Avançar para o conteúdo principal

GAAF, um gabinete, uma equipa, um compromisso!




 No âmbito do programa TEIP, o agrupamento de Escolas de Prado este ano deu continuidade ao GAAF – Gabinete de Apoio ao Aluno e Família, integrado no eixo II – prevenção do abandono, absentismo e regulação do clima de escola, apostando numa dinâmica pró-ativa e, ao mesmo tempo, escalpelizando alguns procedimentos e ações concertadas.
Assim, o gabinete é constituído por uma equipa multidisciplinar, a saber, elementos da direção, coordenação TEIP e Diretores de turma, professores e técnicos. Quinzenalmente, este grupo reúne para tomar conhecimento de todas as ocorrências agregadas à assiduidade e ao comportamento, quer se trate de medidas disciplinares corretivas, quer se trate de medidas disciplinares sancionatórias, ou até mesmo de posturas desviantes da normalidade. Existe um registo de todas as sessões de trabalho com identificação de desvios, procedimentos e orientações a adotar, face às situações-problema, com a finalidade de implementar ciclos de melhoria. A partir deste conhecimento, a equipa atua, sugere, ajusta e reformula pequenas ações, muitas delas envolvendo os diretores de turma, uma vez que são os parceiros educativos próximos das famílias. A ideia é introduzir e operacionalizar rotinas qualificantes que levem a um clima de escola promotor de sucesso educativo.
Neste momento, há um leque de professores/tutores que tem a seu cargo alunos devidamente identificados. A figura de aluno/tutor também existe normalmente ligada a um perfil valorizado de competências sociais.
Também neste espaço são pensadas as ações focalizadas para os encarregados de educação e professores.

Nesta vertente das ações, já se realizou uma ação sobre “Tutoria e Educação”, com a intenção de capacitar o professor/tutor e de refletir em estratégias de intervenção, partilha de experiências, evidenciando a relevância que este professor/tutor pode assumir na sensibilização, na motivação e promoção da melhoria dos resultados escolares com os alunos intervencionados. 

Este ano também foi criado o projeto Turma + do Ano que promove o sucesso académico e a participação na vida escolar, com base em indicadores com pontuação, segundo critérios – média dos níveis obtidos, prémio de excelência, assiduidade, indisciplina, participação na vida escolar do AE, designadamente, número de requisições na biblioteca escolar, atividades do plano anual de atividades, PNL, torneios desportivos, campeonato de ortografia, entre outras participações.
Estamos certos que tudo passa por uma cultura de compromisso que a todos os parceiros educativos envolve – escola, família e comunidade. 

Citando Joaquim Azevedo (…)Porque não aprendemos a focar a nossa acção no ensino e nas aprendizagens, ou seja, na pedagogia: lidar com as diferenças sociais, pessoais, de aprendizagem, que são o pão nosso de uma escola aberta a todos e que a todos quer oferecer percursos de qualidade. Focar significa lidar com estas diferenças  com coragem, enfrentando-as e resolvendo-as com rigor, com trabalho árduo de equipas interprofissionais, com lideranças capazes e com persistência; (…)”
Coordenação TEIP,
Ana e Luís

Comentários

Mensagens populares deste blogue

JI de Cabanelas - Sala 1

Algumas atividades feitas pelas crianças da sala do jardim de infância de Cabanelas da sala 1.                           A educadora                          Liliana Mota  Parabéns aos jovens artistas ...

SEMANA DA SAÚDE / 2024

  O AE de Prado realizou a SEMANA DA SAÚDE /2024 , que teve como  objetivo a realização de variadas atividades com algumas entidades parceiras e a apresentação dos trabalhos efetuados pelos alunos com a temática da Saúde. Relembramos que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o conceito de "saúde", é mais do que ausência de doença, representa uma situação de completo bem-estar físico, psíquico e social. Inclui também a adequação do sujeito individual ao meio em que está inserido. Durante a Semana da Saúde, promovida pela equipa PES/GAAF,  foram realizadas as seguintes atividades: Teatro “ Já sei ligar ao 112” - pela   Equipa da Saúde Escolar para o pré-escolar (Cabanelas). A saltar e a brincar da saúde estamos a cuidar - aula de motricidade no JI de Prado com a profª Mª João Costa  Unidade de Saúde dos Bonecos com equipa da   Saúde Escolar   ( JI de Cervães e JI de Oleiros) Aula de yoga com docente Maribel Loureiro ...

No poupar está o ganho - Programa de literacia financeira

A Iniciativa de Inovação e Empreendedorismo Social (IIES)  "No Poupar Está o Ganho"  visa combater o défice de literacia financeira e transmitir às crianças e jovens conhecimentos para o desenvolvimento de competências que lhes permitam, hoje e no futuro, a tomada de decisões financeiras informadas e responsáveis, contribuindo também para a melhoria do seu desempenho a nível escolar. A IIES “No Poupar Está o Ganho” consubstancia-se num programa integrado, implementado em regime de continuidade, ao longo do ano letivo. Este programa disponibiliza a professoras/es e alunas/os todos os recursos educativos necessários à aprendizagem de conceitos, concretização de objetivos e definição de prioridades, capacitando-os e dando o apoio necessário à implementação desta temática em contexto escolar. O programa está adaptado aos vários ciclos de ensino e todos os conteúdos vão de encontro aos temas constantes do Referencial de Educação Financeira. O projeto “No Poupar Está o Ganho”, inic...