A visita ao Regimento de
Cavalaria 6 insere-se no âmbito da comemoração do Dia da Floresta Autóctone que
se comemora a 23 de Novembro e destinou-se aos alunos com NEE.
O objetivo principal foi uma visita à área da floresta que possuem, rica em espécies endémicas, tais como carvalhos, sobreiros e castanheiros, aproveitando para a apanha de bolotas de carvalhos e sobreiros para posterior envasamento na escola e ainda para observação de cogumelos.
O objetivo principal foi uma visita à área da floresta que possuem, rica em espécies endémicas, tais como carvalhos, sobreiros e castanheiros, aproveitando para a apanha de bolotas de carvalhos e sobreiros para posterior envasamento na escola e ainda para observação de cogumelos.
Os principais objetivos foram:
-proporcionar aos alunos com NEE experiências novas e
motivadoras de aprendizagem fora do contexto da escola;
-promover a inclusão dos alunos com NEE na comemoração de dias com significado nacional;-contribuir para a socialização destes alunos através do contato com alunos de outra escola: EB 2/3 de Lamaçães;
-observação in loco de espécies da floresta endémica portuguesa e da biodiversidade a ela associada;
-contatar com a Natureza;
- associar a cortiça ao sobreiro;
-Conhecer o ciclo de vida de algumas espécies endémicas portuguesas, carvalhos , sobreiros e castanheiros e reconhecer a bolota e a castanha como suas sementes;
-sensibilizar para a importância da preservação da floresta, em especial da autóctone;
-promover atitudes de respeito face ao Mundo natural;
-estimular a interação com animais, designadamente cavalos;
-sensibilizar para a importância das forças armadas na manutenção da soberania nacional.
-promover a inclusão dos alunos com NEE na comemoração de dias com significado nacional;-contribuir para a socialização destes alunos através do contato com alunos de outra escola: EB 2/3 de Lamaçães;
-observação in loco de espécies da floresta endémica portuguesa e da biodiversidade a ela associada;
-contatar com a Natureza;
- associar a cortiça ao sobreiro;
-Conhecer o ciclo de vida de algumas espécies endémicas portuguesas, carvalhos , sobreiros e castanheiros e reconhecer a bolota e a castanha como suas sementes;
-sensibilizar para a importância da preservação da floresta, em especial da autóctone;
-promover atitudes de respeito face ao Mundo natural;
-estimular a interação com animais, designadamente cavalos;
-sensibilizar para a importância das forças armadas na manutenção da soberania nacional.
09:30 -
chegada e receção de boas vindas;
- Visita ao edifico central, caserna, refeitório e capela.
- Visita às viaturas blindadas com direito a um pequeno trajeto.
- Visita às cavalariças, onde os alunos puderam alimentar alguns cavalos com cenouras
- Visita ao edifico central, caserna, refeitório e capela.
- Visita às viaturas blindadas com direito a um pequeno trajeto.
- Visita às cavalariças, onde os alunos puderam alimentar alguns cavalos com cenouras
- Visita à
área da floresta e “aula” de botânica com a profª Anabela Silva
- Apanha de
bolotas, fotografia de cogumelos...
12:45- saída
do rc6 e regresso a Prado, com a colaboração do Clube Náutico de Prado que
gentilmente nos transportou.
Fomos
extremamente bem recebidos e escoltados e apesar de sermos um grupo grande e
com algumas limitações, todos puderam participar nas atividades numa real vivência
de inclusão.
Foi uma manhã
magnífica, recheada de bons e “especiais” momentos, e ficou em todos a vontade
de lá voltar, com mais tempo e novas propostas de atividades…
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