Avançar para o conteúdo principal

Para um mundo mais solidário basta uma gota de sangue...



Dádiva de Sangue






A  Dádiva de Sangue é organizada pelo Departamento de Matemática e Ciências Experimentais e realiza-se anualmente em duas fases.







A primeira deste ano decorreu neste dia 27 de Novembro e contou com mais de 60 dadores, entre professores, assistentes operacionais e técnicos, pais e familiares dos nossos alunos.






Esta ação é realizada por técnicos especializados do Instituto Português de Sangue e tem como objetivos sensibilizar a  Comunidade Educativa para a importância da Dádiva de Sangue e o consequente aumento do número de dadores.

                







No decorrer da atividade foram oferecidas pequenas lembranças aos dadores que foram executadas pelas professoras Sameiro Rodrigues de Educação Visual e Rosa Silva de Matemática e Ciências da Natureza.







 Com a sua dádiva a nossa escola ficou ainda mais bonita...

Para um mundo mais solidário basta uma gota de sangue


Mais algumas informações que podem ser úteis...


Dar sangue é um acto seguro e simples, durante a dádiva não existe nenhuma possibilidade de contrair qualquer doença. Antes de efectuar a sua dádiva, um médico vai realizar uma entrevista confidencial, para avaliar as suas condições de saúde e descartar qualquer aspecto que o impeça de doar. O principal objectivo é preservar a saúde do dador e garantir uma transfusão segura para os doentes. Nesta entrevista vai-se realizar: um questionário médico, medir o pulso e a tensão arterial, assim como analisar uma pequena gota de sangue (teste da hemoglobina) para excluir uma possível anemia. Se não houver nenhuma contra-indicação será aprovado como dador, caso contrário, poderá ficar suspenso  temporária ou definitivamente. Em pouco mais de 10 minutos a sua dádiva terá finalizado. O volume de sangue extraído (450 ml) é recuperado duas horas após a colheita. No fim da colheita deverá fazer uma refeição ligeira. Poucos dias depois de ter realizado a sua dádiva, irá receber de forma confidencial, os resultados das análises efectuadas. Será informado e orientado clinicamente caso algum teste estiver alterado e/ou for positivo. Lembre-se que a sua participação é voluntária, poderá decidir não dar sangue em qualquer altura do processo. 

 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

JI de Cabanelas - Sala 1

Algumas atividades feitas pelas crianças da sala do jardim de infância de Cabanelas da sala 1.                           A educadora                          Liliana Mota  Parabéns aos jovens artistas ...

SEMANA DA SAÚDE / 2024

  O AE de Prado realizou a SEMANA DA SAÚDE /2024 , que teve como  objetivo a realização de variadas atividades com algumas entidades parceiras e a apresentação dos trabalhos efetuados pelos alunos com a temática da Saúde. Relembramos que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o conceito de "saúde", é mais do que ausência de doença, representa uma situação de completo bem-estar físico, psíquico e social. Inclui também a adequação do sujeito individual ao meio em que está inserido. Durante a Semana da Saúde, promovida pela equipa PES/GAAF,  foram realizadas as seguintes atividades: Teatro “ Já sei ligar ao 112” - pela   Equipa da Saúde Escolar para o pré-escolar (Cabanelas). A saltar e a brincar da saúde estamos a cuidar - aula de motricidade no JI de Prado com a profª Mª João Costa  Unidade de Saúde dos Bonecos com equipa da   Saúde Escolar   ( JI de Cervães e JI de Oleiros) Aula de yoga com docente Maribel Loureiro ...

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.