Avançar para o conteúdo principal

Ecos do Dia Mundial da Poupança...

Foi no dia 31 de outubro o Dia mundial da poupança. Mas no dia 3 de novembro é que, na nossa escola, EB 2,3 de Prado, na sala 17, enquanto decorria a aula de português, assistimos a uma palestra sobre esse assunto.
Estava na sala 17 um elemento da DECO (Instituição de apoio ao consumidor),o Dr. Bruno. Mostrou-nos um PowerPoint com um bonequito chamado GUITO, que nos deu várias formas e conselhos sobre como poupar, como por exemplo, fazer um mealheiro, juntar dinheiro e com  a nossa mesada ou semanada guardar um pouco e gastar o outro…isso também porquê? Porque se algumas famílias e pessoas tivessem seguido esses conselhos não andavam agora a pedir empréstimos e a ficar com dívidas…
Assim, devemos gerir o nosso dinheiro da melhor forma possível, para no futuro sermos pessoas de sucesso, por isso segue tu também estes conselhos…
Texto coletivo 6ºC


Uma palestra muito útil

No dia 3 de novembro, a minha turma juntamente com outras duas turmas do 5ºano assistimos a uma palestra que tinha como tema “a poupança”.
O Dr. Bruno explicou-nos como devemos poupar. Deu-nos algumas dicas de poupança, como por exemplo, disse que devíamos ter um mealheiro em casa. Disse-nos também que não devemos pedir muitas coisas de uma só vez aos nossos pais, pois eles podem não ter dinheiro para tudo.
A nossa professora também explicou que , quando pedimos um empréstimo,  temos que pagar juros e por isso vamos ter que pagar mais do que recebemos.
Com esta palestra concluímos que há muitas famílias endividadas que não conseguem pagar os seus empréstimos.

Iara Pinto, 6ºC , nº12



Equipa PES/ GAAF

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

Cultivar Mindfulness em contexto educacional...terninou a formação mas não a ação...

Terminou no passado sábado a ação de formação  "Cultivar Mindfulness em contexto educacional" um projeto na área da Educação que propõe transformar a vida dos professores, das crianças e dos jovens, através do desenvolvimento de programas de aprendizagem sócio-emocional baseados nas práticas de  mindfulness . Tem-se verificado um interesse crescente pela utilização das abordagens baseadas no  mindfulness  em contexto educacional, especialmente nas que são dirigidas aos alunos. Estas intervenções configuram-se como um caminho essencial para a promoção da saúde e bem-estar dos mais jovens, estando associadas ao aumento de comportamento pró-sociais, à redução de problemas de comportamento e à melhoria dos resultados académicos.    Segundo Joana Carvalho , a nossa excelente e experiente   formadora, "ao professor pede-se que disponibilize a todos os alunos suporte emocional, promova um ambiente de sala de aula acolhedor e estimulante, seja u

A importância de "pensar fora da caixa"...

Concluíram-se hoje as sessões promovidas pelo CLDS 3G de Vila Verde em colaboração com o GAAF que, com os alunos do 6ºano, procuraram ajudá-los no desenvolvimento de  competências básicas associadas a atitudes empreendedoras: iniciativa, trabalho em equipa, persistência, motivação e  organização . As sessões de hoje foram dedicadas às turmas do 6ºA e do 6ºB. Através do visionamento de pequenos vídeos que despoletaram o diálogo sobre a temática e a concretização de algumas ideias-chave, foi proposta a realização de uma atividade prática, na qual os alunos colocaram à prova alguns dos conceitos abordados, e que neste caso, seria a organização de  uma visita de estudo (escolha do local, objetivos a atingir, como angariar a verba necessária, como minorar os gastos, etc...). Seguiu-se uma chuva de ideias, nem sempre tão assertiva quanto seria de esperar de  jovens desta idade e referidas algumas das questões menos agradáveis que podem advir de uma iniciativa deste género