Avançar para o conteúdo principal

1ªs Braçadas foram um sucesso...







Na manhã do dia 20 de janeiro o subdepartamento de Educação Física e Desporto Escolar desenvolveu um conjunto de  atividades lúdicas de adaptação ao meio aquático para todos os alunos dos 3º e 4ºanos das várias escolas deste Agrupamento.


Foram mais de 200 os participantes que, divididos em 4 grupos, foram desenvolvendo "rotativamente" na piscina os 3 jogos que lhes foram apresentados: o dos cavalos, o das casas e o do transporte dos colchões.



O sistema de transportes, coordenados pelo subdiretor Luis Afonso e assegurado pela CMVV funcionou lindamente, os horários foram cumpridos e com a colaboração de todos,  docentes do 1ºCiclo, elementos da Direção, Assistentes Operacionais e pessoal de apoio técnico da Piscina de Prado, fizemos desta uma jornada que será certamente relembrada como muito positiva por todos qunatos participaram.


Participaram alunos e docentes das Escola E.B.1/JI de Oleiros, Centro Escolar de Cabanelas,  E.B.1 de Sobral-Cervães e da Escola Básica de Prado (Centro Escolar).





Os objetivos do grupo organizador eram favorecer uma boa integração e adaptação dos alunos do 1ºciclo a atividades com as quais vão conviver quando chegarem ao 2ºciclo; promover a formação desportiva destes alunos e uma boa familiarização com o meio aquático através de jogos e "brincadeiras" e ainda favorecer a socialização dos alunos através de atividades de colaboração com alunos de outras escolas, objetivos que foram, na opinião dos dinamizadores perfeitamente cumpridos.






Parabéns a todos os participantes e a todos quantos connosco colaboraram...

Subdepartamento de Educação Física e Desporto Escolar

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

Cultivar Mindfulness em contexto educacional...terninou a formação mas não a ação...

Terminou no passado sábado a ação de formação  "Cultivar Mindfulness em contexto educacional" um projeto na área da Educação que propõe transformar a vida dos professores, das crianças e dos jovens, através do desenvolvimento de programas de aprendizagem sócio-emocional baseados nas práticas de  mindfulness . Tem-se verificado um interesse crescente pela utilização das abordagens baseadas no  mindfulness  em contexto educacional, especialmente nas que são dirigidas aos alunos. Estas intervenções configuram-se como um caminho essencial para a promoção da saúde e bem-estar dos mais jovens, estando associadas ao aumento de comportamento pró-sociais, à redução de problemas de comportamento e à melhoria dos resultados académicos.    Segundo Joana Carvalho , a nossa excelente e experiente   formadora, "ao professor pede-se que disponibilize a todos os alunos suporte emocional, promova um ambiente de sala de aula acolhedor e estimulante, seja u

A importância de "pensar fora da caixa"...

Concluíram-se hoje as sessões promovidas pelo CLDS 3G de Vila Verde em colaboração com o GAAF que, com os alunos do 6ºano, procuraram ajudá-los no desenvolvimento de  competências básicas associadas a atitudes empreendedoras: iniciativa, trabalho em equipa, persistência, motivação e  organização . As sessões de hoje foram dedicadas às turmas do 6ºA e do 6ºB. Através do visionamento de pequenos vídeos que despoletaram o diálogo sobre a temática e a concretização de algumas ideias-chave, foi proposta a realização de uma atividade prática, na qual os alunos colocaram à prova alguns dos conceitos abordados, e que neste caso, seria a organização de  uma visita de estudo (escolha do local, objetivos a atingir, como angariar a verba necessária, como minorar os gastos, etc...). Seguiu-se uma chuva de ideias, nem sempre tão assertiva quanto seria de esperar de  jovens desta idade e referidas algumas das questões menos agradáveis que podem advir de uma iniciativa deste género