Concurso Logótipo e Nome
Agrupamento de Escolas de Prado
REGULAMENTO
O Agrupamento de Escolas de Prado
leva a cabo um concurso para a criação do
logótipo e nome do projeto de intervenção local para a prevenção do tabagismo
em saúde escolar, com um símbolo e um nome que o identifique.
1.Objeto
O presente regulamento estabelece
as normas do “Concurso Logótipo e Nome”, para o símbolo/Nome do projeto de intervenção local para a
prevenção do tabagismo em saúde escolar, promovido em parceria com a Unidade
de Saúde Pública do ACES Cávado II -Gerês/Cabreira e as seguintes Escolas:
-
-Agrupamento de Escolas de Amares
-
Agrupamento de Escolas da Póvoa de Lanhoso
-
Agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio
-
Agrupamento de escolas Vieira de Araújo
-
Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro
-
Agrupamento de Escolas de Prado
-
Agrupamento de Escolas de Moure e Ribeira do
Neiva
-
Escola Secundária de Vila Verde
-
Escola Profissional Alto Ave
-
Escola Profissional Amar Terra Verde, Vila Verde
-
Escola Profissional Amar Terra Verde, Delegação
de Amares
2.DISPOSIÇÕES GERAIS
Este concurso tem como objetivo
selecionar o Logótipo e Nome do
projeto referido no ponto 1, os quais passarão a ser incluídos em documentos,
materiais diversos e suportes informáticos.
O concurso decorrerá em duas
fases:
1ª fase – Intraescolar - decorre de 17 de
Novembro 2013 a 31 de Janeiro de 2014 . Os vencedores desta fase serão levados
a concurso pela escola na 2ª fase.
2ª fase – interescolar- decorre de 14 de Fevereiro 2014 a 31 de Maio 2014 com
os projetos premiados na 1ºfase.
3. PARTICIPANTES
As condições previstas neste
ponto aplicam-se aos concorrentes à 1ª fase, uma vez que na 2ª fase serão as
escolas a candidatarem-se com os projetos vencedores.
O
concurso é aberto a todos jovens matriculados no ano letivo 13/14 nas turmas do
9º ano de escolaridade do Agrupamento de Prado.
Todos
os jovens concorrentes devem ter um professor tutor, que tem de estar em
serviço na mesma escola/agrupamento. Os jovens podem concorrer em nome
individual ou em grupo. Cada professor pode tutelar mais que um jovem/grupo, adiante
designados como “concorrente (s) ”.
c Cada
concorrente só pode apresentar uma proposta.
Os
concorrentes são responsáveis pela originalidade dos trabalhos apresentados, e por
garantir a sua autoria face à reclamações de terceiros, no que diz respeito a
direitos de autor e direitos conexos.
Os
concorrentes permitem a transmissão dos direitos de autor referentes à sua proposta,
a favor dos parceiros do projeto referidos no ponto 1.
f Ao
participar no concurso, os concorrentes declaram conhecer e aceitar o presente
regulamento.
4. CARACTERÍSTICAS DAS PROPOSTAS
4.1. Os projetos a concurso serão
identificados na 1ª fase pelo nome dos concorrentes e da turma e na 2ª fase
pelo nome da escola;
4.2. Os projetos deverão ser
criações inéditas, genuínas e originais dos próprios concorrentes com carácter
singular e inovador;
4.3. Para efeitos do número
anterior, os projetos revestirão caráter de novidade se não forem idênticos a
outros conhecidos publicamente na mesma área de atividade, e terão caráter
singular, se a impressão causada a quem o observa for diferente da impressão
global dos já conhecidos;
4.4. No caso de os concorrentes
não cumprirem o disposto no nº 4.2.é da sua responsabilidade qualquer
reclamação de terceiros relativa a direitos de autor e ao júri reserva-se o
direito de exclusão do projeto em qualquer momento e à sua desclassificação;
5. Formalização das
Candidaturas
5.1. As
candidaturas deverão ser formalizadas mediante entrega dos documentos e do
projeto.
5.1.1- Documentos - Um
documento de texto que contenha os seguintes elementos:
·
Identificação do (s) autor (s) “concorrente (s)”
– nome (alunos e tutores), contatos telefónicos e endereço de email
(facultativo), escola que frequenta, ano e turma em que está matriculado;
·
Memória descritiva do trabalho – um texto que
descreva a compreensão do logótipo e respetivo nome, as referências à problemática
da prevenção do tabagismo e o processo criativo;
·
Logótipo/Nome – elaborado em duas dimensões, a
cores, em papel de tamanho A4 branco, com orientação vertical, com aplicação do
logótipo/nome com dimensão máxima de 15 cm.
