Avançar para o conteúdo principal

17 de Novembro - Dia Mundial do Não Fumador assinalado no AE de Prado

A partir dos resultados de estudos de investigação efetuados em Portugal e por outros investigadores, sabemos que a escola é o local de iniciação do comportamento de fumar para a maioria (60%) dos alunos portugueses, pois é na escola que estão a maioria dos jovens e é entre os 12 e os 13 anos que 
devemos apostar na prevenção primária em relação ao tabagismo.

É nas escolas que os jovens passam a maior parte do tempo e onde a socialização/relação com os pares se torna progressivamente mais significativa.  

A escola promotora de saúde deve ser um espaço para que, de uma forma refletida, os jovens adotem comportamentos socialmente responsáveis e assumindo atitudes, decisões e comportamentos que possam ter continuidade para a sua vida e que sejam favoráveis ao seu pleno desenvolvimento, entendendo a saúde como um recurso e um potencial para uma vida mais saudável.
Pretendemos contribuir para o aumento da literacia nestas áreas a par do desenvolvimento de competências pessoais, sociais e de saúde que permitam fazer escolhas responsáveis e ter uma vida livre do consumo do tabaco.

É neste sentido que é assinalado neste Agupamento o 
Dia Mundial do Não Fumador 
com o desenvolvimento de várias atividades e com a abordagem do tema nas aulas .


Os seguintes vídeos pretendem ser uma motivação para essa abordagem...




Video criado no âmbito de uma aula.
O video tem o objectivo de informar jovens que queiram começar a fumar porque é "fixe".




Sua saúde é o reflexo dos seus hábitos! Cuidado com os orgãos que você não vê. Confira o vídeo da campanha interna de sensibilização dos colaboradores fumadores de uma empresa (Transportadora Plimor).







Vídeo vencedor do concurso "Não fumes porque...", no âmbito da comemoração do "Dia Mundial do Não Fumador", na Escola E. B. 2, 3 de Vila Caiz.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

Cultivar Mindfulness em contexto educacional...terninou a formação mas não a ação...

Terminou no passado sábado a ação de formação  "Cultivar Mindfulness em contexto educacional" um projeto na área da Educação que propõe transformar a vida dos professores, das crianças e dos jovens, através do desenvolvimento de programas de aprendizagem sócio-emocional baseados nas práticas de  mindfulness . Tem-se verificado um interesse crescente pela utilização das abordagens baseadas no  mindfulness  em contexto educacional, especialmente nas que são dirigidas aos alunos. Estas intervenções configuram-se como um caminho essencial para a promoção da saúde e bem-estar dos mais jovens, estando associadas ao aumento de comportamento pró-sociais, à redução de problemas de comportamento e à melhoria dos resultados académicos.    Segundo Joana Carvalho , a nossa excelente e experiente   formadora, "ao professor pede-se que disponibilize a todos os alunos suporte emocional, promova um ambiente de sala de aula acolhedor e estimulante, seja u

A importância de "pensar fora da caixa"...

Concluíram-se hoje as sessões promovidas pelo CLDS 3G de Vila Verde em colaboração com o GAAF que, com os alunos do 6ºano, procuraram ajudá-los no desenvolvimento de  competências básicas associadas a atitudes empreendedoras: iniciativa, trabalho em equipa, persistência, motivação e  organização . As sessões de hoje foram dedicadas às turmas do 6ºA e do 6ºB. Através do visionamento de pequenos vídeos que despoletaram o diálogo sobre a temática e a concretização de algumas ideias-chave, foi proposta a realização de uma atividade prática, na qual os alunos colocaram à prova alguns dos conceitos abordados, e que neste caso, seria a organização de  uma visita de estudo (escolha do local, objetivos a atingir, como angariar a verba necessária, como minorar os gastos, etc...). Seguiu-se uma chuva de ideias, nem sempre tão assertiva quanto seria de esperar de  jovens desta idade e referidas algumas das questões menos agradáveis que podem advir de uma iniciativa deste género