Concurso Mensagens-Chave
Agrupamento de Escolas de Prado
REGULAMENTO
O Agrupamento de Escolas de Prado
leva a cabo um concurso para a criação de Mensagens - Chave para o projeto de intervenção
local para a prevenção do tabagismo em saúde escolar, com frases apelativas que
se constituam como slogans a favor da não adesão ao consumo do tabaco nos
jovens/ a favor do não consumo passivo /a favor do clima social de opções
inteligentes ”não fumar”.
1.Objeto
O presente regulamento estabelece
as normas do “Concurso Mensagens - Chave”, para a criação de slogans promotores da não adesão ao consumo de tabaco nos
jovens/ da não tolerância do fumo passivo/ de aumentar o clima social para
opções inteligentes ”não fumar”, do projeto de intervenção local para a
prevenção do tabagismo em saúde escolar, promovido em parceria com a Unidade de
Saúde Pública do ACES Cávado II -Gerês/Cabreira e as seguintes Escolas:
-
Agrupamento de Escolas de Amares
-
Agrupamento
de Escolas da Póvoa de Lanhoso
-
Agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio
-
Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro
-
Agrupamento de Escolas Vieira de Araújo
-
Agrupamento de Escolas de Prado
-
Agrupamento de Escolas de Moure e Ribeira do Neiva
-
Escola Secundária de Vila Verde
-
Escola Profissional Amar Terra Verde, Vila Verde
-
Escola Profissional Amar Terra Verde, Delegação
de Amares
-
Escola Profissional Alto Ave
2.DISPOSIÇÕES GERAIS
Este concurso tem como objetivo selecionar
cinco Mensagens-chave para projeto referido em 1. a serem utilizadas nas
campanhas dos parceiros para difusão da causa do projeto e incluídas em documentos, materiais diversos
e suportes informáticos.
O concurso decorrerá em duas
fases:
1ª fase –intra escola- decorre de 17 de Novembro 2013 a 14 de Fevereiro 2014.
Os vencedores desta fase serão levados a concurso pela escola na 2ª fase.
2ª fase – inter escolar- decorre de 14 de Fevereiro 2014 a 31 de Maio 2014
com os projetos premiados na 1ª fase
3. PARTICIPANTES
a)
O concurso é aberto a todos jovens matriculados
no ano letivo 13/14 nas turmas do 7º e 8º ano de escolaridade do Agrupamento de
Escolas de Prado.
b) Todos os jovens concorrentes devem ter um
professor tutor, que tem de estar em serviço na mesma escola/agrupamento. Os
jovens podem concorrer em nome individual ou em grupo. Cada professor pode
tutelar mais que um jovem/grupo, adiante designados como “concorrente (s) ”.
c)
Cada concorrente só pode apresentar uma
proposta.
d) Os concorrentes são responsáveis pela originalidade
dos trabalhos apresentados e por garantir a sua autoria face à reclamações de
terceiros, no que diz respeito a direitos de autor e direitos conexos.
e)
Os concorrentes permitem a transmissão dos
direitos de autor referentes à sua proposta, a favor dos parceiros do projeto
referidos no ponto 1.
f) Ao participar no concurso, os concorrentes
declaram conhecer e aceitar o presente regulamento.
As condições previstas neste
ponto aplicam-se aos concorrentes à 1ª fase, uma vez que na 2ª fase serão as
escolas a candidatarem-se com os projetos vencedores.
4. CARACTERÍSTICAS DAS PROPOSTAS
4.1. Os projetos a concurso serão
identificados na 1ª fase pelo nome dos concorrentes e da turma e na 2ª fase
pelo nome da escola;
4.2. Os
projetos deverão ser criações inéditas, genuínas e originais dos próprios
concorrentes com carácter singular e inovador;
4.3. Para efeitos do número
anterior, os projetos revestirão caráter de novidade se não forem idênticos a
outros conhecidos publicamente na mesma área de atividade, e terão caráter
singular, se a impressão causada a quem o observa for diferente da impressão
global dos já conhecidos;
4.4. No caso de os concorrentes
não cumprirem o disposto no nº 4.2., é da sua responsabilidade qualquer
reclamação de terceiros relativa a direitos de autor e ao júri reserva-se o
direito de exclusão do projeto em qualquer momento e à sua desclassificação;
5. Formalização das Candidaturas
As candidaturas deverão ser
formalizadas mediante entrega dos documentos e do projeto:
Documentos - Um documento
de texto que contenha os seguintes elementos:
·
Identificação do (s) autor (s) “concorrente (s) ”
– nome (alunos e tutores), contatos telefónicos e endereço de email
(facultativo), escola que frequenta, ano e turma em que está matriculado;
·
Memória descritiva do trabalho – um texto que
descreva a compreensão Mensagem -Chave, as referências à problemática da
prevenção do tabagismo e o processo criativo;
·
Mensagem - Chave – a cores, em papel de tamanho
A4 branco, com orientação horizontal.
