Avançar para o conteúdo principal

Dia 7 (5ªFeira)


De manhã as turmas do 9ºC e 9ºD participaram com empenho e entusiasmo no Workshop Viver saudavelmente a nossa sexualidade, dinamizado novamente pela Psicóloga Joana Antunes e pela Enfª Mª do Céu Morais, onde foram abordadas os ingredientes necessários para que um envolvimento sexual seja gratificante e que as pessoas envolvidas ganhem em bem-estar , assumindo a liberdade como um valor fundamental sempre a preservar.


Entretanto as turmas D-E e F do 5ºano foram visitar o Centro de Saúde, onde observaram de perto instalações e materiais, esclareceram dúvidas e obtiveram informação sobre como assumir comportamentos responsáveis e preventivos relaccionados com a Saúde.


De tarde tivemos a colaboração do Departamento de Saúde Oral do ISAVE, com a presença de dois higienistas, Florinda Pereira e André Faria que dinamizaram uma pequena palestra sobre "Alimentação e Higiene oral" , na qual participaram as turmas do 5ºD, 5ºE e 6ºE.

Depois da palestra muito elucidava e participada , chegou a hora dos rastreios onde foram "controlados" cerca de 75 alunos e registados os casos a necessitarem mais urgentemente de intervenção, facto que será devidamente comunicado aos respectivos Encarregados de Educação. Foi uma boa oportunidade, uma intervenção positiva e que teve como principal objectivo a promoção da saúde oral e a prevenção.


A partir das 21 h, a sessão nocturna começou com a apresentação do trabalho " O Planeta de água" , um misto de apresentação e dramatização sobre a preservação do "nosso" rio Cávado. dinamizadas respectivamente pelo 8ºA e 8ºD. Este trabalho representou brilhantemente a nossa escola no Fórum sobre " Saúde e Ambiente na Escola- Desafios para o futuro", realizado em Novembro em Vila Verde e esta foi a oportunidade de apresentá-lo à Comunidade Educativa.

Logo em seguida o nosso convidado, Dr. Luis Miguel Viana, Director do CRI de Braga do Instituto da Droga e Toxicodependência, " subverteu " o tema proposto e fez uma apresentação muito emotiva e realista sobre " o que devemos fazer para
Não prevenir comportamentos de risco", tocando em muitos aspectos que preenchem a realidade quotidiana das nossas vivências familiares e que deverão ser merecedoras de maior reflexão, pelos efeitos que poderão desencadear nos nossos jovens.



Para terminar em beleza esta sessão, na qual participaram cerca de 85 pessoas, entre formandos dos cursos nocturnos e encarregados de educação, a turma EFA B3 A, apresentou uma engraçada dramatização sobre uma das temáticas da Educação para a Saúde " Zumbido, Zumbidão, a higiene é a solução"...
Foi uma revelação para a maioria dos espectadores o talento e o à-vontade revelado por estes alunos, que poderão concorrer a qualquer "casting" para actores, e quem sabe, descobrirem novas vocações...


Para terminar em beleza, e porque a hora já era tardia, os alunos "actores" e os seus colegas de turma partilharam um "merendeiro" que serviu para retemperar forças, para reforçar o convívio e proporcionar conversas muito interessantes e valiosas.






O balanço desta actividade foi francamente positivo, embora lamentemos a reduzida participação dos pais e encarregados de educação... sabemos que andam ocupados e preocupados com outras questões, mas será que não está na altura de reservarem na vossa agenda algum tempo para , em conjunto com a Escola reflectir sobre a realidade, procurar boas formas de intervenção e assim contribuirem para um crescimento mais saudável e feliz dos vossos filhos ????

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

Cultivar Mindfulness em contexto educacional...terninou a formação mas não a ação...

Terminou no passado sábado a ação de formação  "Cultivar Mindfulness em contexto educacional" um projeto na área da Educação que propõe transformar a vida dos professores, das crianças e dos jovens, através do desenvolvimento de programas de aprendizagem sócio-emocional baseados nas práticas de  mindfulness . Tem-se verificado um interesse crescente pela utilização das abordagens baseadas no  mindfulness  em contexto educacional, especialmente nas que são dirigidas aos alunos. Estas intervenções configuram-se como um caminho essencial para a promoção da saúde e bem-estar dos mais jovens, estando associadas ao aumento de comportamento pró-sociais, à redução de problemas de comportamento e à melhoria dos resultados académicos.    Segundo Joana Carvalho , a nossa excelente e experiente   formadora, "ao professor pede-se que disponibilize a todos os alunos suporte emocional, promova um ambiente de sala de aula acolhedor e estimulante, seja u

A importância de "pensar fora da caixa"...

Concluíram-se hoje as sessões promovidas pelo CLDS 3G de Vila Verde em colaboração com o GAAF que, com os alunos do 6ºano, procuraram ajudá-los no desenvolvimento de  competências básicas associadas a atitudes empreendedoras: iniciativa, trabalho em equipa, persistência, motivação e  organização . As sessões de hoje foram dedicadas às turmas do 6ºA e do 6ºB. Através do visionamento de pequenos vídeos que despoletaram o diálogo sobre a temática e a concretização de algumas ideias-chave, foi proposta a realização de uma atividade prática, na qual os alunos colocaram à prova alguns dos conceitos abordados, e que neste caso, seria a organização de  uma visita de estudo (escolha do local, objetivos a atingir, como angariar a verba necessária, como minorar os gastos, etc...). Seguiu-se uma chuva de ideias, nem sempre tão assertiva quanto seria de esperar de  jovens desta idade e referidas algumas das questões menos agradáveis que podem advir de uma iniciativa deste género