mundialmente se desperdiça, por ano, 1,3 mil milhões de toneladas de alimentos.
Segundo o Projeto de Estudo e Reflexão sobre Desperdício Alimentar (PERDA), nas casas portuguesas há um desperdício de cerca de 324 mil toneladas de alimentos, devido essencialmente ao comportamento dos consumidores. Estes não dão devida atenção ao planeamento das suas compras, ora comprando em excesso ora não tendo em consideração o cumprimento das datas de validade dos produtos.
Sabias, ainda, que um terço dos problemas ambientais está relacionado com a produção e consumo de alimentos! Sabias?
Pois é, os alimentos, para serem produzidos, necessitam do consumo de água e de outros recursos naturais, e ao longo do processo de produção e distribuição, são emitidos mais de 3 mil milhões de toneladas de gases com efeito estufa para a atmosfera, com consequências para o clima. Fazes ideia de quantos litros de água são necessários para produzir 100 gramas de chocolate? 2400 Litros. E um quilo de café torrado? 21 000 Litros.
As famílias, através de medidas simples, ao adotarem práticas de reutilização e reciclagem dos produtos, podem contribuir para a redução do desperdício alimentar, a sustentabilidade alimentar e, ainda, melhorar o seu orçamento familiar!
- Hoje o jantar é “redon”( restos de ontem)! Está na mesa outra vez!

Discute:
·        E tu, o que podes fazer para evitar o desperdício de alimentos?
·        Como deves planear as compras para evitar desperdícios? Que cuidados deves ter na compra de produtos perecíveis?
·        Que cuidados deves ter com o armazenamento da comida no frigorífico?


Nota: Para auxiliar o debate, podem consultar o Guia Combate ao desperdício alimentar (http://www.decojovem.pt/biblioteca/combateaodesperdicioalimentar/)



DEBATE 5

À caça da Energia Fantasma

Hoje em dia é comum consumirmos tudo ou quase tudo o que brilha… tudo o que tem a ver com tecnologia é interessante e aliciante. Muitas as vezes, à noite, nas nossas casas, cada um usa o seu equipamento favorito, mesmo estando no mesmo espaço, há mais do que só um a funcionar. Não é verdade?
Sabias que só com o serviço de TV, Net, Voz desperdiçamos, por ano, 35 euros? Conta as vezes que podias ir ao cinema com os teus amigos ver um filme, enquanto devoras um balde de pipocas.
E que uma família de 4 pessoas gasta em média 1.000€ por ano em eletricidade?
Sabias que se deixares o teu carregador do telemóvel ligado à tomada, ele continua a consumir energia? E que fechar o teu portátil não significa que este está desligado? Sabias que quando desligas a tua TV com o comando ou mesmo no botão de desligar, ela ainda continua a consumir energia?
Pois é. Se não desligares os equipamentos da tomada, eles continuam a consumir energia, a chamada energia fantasma. Até pode não ser muito, mas imagina a quantidade de equipamentos que tens em tua casa e faz as contas! Vai a todas as divisões da tua casa e vê a quantidade de “luzinhas” no escuro a brilhar, são desperdícios! É a Energia Fantasma!
Essa energia fantasma reflete-se na conta da eletricidade de tua casa e além disso ainda estás a prejudicar o ambiente e a contribuir para as alterações climáticas… Só para teres uma ideia uma família de 4 pessoas emite anualmente cerca de 1145 toneladas de CO2… isto equivale a realizar 11 viagens de avião entre Lisboa e Porto.
Segundo um Eurobarómetro recente, 60% dos portugueses já adotaram comportamentos para a redução do consumo de energia.

Discute:
·        Em casa, a tua família verifica as faturas da luz?
·        Quais são as consequências ambientais resultantes de um consumo energético elevado?
·        E tu que comportamentos vais adotar?

Para mais informações consulte www.energiafantasma.pt.





 Equipa PES / GAAF


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

Cultivar Mindfulness em contexto educacional...terninou a formação mas não a ação...

Terminou no passado sábado a ação de formação  "Cultivar Mindfulness em contexto educacional" um projeto na área da Educação que propõe transformar a vida dos professores, das crianças e dos jovens, através do desenvolvimento de programas de aprendizagem sócio-emocional baseados nas práticas de  mindfulness . Tem-se verificado um interesse crescente pela utilização das abordagens baseadas no  mindfulness  em contexto educacional, especialmente nas que são dirigidas aos alunos. Estas intervenções configuram-se como um caminho essencial para a promoção da saúde e bem-estar dos mais jovens, estando associadas ao aumento de comportamento pró-sociais, à redução de problemas de comportamento e à melhoria dos resultados académicos.    Segundo Joana Carvalho , a nossa excelente e experiente   formadora, "ao professor pede-se que disponibilize a todos os alunos suporte emocional, promova um ambiente de sala de aula acolhedor e estimulante, seja u

A importância de "pensar fora da caixa"...

Concluíram-se hoje as sessões promovidas pelo CLDS 3G de Vila Verde em colaboração com o GAAF que, com os alunos do 6ºano, procuraram ajudá-los no desenvolvimento de  competências básicas associadas a atitudes empreendedoras: iniciativa, trabalho em equipa, persistência, motivação e  organização . As sessões de hoje foram dedicadas às turmas do 6ºA e do 6ºB. Através do visionamento de pequenos vídeos que despoletaram o diálogo sobre a temática e a concretização de algumas ideias-chave, foi proposta a realização de uma atividade prática, na qual os alunos colocaram à prova alguns dos conceitos abordados, e que neste caso, seria a organização de  uma visita de estudo (escolha do local, objetivos a atingir, como angariar a verba necessária, como minorar os gastos, etc...). Seguiu-se uma chuva de ideias, nem sempre tão assertiva quanto seria de esperar de  jovens desta idade e referidas algumas das questões menos agradáveis que podem advir de uma iniciativa deste género