Avançar para o conteúdo principal

Vamos fazer contas à vida...

 
Uma das vertentes  abordadas na Educação  é a Educação Financeira, que permite aos jovens a aquisição e desenvolvimento de conhecimentos e capacidades fundamentais para as decisões que, no futuro, terão que tomar sobre as suas finanças pessoais, gerando ainda um efeito multiplicador de informação e de formação junto das famílias.
Para este efeito a equipa da Educação para a Saúde deste Agrupamento,  convidou a DECO, que é nossa parceira  pois somos uma Escola DECOJOVEM, para dinamizar sessões para alunos do 2ºciclo, destinadas a assinalar o Dia Mundial da Poupança.
O Dr. Bruno Barreira da DECO foi o orador convidado e, ao longo do dia, foi dinamizando as várias sessões, procurando contribuir para uma melhor literacia financeira dos nossos alunos.

A palavra dos alunos...

No dia 3 de Novembro houve uma palestra sobre Poupança , assinalando o Dia mundial da Poupança que foi no dia 31 de Outubro.
 O 6ºB e o 5ºB foram para a sala 17 e esta palestra foi dada por um jurista da DECO, que é uma Associação de Defesa do Consumidor. Vinha com o seu amigo, o GUITO que nos ensinava  como poupar e nessa sessão realizamos muitas atividades relacionadas com o tema.
Falamos sobre a importância de poupar e sobre a necessidade de, desde cedo aprendermos a poupar e a gerir o nosso dinheiro e falamos sobre a semanada ou a mesada como forma de fazer essas aprendizagens. O Sr. Bruno exemplificou como deveríamos gerir o nosso dinheiro, dizendo que se ganhassemos trinta euros como mesada  não poderíamos gastar esse dinheiro nos primeiros dias, tinhamos que o saber poupar, dividindo-os por todos os dias do mês e se pudermos, devemos deixar ainda algum guardado no mealheiro.
Vimos o que se podia comprar e o que não se podia comprar como por exemplo, uma prenda , pode-se comprar, mas o sol, não. O Sr. Bruno fez-nos várias perguntas às quais respondiamos com cartões que nos tinha entregue no ínicio: um vermelho para Não e um verde para Sim.
Também vimos onde e como é que as mães e os pais vão buscar o dinheiro e como distinguir os diversos tipos de  dinheiro, notas, cheques e cartão Multibanco. Percebemos também que o dinheiro custa muito a ganhar .
Nesse momento falhou a luz, com o mau tempo,  e não pudemos ver um video que faltava, mas a palestra continuou... Todos aprendemos que é importante poupar para o que queremos e também para o futuro.
Contamos ainda algumas histórias e o Sr. Bruno deu-nos algumas pistas sobre como poderemos ganhar nós mesmos algum dinheiro.
Enfim, tudo correu bem e eu já vou começar a poupar para as férias de Natal.


Texto elaborado pelos alunos do 6ºB: Cláudia, Guilherme, Igor, Carolina, Ana Rita, e  Ruben








Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

Cultivar Mindfulness em contexto educacional...terninou a formação mas não a ação...

Terminou no passado sábado a ação de formação  "Cultivar Mindfulness em contexto educacional" um projeto na área da Educação que propõe transformar a vida dos professores, das crianças e dos jovens, através do desenvolvimento de programas de aprendizagem sócio-emocional baseados nas práticas de  mindfulness . Tem-se verificado um interesse crescente pela utilização das abordagens baseadas no  mindfulness  em contexto educacional, especialmente nas que são dirigidas aos alunos. Estas intervenções configuram-se como um caminho essencial para a promoção da saúde e bem-estar dos mais jovens, estando associadas ao aumento de comportamento pró-sociais, à redução de problemas de comportamento e à melhoria dos resultados académicos.    Segundo Joana Carvalho , a nossa excelente e experiente   formadora, "ao professor pede-se que disponibilize a todos os alunos suporte emocional, promova um ambiente de sala de aula acolhedor e estimulante, seja u

A importância de "pensar fora da caixa"...

Concluíram-se hoje as sessões promovidas pelo CLDS 3G de Vila Verde em colaboração com o GAAF que, com os alunos do 6ºano, procuraram ajudá-los no desenvolvimento de  competências básicas associadas a atitudes empreendedoras: iniciativa, trabalho em equipa, persistência, motivação e  organização . As sessões de hoje foram dedicadas às turmas do 6ºA e do 6ºB. Através do visionamento de pequenos vídeos que despoletaram o diálogo sobre a temática e a concretização de algumas ideias-chave, foi proposta a realização de uma atividade prática, na qual os alunos colocaram à prova alguns dos conceitos abordados, e que neste caso, seria a organização de  uma visita de estudo (escolha do local, objetivos a atingir, como angariar a verba necessária, como minorar os gastos, etc...). Seguiu-se uma chuva de ideias, nem sempre tão assertiva quanto seria de esperar de  jovens desta idade e referidas algumas das questões menos agradáveis que podem advir de uma iniciativa deste género