5.1.2. Um ficheiro de imagem a cores em formato jpeg. O logótipo-Nome, não poderá na sua dimensão
mínima, ser inferior a 100 mm sendo a sua resolução de 300 dpi.
5.2. ENVIO DAS PROPOSTAS
Os elementos referidos no ponto
5.1 deverão ser enviados par o email: gaafprado@escolasprado.com , com o seguinte assunto: Concurso Logótipo/Nome
– prevenção do tabagismo.
Cada concorrente receberá no
prazo de 15 dias um comprovativo, via email, de que a sua proposta foi
rececionada assim como a confirmação da entrega dos elementos previstos em 5.1.
A cada candidatura será atribuído
um código, com as iniciais da escola e um número de ordem de chegada.
O prazo limite para o envio das
propostas da 1ª fase será 31 de
Janeiro de 2014 para que no dia 14 de Fevereiro sejam entregues os respetivos
prémios.
Cada escola candidata-se à 2ª fase enviando até 28 de Fevereiro de
2014 os seus projetos premiados ao presidente do júri interescolas (a ser
designado)
6. AVALIAÇÃO DAS PROPOSTAS
6.1. As candidaturas apresentadas serão objeto de apreciação
por parte do júri, tendo por base os requisitos previstos nos nº s 3,4 e 5 do
presente regulamento.
Não serão admitidos os projetos que não cumpram esses
requisitos.
6.2. Os Júris da 1ª fase-intraescolar,
serão constituídos por cada escola parceira (referido nº1).
O Júri da 2ª fase- Interescolas, será constituído por cinco
individualidades convidadas, das seguintes áreas: Comunicação, Educação, Saúde,
Autarquia e Arte.
6.3. O júri da 1ª fase - intra escolar, selecionará de entre
as candidaturas admitidas, três projetos (no máximo), dos quais, o melhor
classificado transitará para a 2ª fase - Interescolar.
6.4.Compete aos Júris: a abertura
das propostas recebidas, a verificação das propostas de acordo com os requisitos
do concurso e a avaliação dos trabalhos.
É ainda da competência dos Júris:
Excluir as propostas que não se encontrem em conformidade com o regulamento do
concurso.
A metodologia de avaliação e classificação
dos trabalhos será determinada pelos Júris, tendo em conta os seguintes
critérios: criatividade, funcionalidade, inovação e comunicação.
6.5. Na sequência classificação
efetuada pelo Júri serão atribuídos os prémios do concurso.
Não haverá lugar a recurso das
decisões do Júri.
7. PRÉMIOS
Os prémios têm como objetivo
distinguir e apoiar a criatividade e desempenho demonstrados pelos concorrentes
e serão objeto de maior divulgação durante os meses de Dezembro e Janeiro.
-
Os prémios da 1ª fase serão definidos e
atribuídos por cada escola.
-
Todos os participantes terão um certificado de
participação.
-
Os prémios da 2ª fase serão definidos e
atribuídos pelo conjunto de todas as escolas.
-
Os projetos vencedores serão divulgados, através
das páginas institucionais dos parceiros e eventualmente de outras formas a
designar.
8. CALENDÁRIO
Formalização das candidaturas da
1ª fase até 31 de Janeiro de 2014
Divulgação e entrega dos prémios
da 1ª fase no dia 14 de Fevereiro de 2014
Formalização das candidaturas da
2ª fase até 28 de Fevereiro
Divulgação e entrega dos prémios
da 2ª fase no dia em que se comemorará o Dia Mundial Sem Tabaco (31 de Maio de
2014)
A comunicação dos resultados de
cada fase será efetuada nas datas previstas para divulgação e entrega dos
prémios. Na 1ª fase o local será determinado por cada escola, na 2ª fase será
em local a definir pelos parceiros do projeto.
9. DISPOSIÇÕES FINAIS
9.1. A participação no concurso implica a aceitação integral do
presente Regulamento e eventuais alterações ao mesmo.
9.2. O Júri decidirá a respeito
dos casos omissos.
9.3. Este regulamento encontra-se
disponível no site da Escola e afixado no placard do Polivalente, podendo
também ser solicitada mais informação à equipa PES e ao Diretor de turma.
17 de Novembro de 2013
Equipa PES do AE de Prado
Unidade de Saúde Pública do ACES Cávado II- Gerês/Cabreira
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