Avançar para o conteúdo principal

SEMANA DA SAÚDE










Decorre entre 4 e 8 de Maio a Semana da Saúde do Agrupamento de Escolas de Prado, dinamizada pela Equipa de Educação para a Saúde e que integra variadas actividades ao longo de toda a Semana:


  • Exposição em todas as Escolas do Agrupamento de um painel com trabalhos dos alunos de cada Escola baseados na definição “Ser saudável é… “, resultado de uma reflexão individual mas partilhada sobre as várias vertentes da nossa existência que influenciam a nossa saúde.








  • Em cada Escola do 1ºCiclo e Jardim de Infância serão também dinamizadas actividades relacionadas com a Educação para a Saúde ( Actividade Física, o Corpo Humano, Cuidados a ter com o Sol, Cálculo do IMC, Higiene, Alimentação Saudável, etc. ) dando continuidade ao fantástico trabalho que se tem desenrolado ao longo deste ano e que pode ser acompanhado nos blogs das várias EB1 e JI.

A Semana da Saúde do Agrupamento de Escolas de Prado / 2009 surge apenas como mais uma etapa no extenso trilho que nos pretende levar, a todos quantos pertencemos a esta Comunidade Educativa, a ter o corpo e a mente a funcionar em sintonia, a estarmos em harmonia com a Natureza e a mantermos o equilíbrio nas relações que temos com todos os que nos rodeiam.


A equipa da Educação para a Saúde

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

Cultivar Mindfulness em contexto educacional...terninou a formação mas não a ação...

Terminou no passado sábado a ação de formação  "Cultivar Mindfulness em contexto educacional" um projeto na área da Educação que propõe transformar a vida dos professores, das crianças e dos jovens, através do desenvolvimento de programas de aprendizagem sócio-emocional baseados nas práticas de  mindfulness . Tem-se verificado um interesse crescente pela utilização das abordagens baseadas no  mindfulness  em contexto educacional, especialmente nas que são dirigidas aos alunos. Estas intervenções configuram-se como um caminho essencial para a promoção da saúde e bem-estar dos mais jovens, estando associadas ao aumento de comportamento pró-sociais, à redução de problemas de comportamento e à melhoria dos resultados académicos.    Segundo Joana Carvalho , a nossa excelente e experiente   formadora, "ao professor pede-se que disponibilize a todos os alunos suporte emocional, promova um ambiente de sala de aula acolhedor e estimulante, seja u

A importância de "pensar fora da caixa"...

Concluíram-se hoje as sessões promovidas pelo CLDS 3G de Vila Verde em colaboração com o GAAF que, com os alunos do 6ºano, procuraram ajudá-los no desenvolvimento de  competências básicas associadas a atitudes empreendedoras: iniciativa, trabalho em equipa, persistência, motivação e  organização . As sessões de hoje foram dedicadas às turmas do 6ºA e do 6ºB. Através do visionamento de pequenos vídeos que despoletaram o diálogo sobre a temática e a concretização de algumas ideias-chave, foi proposta a realização de uma atividade prática, na qual os alunos colocaram à prova alguns dos conceitos abordados, e que neste caso, seria a organização de  uma visita de estudo (escolha do local, objetivos a atingir, como angariar a verba necessária, como minorar os gastos, etc...). Seguiu-se uma chuva de ideias, nem sempre tão assertiva quanto seria de esperar de  jovens desta idade e referidas algumas das questões menos agradáveis que podem advir de uma iniciativa deste género