Avançar para o conteúdo principal

Comemorando o Dia do Não Fumador na EB de Prado



Dia do Não Fumador / 17 de Novembro

 

Programa para o dia 15 de Novembro de 2013 (6ª feira)



Esta atividade está integrada no projeto da educação para a Saúde deste Agrupamento e tem como principal objetivo promover um melhor conhecimento sobre a temática do consumo de tabaco e seus prejuízos para a Saúde individual e coletiva.



Atividades a desenvolver a EB 2/3

Atividade 1 - Pedimos aos professores que, nas turmas que ainda não o fizeram, promovam nesse dia as atividades 1, 2 e 3,   referentes ao projeto de intervenção na Prevenção do Tabagismo;


 Fumar para quê ??? 


Atividade 2 – Desfile de alunos pelos espaços escolares com mensagens alusivas aos efeitos nefastos do consumo de tabaco (7ºD);

Atividade 3 : Exposição alusiva ao tema, no Polivalente, com materiais que visualmente causem impacto nos alunos e com cartazes elaborados pelos alunos do 7ºano em OC (Laboratório de Imagem);

Atividade 4 :  Peddy Book realizado pela equipa PES em colaboração com a Biblioteca escolar e o Departamento de Educação para a Saúde da  Liga Portuguesa contra o Cancro, que pretende transformar esta “aventura” numa forma diferente de assinalar o Dia do Não Fumador;     

Para esta atividade os alunos foram convidados a inscreverem-se previamente, mas caso algum professor queira participar com a sua turma poderá fazê-lo dirigindo-se à Biblioteca. Os alunos deverão ser organizados em grupos de 3 ou 4 elementos, terão que responder a 10 questões (Francês, Língua Portuguesa; História; Ciências, Geografia, Ed. Visual) usando os livros como fonte de informação, no tempo máximo de 20 minutos.  

Atividade 5 : Lançamento dos concursos cuja 1ª fase (intraescolar) decorrerá entre 17 de Novembro e 31 de Janeiro de 2014 e que apurará os trabalhos vencedores para a 2ªfase (interescolar) que decorrerá entre 14 de  Fevereiro e 31 de Maio de 2014 .  Estas atividades estão inseridas no projeto de intervenção na Prevenção do Tabagismo em meio escolar desenvolvido em parceria com a Unidade de Saúde Pública do ACES Cávado II -Gerês/Cabreira e as seguintes Escolas:

-           Agrupamento de Escolas de Amares
-           Agrupamento de Escolas da Póvoa de Lanhoso
-          Agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio
-           Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro
-          Agrupamento de Escolas Vieira de Araújo
-          Agrupamento de Escolas de Prado
-           Agrupamento de Escolas de  Moure e Ribeira do Neiva
-          Escola Secundária de Vila Verde
-          Escola Profissional Amar Terra Verde, Vila Verde
-          Escola Profissional Amar Terra Verde, Delegação de Amares
-          Escola Profissional Alto Ave

                                                                                                  

1º -- Concurso para a criação de Mensagens - Chave para o projeto de intervenção local para a prevenção do tabagismo em saúde escolar, com frases apelativas que se constituam como slogans a favor da não adesão ao consumo do tabaco nos jovens/ a favor do não consumo passivo /a favor do clima social de opções inteligentes ”não fumar” e que é destinado aos alunos dos 7º e 8º anos.





2º -- Concurso para a criação do logótipo e nome do projeto de intervenção local para a prevenção do tabagismo em saúde escolar, com um símbolo e um nome que o identifique e que é destinado aos alunos do 9ºano.


Atividade 6 : Caso pudessem dispor de 10 / 15 minutos da sua  aula para relembrar o tema, sugerimos aos docentes que projetem as seguintes imagens , pedindo aos alunos que, individualmente, ou em grupo, elaborem legendas / slogans /mensagens curtas alusivas às mesmas.



















   

                                                          A Equipa da Educação para a Saúde

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

Cultivar Mindfulness em contexto educacional...terninou a formação mas não a ação...

Terminou no passado sábado a ação de formação  "Cultivar Mindfulness em contexto educacional" um projeto na área da Educação que propõe transformar a vida dos professores, das crianças e dos jovens, através do desenvolvimento de programas de aprendizagem sócio-emocional baseados nas práticas de  mindfulness . Tem-se verificado um interesse crescente pela utilização das abordagens baseadas no  mindfulness  em contexto educacional, especialmente nas que são dirigidas aos alunos. Estas intervenções configuram-se como um caminho essencial para a promoção da saúde e bem-estar dos mais jovens, estando associadas ao aumento de comportamento pró-sociais, à redução de problemas de comportamento e à melhoria dos resultados académicos.    Segundo Joana Carvalho , a nossa excelente e experiente   formadora, "ao professor pede-se que disponibilize a todos os alunos suporte emocional, promova um ambiente de sala de aula acolhedor e estimulante, seja u

A importância de "pensar fora da caixa"...

Concluíram-se hoje as sessões promovidas pelo CLDS 3G de Vila Verde em colaboração com o GAAF que, com os alunos do 6ºano, procuraram ajudá-los no desenvolvimento de  competências básicas associadas a atitudes empreendedoras: iniciativa, trabalho em equipa, persistência, motivação e  organização . As sessões de hoje foram dedicadas às turmas do 6ºA e do 6ºB. Através do visionamento de pequenos vídeos que despoletaram o diálogo sobre a temática e a concretização de algumas ideias-chave, foi proposta a realização de uma atividade prática, na qual os alunos colocaram à prova alguns dos conceitos abordados, e que neste caso, seria a organização de  uma visita de estudo (escolha do local, objetivos a atingir, como angariar a verba necessária, como minorar os gastos, etc...). Seguiu-se uma chuva de ideias, nem sempre tão assertiva quanto seria de esperar de  jovens desta idade e referidas algumas das questões menos agradáveis que podem advir de uma iniciativa deste género