Avançar para o conteúdo principal

Desafio à criatividade dos nossos alunos do 7º e 8ºano...


Concurso Mensagens-Chave

Agrupamento de Escolas de Prado


REGULAMENTO


O Agrupamento de Escolas de Prado leva a cabo um concurso para a criação de Mensagens - Chave para o projeto de intervenção local para a prevenção do tabagismo em saúde escolar, com frases apelativas que se constituam como slogans a favor da não adesão ao consumo do tabaco nos jovens/ a favor do não consumo passivo /a favor do clima social de opções inteligentes ”não fumar”.

 1.Objeto

O presente regulamento estabelece as normas do “Concurso Mensagens - Chave”, para a criação de slogans promotores da não adesão ao consumo de tabaco nos jovens/ da não tolerância do fumo passivo/ de aumentar o clima social para opções inteligentes ”não fumar”, do projeto de intervenção local para a prevenção do tabagismo em saúde escolar, promovido em parceria com a Unidade de Saúde Pública do ACES Cávado II -Gerês/Cabreira e as seguintes Escolas:

-           Agrupamento de Escolas de Amares

-           Agrupamento de Escolas da Póvoa de Lanhoso

-          Agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio

-           Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro

-          Agrupamento de Escolas Vieira de Araújo

-          Agrupamento de Escolas de Prado

-           Agrupamento de Escolas de  Moure e Ribeira do Neiva

-          Escola Secundária de Vila Verde

-          Escola Profissional Amar Terra Verde, Vila Verde

-          Escola Profissional Amar Terra Verde, Delegação de Amares

-          Escola Profissional Alto Ave


2.DISPOSIÇÕES GERAIS

Este concurso tem como objetivo selecionar cinco Mensagens-chave para projeto referido em 1. a serem utilizadas nas campanhas dos parceiros para difusão da causa do projeto  e incluídas em documentos, materiais diversos e suportes informáticos.

O concurso decorrerá em duas fases:

1ª fase –intra escola- decorre de 17 de Novembro 2013 a 14 de Fevereiro 2014. Os vencedores desta fase serão levados a concurso pela escola na 2ª fase.

2ª fase – inter escolar- decorre de 14 de Fevereiro 2014 a 31 de Maio 2014 com os projetos premiados na 1ª fase


3. PARTICIPANTES
a)  O concurso é aberto a todos jovens matriculados no ano letivo 13/14 nas turmas do 7º e 8º ano de escolaridade do Agrupamento de Escolas de Prado.

b) Todos os jovens concorrentes devem ter um professor tutor, que tem de estar em serviço na mesma escola/agrupamento. Os jovens podem concorrer em nome individual ou em grupo. Cada professor pode tutelar mais que um jovem/grupo, adiante designados como “concorrente (s) ”.

c)   Cada concorrente só pode apresentar uma proposta.

d) Os concorrentes são responsáveis pela originalidade dos trabalhos apresentados e por garantir a sua autoria face à reclamações de terceiros, no que diz respeito a direitos de autor e direitos conexos.

e)   Os concorrentes permitem a transmissão dos direitos de autor referentes à sua proposta, a favor dos parceiros do projeto referidos no ponto 1.

f) Ao participar no concurso, os concorrentes declaram conhecer e aceitar o presente regulamento.
As condições previstas neste ponto aplicam-se aos concorrentes à 1ª fase, uma vez que na 2ª fase serão as escolas a candidatarem-se com os projetos vencedores. 

4. CARACTERÍSTICAS DAS PROPOSTAS

4.1. Os projetos a concurso serão identificados na 1ª fase pelo nome dos concorrentes e da turma e na 2ª fase pelo nome da escola;

4.2. Os projetos deverão ser criações inéditas, genuínas e originais dos próprios concorrentes com carácter singular e inovador;

4.3. Para efeitos do número anterior, os projetos revestirão caráter de novidade se não forem idênticos a outros conhecidos publicamente na mesma área de atividade, e terão caráter singular, se a impressão causada a quem o observa for diferente da impressão global dos já conhecidos;

4.4. No caso de os concorrentes não cumprirem o disposto no nº 4.2., é da sua responsabilidade qualquer reclamação de terceiros relativa a direitos de autor e ao júri reserva-se o direito de exclusão do projeto em qualquer momento e à sua desclassificação;



5. Formalização das Candidaturas

As candidaturas deverão ser formalizadas mediante entrega dos documentos e do projeto:

Documentos - Um documento de texto que contenha os seguintes elementos:

·         Identificação do (s) autor (s) “concorrente (s) ” – nome (alunos e tutores), contatos telefónicos e endereço de email (facultativo), escola que frequenta, ano e turma em que está matriculado;

·         Memória descritiva do trabalho – um texto que descreva a compreensão Mensagem -Chave, as referências à problemática da prevenção do tabagismo e o processo criativo;

·         Mensagem - Chave – a cores, em papel de tamanho A4 branco, com orientação horizontal.

6. ENVIO DAS PROPOSTAS

Os elementos referidos no ponto 5, deverão ser enviados para o email, gaafprado@escolasprado.com com o seguinte assunto: Concurso Mensagens-Chave  – prevenção do tabagismo.

Cada concorrente receberá no prazo de 15 dias um comprovativo, via email, de que a sua proposta foi rececionada assim como a confirmação da entrega dos elementos previstos em 5.

A cada candidatura será atribuído um código, com as iniciais da escola e um número de ordem de chegada.

