No âmbito do programa
TEIP, o agrupamento de Escolas de Prado este ano deu continuidade ao GAAF –
Gabinete de Apoio ao Aluno e Família, integrado no eixo II – prevenção do
abandono, absentismo e regulação do clima de escola, apostando numa dinâmica
pró-ativa e, ao mesmo tempo, escalpelizando alguns procedimentos e ações
concertadas.
Assim, o gabinete é
constituído por uma equipa multidisciplinar, a saber, elementos da direção,
coordenação TEIP e Diretores de turma, professores e técnicos. Quinzenalmente,
este grupo reúne para tomar conhecimento de todas as ocorrências agregadas à
assiduidade e ao comportamento, quer se trate de medidas disciplinares
corretivas, quer se trate de medidas disciplinares sancionatórias, ou até mesmo
de posturas desviantes da normalidade. Existe um registo de todas as sessões de
trabalho com identificação de desvios, procedimentos e orientações a adotar,
face às situações-problema, com a finalidade de implementar ciclos de melhoria.
A partir deste conhecimento, a equipa atua, sugere, ajusta e reformula pequenas
ações, muitas delas envolvendo os diretores de turma, uma vez que são os
parceiros educativos próximos das famílias. A ideia é introduzir e
operacionalizar rotinas qualificantes que levem a um clima de escola promotor
de sucesso educativo.
Neste momento, há um leque de professores/tutores que tem a seu cargo
alunos devidamente identificados. A figura de aluno/tutor também existe
normalmente ligada a um perfil valorizado de competências sociais.
Também neste espaço
são pensadas as ações focalizadas para os encarregados de educação e
professores.
Nesta vertente das
ações, já se realizou uma ação sobre “Tutoria e Educação”, com a intenção de capacitar o professor/tutor e de
refletir em estratégias de intervenção, partilha de experiências, evidenciando
a relevância que este professor/tutor pode assumir na sensibilização, na
motivação e promoção da melhoria dos resultados escolares com os alunos
intervencionados.
Este ano também foi
criado o projeto Turma
+ do Ano que promove o sucesso académico e a participação na vida escolar,
com base em indicadores com pontuação, segundo critérios – média dos níveis
obtidos, prémio de excelência, assiduidade, indisciplina, participação na vida
escolar do AE, designadamente, número de requisições na biblioteca escolar,
atividades do plano anual de atividades, PNL, torneios desportivos, campeonato
de ortografia, entre outras participações.
Estamos certos que tudo passa por uma cultura de
compromisso que a todos os parceiros educativos envolve – escola, família e
comunidade.
Citando Joaquim Azevedo “(…)Porque não aprendemos a focar a nossa acção no
ensino e nas aprendizagens, ou seja, na pedagogia: lidar com as diferenças
sociais, pessoais, de aprendizagem, que são o pão nosso
de uma escola aberta a todos e que a todos quer oferecer percursos de
qualidade. Focar significa lidar com estas diferenças com coragem,
enfrentando-as e resolvendo-as com rigor, com trabalho árduo de equipas
interprofissionais, com lideranças capazes e com persistência; (…)”
Coordenação
TEIP,
Ana e Luís
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