6. ENVIO DAS PROPOSTAS
Os elementos referidos no ponto
5, deverão ser enviados para o email, gaafprado@escolasprado.com com o
seguinte assunto: Concurso Mensagens-Chave – prevenção do tabagismo.
Cada concorrente receberá no
prazo de 15 dias um comprovativo, via email, de que a sua proposta foi
rececionada assim como a confirmação da entrega dos elementos previstos em 5.
A cada candidatura será atribuído
um código, com as iniciais da escola e um número de ordem de chegada.
Cada escola candidata-se à 2ª fase, enviando até 28 de Fevereiro
de 2014 os seus projetos premiados ao presidente do Júri interescolas (a ser
designado).
7. AVALIAÇÃO DAS PROPOSTAS
7.1. As candidaturas apresentadas
serão objeto de apreciação por parte do júri, tendo por base os requisitos
previstos nos nº s 3,4 e 5 do presente regulamento.
Não serão admitidos os projetos
que não cumpram esses requisitos.
7.2. Os Júris da 1ª fase-intraescolar,
serão constituídos por cada escola parceira (referido nº1).
O Júri da 2ª fase- Interescolas,
será constituído por cinco individualidades convidadas, das seguintes áreas:
Comunicação, Educação, Saúde, Autarquia e Arte.
7.3. O júri da 1ª fase - intraescolar,
selecionará de entre as candidaturas admitidas, três projetos (no máximo), dos
quais, os dois melhores classificados transitarão para a 2ª fase - Interescolar.
7.4.Compete aos Júris: a abertura
das propostas recebidas, a verificação das propostas de acordo com os
requisitos do concurso e a avaliação dos trabalhos.
É ainda da competência dos Júris:
Excluir as propostas que não se encontrem em conformidade com o regulamento do
concurso.
A metodologia de avaliação e
classificação dos trabalhos será determinada pelos Júris, tendo em conta os
seguintes critérios: criatividade, funcionalidade, inovação e comunicação.
7.5. Na sequência classificação
efetuada pelo Júri serão atribuídos os prémios do concurso.
Não haverá lugar a recurso das
decisões do Júri.
8. PRÉMIOS
Os prémios têm como objetivo
distinguir e apoiar a criatividade e desempenho demonstrados pelos concorrentes
e serão objeto de maior divulgação durante os meses de Dezembro e Janeiro.
-
Os prémios da 1ª fase serão definidos e
atribuídos por cada escola.
-
Todos os autores finalistas da 1ª fase serão
distinguidos com menções honrosas.
-
Todos os participantes terão um certificado de
participação.
-
Os prémios da 2ª fase serão definidos e
atribuídos pelo conjunto de todas as escolas.
-
Os projetos vencedores serão divulgados, através
das páginas institucionais dos parceiros e eventualmente de outras formas a
designar.
9. CALENDÁRIO
Formalização das candidaturas da
1ª fase até 31- janeiro- 2013
Divulgação e entrega dos prémios
da 1ª fase no dia 14 de Fevereiro de 2014
Formalização das candidaturas da
2ª fase até 28 de Fevereiro
Divulgação e entrega dos prémios
da 2ª fase no dia em que se comemorará o Dia Mundial Sem Tabaco (31 de Maio de
2014)
A comunicação dos resultados de
cada fase será efetuada nas datas previstas para divulgação e entrega dos
prémios. Na 1ª fase o local será determinado por cada escola, na 2ªfase será em
local a definir pelos parceiros do projeto.
10. DISPOSIÇÕES FINAIS
10.1. A participação no concurso implica a aceitação integral do
presente Regulamento e eventuais alterações ao mesmo.
10.2. O Júri decidirá a respeito
dos casos omissos.
10.3. Este regulamento
encontra-se disponível no site e no blog da Escola e afixado no placard do
Polivalente, podendo também ser solicitada mais informação à equipa PES e ao
Diretor de turma.
Novembro de 2013
Equipa PES do AE de Prado
Unidade de Saúde Pública do ACES Cávado II- Gerês/Cabreira
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