Avançar para o conteúdo principal

A visita ao Regimento de Cavalaria 6



A visita ao Regimento de Cavalaria 6 insere-se no âmbito da comemoração do Dia da Floresta Autóctone que se comemora a 23 de Novembro e destinou-se aos alunos com NEE.
O objetivo principal foi uma visita à área da floresta que possuem, rica em espécies endémicas, tais como carvalhos, sobreiros e castanheiros, aproveitando para a apanha de bolotas de carvalhos e sobreiros para posterior envasamento na escola e ainda para observação de cogumelos.








Os principais objetivos foram:

-proporcionar aos alunos com NEE experiências novas e motivadoras de aprendizagem fora do contexto da escola;
-promover a inclusão dos alunos com NEE na comemoração de dias com significado nacional;
-contribuir para a socialização destes alunos através do contato com alunos de outra escola: EB 2/3 de Lamaçães;




 -observação in loco de espécies da floresta endémica portuguesa e da biodiversidade a ela associada;
-contatar com a Natureza;
- associar a cortiça ao sobreiro;
-Conhecer o ciclo de vida de algumas espécies endémicas portuguesas, carvalhos , sobreiros e castanheiros e reconhecer a bolota e a castanha como suas sementes;
-sensibilizar para a importância da preservação da floresta, em especial da autóctone;
-promover atitudes de respeito face ao Mundo natural;
-estimular a interação com animais, designadamente cavalos;
-sensibilizar para a importância das forças armadas na manutenção da soberania nacional.
 Programa:

09:30 - chegada e receção de boas vindas;
- Visita ao edifico central, caserna, refeitório e capela.
- Visita às viaturas blindadas com direito a um pequeno trajeto.
- Visita às cavalariças, onde os alunos puderam alimentar alguns cavalos com cenouras

- Visita à área da floresta e “aula” de botânica com a profª Anabela Silva

- Apanha de bolotas, fotografia de cogumelos...



12:45- saída do rc6 e regresso a Prado, com a colaboração do Clube Náutico de Prado que gentilmente nos transportou.
 






















Fomos extremamente bem recebidos e escoltados e apesar de sermos um grupo grande e com algumas limitações, todos puderam participar nas atividades numa real vivência de inclusão.



Foi uma manhã magnífica, recheada de bons e “especiais” momentos, e ficou em todos a vontade de lá voltar, com mais tempo e novas propostas de atividades…

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

Cultivar Mindfulness em contexto educacional...terninou a formação mas não a ação...

Terminou no passado sábado a ação de formação  "Cultivar Mindfulness em contexto educacional" um projeto na área da Educação que propõe transformar a vida dos professores, das crianças e dos jovens, através do desenvolvimento de programas de aprendizagem sócio-emocional baseados nas práticas de  mindfulness . Tem-se verificado um interesse crescente pela utilização das abordagens baseadas no  mindfulness  em contexto educacional, especialmente nas que são dirigidas aos alunos. Estas intervenções configuram-se como um caminho essencial para a promoção da saúde e bem-estar dos mais jovens, estando associadas ao aumento de comportamento pró-sociais, à redução de problemas de comportamento e à melhoria dos resultados académicos.    Segundo Joana Carvalho , a nossa excelente e experiente   formadora, "ao professor pede-se que disponibilize a todos os alunos suporte emocional, promova um ambiente de sala de aula acolhedor e estimulante, seja u

A importância de "pensar fora da caixa"...

Concluíram-se hoje as sessões promovidas pelo CLDS 3G de Vila Verde em colaboração com o GAAF que, com os alunos do 6ºano, procuraram ajudá-los no desenvolvimento de  competências básicas associadas a atitudes empreendedoras: iniciativa, trabalho em equipa, persistência, motivação e  organização . As sessões de hoje foram dedicadas às turmas do 6ºA e do 6ºB. Através do visionamento de pequenos vídeos que despoletaram o diálogo sobre a temática e a concretização de algumas ideias-chave, foi proposta a realização de uma atividade prática, na qual os alunos colocaram à prova alguns dos conceitos abordados, e que neste caso, seria a organização de  uma visita de estudo (escolha do local, objetivos a atingir, como angariar a verba necessária, como minorar os gastos, etc...). Seguiu-se uma chuva de ideias, nem sempre tão assertiva quanto seria de esperar de  jovens desta idade e referidas algumas das questões menos agradáveis que podem advir de uma iniciativa deste género