Avançar para o conteúdo principal

Dia 5 de Maio - 3ª Feira










Na EB 2/3, hoje, durante a manhã os alunos do 6ºano promoveram um conjunto de mini-palestras sobre temáticas associadas à saúde (Sexualidade (6ºA), Hipertensão (6ºB) Higiene (6ºC) , Estilos de Vida Saudáveis (6ºD) e a Importância da Actividade Física na Saúde (6ºE) que apresentaram brilhantemente aos atentos e receptivos colegas do 5ºano.

Foi uma experiência que resultou muitíssimo bem para todos os intervenientes e que deverá ser repetida em próximas edições.







De tarde, a Dr.ª Andreia Teixeira , do Intitulo das Drogas e Toxicodependência - CRI de Braga, promoveu duas sessões de informação para alunos do 8º ano sobre a importância de fazermos " Escolhas Conscientes", ao longo da nossa vida.

No dia anterior ( Dia 4) a Drª. Fátima Pimpão, também do IDT, tinha promovido uma acção para professores, de apresentação do Projecto "Eu e os Outros", projecto esse que, através de histórias interactivas pretende desenvolver nos adolescentes uma série de competências pessoais e sociais ( assertividade, comunicação, gestão de conflitos, tomada de decisões e gestão de emoções, entre outras) e que gostaríamos muito de ver aplicado no próximo ano aos nossos alunos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

Cultivar Mindfulness em contexto educacional...terninou a formação mas não a ação...

Terminou no passado sábado a ação de formação  "Cultivar Mindfulness em contexto educacional" um projeto na área da Educação que propõe transformar a vida dos professores, das crianças e dos jovens, através do desenvolvimento de programas de aprendizagem sócio-emocional baseados nas práticas de  mindfulness . Tem-se verificado um interesse crescente pela utilização das abordagens baseadas no  mindfulness  em contexto educacional, especialmente nas que são dirigidas aos alunos. Estas intervenções configuram-se como um caminho essencial para a promoção da saúde e bem-estar dos mais jovens, estando associadas ao aumento de comportamento pró-sociais, à redução de problemas de comportamento e à melhoria dos resultados académicos.    Segundo Joana Carvalho , a nossa excelente e experiente   formadora, "ao professor pede-se que disponibilize a todos os alunos suporte emocional, promova um ambiente de sala de aula acolhedor e estimulante, seja u

A importância de "pensar fora da caixa"...

Concluíram-se hoje as sessões promovidas pelo CLDS 3G de Vila Verde em colaboração com o GAAF que, com os alunos do 6ºano, procuraram ajudá-los no desenvolvimento de  competências básicas associadas a atitudes empreendedoras: iniciativa, trabalho em equipa, persistência, motivação e  organização . As sessões de hoje foram dedicadas às turmas do 6ºA e do 6ºB. Através do visionamento de pequenos vídeos que despoletaram o diálogo sobre a temática e a concretização de algumas ideias-chave, foi proposta a realização de uma atividade prática, na qual os alunos colocaram à prova alguns dos conceitos abordados, e que neste caso, seria a organização de  uma visita de estudo (escolha do local, objetivos a atingir, como angariar a verba necessária, como minorar os gastos, etc...). Seguiu-se uma chuva de ideias, nem sempre tão assertiva quanto seria de esperar de  jovens desta idade e referidas algumas das questões menos agradáveis que podem advir de uma iniciativa deste género