Avançar para o conteúdo principal

Educaçaõ Alimentar




Hoje, dia 9 de Abril, pelas 10 horas, os alunos do 6ºano, das turmas C, D e E que tinham já trabalhado o tema da Alimentação Saudável, no âmbito da Educação para a Saúde, tiveram o prazer de contar com a colaboração da nutricionista do Centro de Saúde de Vila Verde, Dr.ª Sónia Azevedo, que lhes fez uma pequena prelecção sobre Educação Alimentar e respondeu a muitas questões que lhe foram formuladas pelos alunos.
O entusiasmo, o interesse e a vontade de querer saber mais sobre esta questão foi notório e a sessão foi muito produtiva e interessante.





Ideias marcantes a reter




A imensa importância do pequeno-almoço, pois após o jejum nocturno, durante o qual o organismo continua a gastar energia, as reservas energéticas estão baixas e por isso é tão necessário este “abastecimento “matinal… é que de outra forma vão para a Escola com as “baterias” fracas, com menos capacidade de concentração, memorização, etc.

A necessidade de consumo de leite e/ou seus equivalentes (3 copos leite, sendo que para substituir cada copo podemos consumir uma fatia de queijo, 1 iogurte líquido ou 2 sólidos.

Devemos comer 4 peças de fruta variadas, por dia e lavar sempre a fruta que comemos com casca.

Devemos colorir a vossa alimentação, escolhendo frutas e legumes de diferentes cores, tornando também apetitoso ao “olhar” o nosso prato.

Ter atenção que os doces e os chocolates e guloseimas não fazem parte da pirâmide alimentar, são mais um prazer que uma necessidade e que não devem fazer parte da nossa rotina diária, só em situações festivas.

Diariamente devemos consumir o equivalente a 8 copos de água e lembra-te que a água não é um alimento, não tem calorias, por isso nem engorda nem emagrece, mas é tão importante na alimentação como todos os outros, pois como sabes ¾ do nosso corpo é água.

As vitaminas e os sais minerais que estão presentes nas frutas e os legumes ajudam-nos a melhorar a capacidade de concentração e de memorização e são o tipo de alimentos que as crianças e jovens menos consomem…Isto não deverá ser motivo de preocupação, principalmente para os adultos????

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

Cultivar Mindfulness em contexto educacional...terninou a formação mas não a ação...

Terminou no passado sábado a ação de formação  "Cultivar Mindfulness em contexto educacional" um projeto na área da Educação que propõe transformar a vida dos professores, das crianças e dos jovens, através do desenvolvimento de programas de aprendizagem sócio-emocional baseados nas práticas de  mindfulness . Tem-se verificado um interesse crescente pela utilização das abordagens baseadas no  mindfulness  em contexto educacional, especialmente nas que são dirigidas aos alunos. Estas intervenções configuram-se como um caminho essencial para a promoção da saúde e bem-estar dos mais jovens, estando associadas ao aumento de comportamento pró-sociais, à redução de problemas de comportamento e à melhoria dos resultados académicos.    Segundo Joana Carvalho , a nossa excelente e experiente   formadora, "ao professor pede-se que disponibilize a todos os alunos suporte emocional, promova um ambiente de sala de aula acolhedor e estimulante, seja u

A importância de "pensar fora da caixa"...

Concluíram-se hoje as sessões promovidas pelo CLDS 3G de Vila Verde em colaboração com o GAAF que, com os alunos do 6ºano, procuraram ajudá-los no desenvolvimento de  competências básicas associadas a atitudes empreendedoras: iniciativa, trabalho em equipa, persistência, motivação e  organização . As sessões de hoje foram dedicadas às turmas do 6ºA e do 6ºB. Através do visionamento de pequenos vídeos que despoletaram o diálogo sobre a temática e a concretização de algumas ideias-chave, foi proposta a realização de uma atividade prática, na qual os alunos colocaram à prova alguns dos conceitos abordados, e que neste caso, seria a organização de  uma visita de estudo (escolha do local, objetivos a atingir, como angariar a verba necessária, como minorar os gastos, etc...). Seguiu-se uma chuva de ideias, nem sempre tão assertiva quanto seria de esperar de  jovens desta idade e referidas algumas das questões menos agradáveis que podem advir de uma iniciativa deste género