Cada escola candidata-se à 2ª fase, enviando até 28 de Fevereiro de 2014 os seus projetos premiados ao presidente do Júri interescolas (a ser designado).


7. AVALIAÇÃO DAS PROPOSTAS

7.1. As candidaturas apresentadas serão objeto de apreciação por parte do júri, tendo por base os requisitos previstos nos nº s 3,4 e 5 do presente regulamento.

Não serão admitidos os projetos que não cumpram esses requisitos.

7.2. Os Júris da 1ª fase-intraescolar, serão constituídos por cada escola parceira (referido nº1).

O Júri da 2ª fase- Interescolas, será constituído por cinco individualidades convidadas, das seguintes áreas: Comunicação, Educação, Saúde, Autarquia e Arte.

7.3. O júri da 1ª fase - intraescolar, selecionará de entre as candidaturas admitidas, três projetos (no máximo), dos quais, os dois melhores classificados transitarão para a 2ª fase - Interescolar.

7.4.Compete aos Júris: a abertura das propostas recebidas, a verificação das propostas de acordo com os requisitos do concurso e a avaliação dos trabalhos.

É ainda da competência dos Júris: Excluir as propostas que não se encontrem em conformidade com o regulamento do concurso.

A metodologia de avaliação e classificação dos trabalhos será determinada pelos Júris, tendo em conta os seguintes critérios: criatividade, funcionalidade, inovação e comunicação.

7.5. Na sequência classificação efetuada pelo Júri serão atribuídos os prémios do concurso.

Não haverá lugar a recurso das decisões do Júri.


8. PRÉMIOS

Os prémios têm como objetivo distinguir e apoiar a criatividade e desempenho demonstrados pelos concorrentes e serão objeto de maior divulgação durante os meses de Dezembro e Janeiro.

-          Os prémios da 1ª fase serão definidos e atribuídos por cada escola.

-          Todos os autores finalistas da 1ª fase serão distinguidos com menções honrosas.

-          Todos os participantes terão um certificado de participação.

-          Os prémios da 2ª fase serão definidos e atribuídos pelo conjunto de todas as escolas.

-          Os projetos vencedores serão divulgados, através das páginas institucionais dos parceiros e eventualmente de outras formas a designar.


9. CALENDÁRIO

Lançamento: 17 de Novembro de 2013 /dia comemorativo do Dia Mundial do Não Fumador

Formalização das candidaturas da 1ª fase até 31- janeiro- 2013

Divulgação e entrega dos prémios da 1ª fase no dia 14 de Fevereiro de 2014

Formalização das candidaturas da 2ª fase até 28 de Fevereiro

Divulgação e entrega dos prémios da 2ª fase no dia em que se comemorará o Dia Mundial Sem Tabaco (31 de Maio de 2014)

A comunicação dos resultados de cada fase será efetuada nas datas previstas para divulgação e entrega dos prémios. Na 1ª fase o local será determinado por cada escola, na 2ªfase será em local a definir pelos parceiros do projeto.


10. DISPOSIÇÕES FINAIS

10.1. A participação no concurso implica a aceitação integral do presente Regulamento e eventuais alterações ao mesmo.

10.2. O Júri decidirá a respeito dos casos omissos.

10.3. Este regulamento encontra-se disponível no site e no blog da Escola e afixado no placard do Polivalente, podendo também ser solicitada mais informação à equipa PES e ao Diretor de turma.



                                                                          

Novembro de 2013

Equipa PES do AE de Prado

Unidade de Saúde Pública do ACES Cávado II- Gerês/Cabreira

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

Cultivar Mindfulness em contexto educacional...terninou a formação mas não a ação...

Terminou no passado sábado a ação de formação  "Cultivar Mindfulness em contexto educacional" um projeto na área da Educação que propõe transformar a vida dos professores, das crianças e dos jovens, através do desenvolvimento de programas de aprendizagem sócio-emocional baseados nas práticas de  mindfulness . Tem-se verificado um interesse crescente pela utilização das abordagens baseadas no  mindfulness  em contexto educacional, especialmente nas que são dirigidas aos alunos. Estas intervenções configuram-se como um caminho essencial para a promoção da saúde e bem-estar dos mais jovens, estando associadas ao aumento de comportamento pró-sociais, à redução de problemas de comportamento e à melhoria dos resultados académicos.    Segundo Joana Carvalho , a nossa excelente e experiente   formadora, "ao professor pede-se que disponibilize a todos os alunos suporte emocional, promova um ambiente de sala de aula acolhedor e estimulante, seja u

A importância de "pensar fora da caixa"...

Concluíram-se hoje as sessões promovidas pelo CLDS 3G de Vila Verde em colaboração com o GAAF que, com os alunos do 6ºano, procuraram ajudá-los no desenvolvimento de  competências básicas associadas a atitudes empreendedoras: iniciativa, trabalho em equipa, persistência, motivação e  organização . As sessões de hoje foram dedicadas às turmas do 6ºA e do 6ºB. Através do visionamento de pequenos vídeos que despoletaram o diálogo sobre a temática e a concretização de algumas ideias-chave, foi proposta a realização de uma atividade prática, na qual os alunos colocaram à prova alguns dos conceitos abordados, e que neste caso, seria a organização de  uma visita de estudo (escolha do local, objetivos a atingir, como angariar a verba necessária, como minorar os gastos, etc...). Seguiu-se uma chuva de ideias, nem sempre tão assertiva quanto seria de esperar de  jovens desta idade e referidas algumas das questões menos agradáveis que podem advir de uma iniciativa deste género