Avançar para o conteúdo principal

Promoção de Estilos de Vida Saudáveis









Numa actividade que contou com a colaboração da Fundação Portuguesa de Cardiologia (Norte), na tarde do dia 10 de Abril (5ªfeira), cerca de 200 alunos dos 7º e 9º anos de escolaridade puderam participar num colóquio sobre o comprometimento individual na saúde de cada um e como promover estilos de vida saudáveis.







Como prelectora contamos com Drª. Mafalda Centeno e com o apoio logístico de Andreia Silva, responsável pelo secretariado da Fundação Portuguesa de Cardiologia e que tornou viável esta cooperação.





Após uma apelativa e interessante apresentação sobre os temas em discussão e o debate sobre algumas das questões com eles relacionados, a sessão terminou com a apresentação de alguns trabalhos dos alunos, realizados ao longo do ano dentro do âmbito da Educação para a Saúde.










Assim, as turmas do 9ºC e 9ºD apresentaram filmes realizados em área-projecto sobre a imprescindível utilização do preservativo como forma de prevenção e o 9º C apresentou um teatro, cujo texto e dramatização foi efectivado nas aulas de Inglês, acerca da temática dos distúrbios alimentares.







Parabéns aos alunos e professores envolvidos nestas actividades, pois demonstraram bem que a Educação para a Saúde deve ser uma área transversal a todo o currículo dos alunos.










Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

Cultivar Mindfulness em contexto educacional...terninou a formação mas não a ação...

Terminou no passado sábado a ação de formação  "Cultivar Mindfulness em contexto educacional" um projeto na área da Educação que propõe transformar a vida dos professores, das crianças e dos jovens, através do desenvolvimento de programas de aprendizagem sócio-emocional baseados nas práticas de  mindfulness . Tem-se verificado um interesse crescente pela utilização das abordagens baseadas no  mindfulness  em contexto educacional, especialmente nas que são dirigidas aos alunos. Estas intervenções configuram-se como um caminho essencial para a promoção da saúde e bem-estar dos mais jovens, estando associadas ao aumento de comportamento pró-sociais, à redução de problemas de comportamento e à melhoria dos resultados académicos.    Segundo Joana Carvalho , a nossa excelente e experiente   formadora, "ao professor pede-se que disponibilize a todos os alunos suporte emocional, promova um ambiente de sala de aula acolhedor e estimulante, seja u

A importância de "pensar fora da caixa"...

Concluíram-se hoje as sessões promovidas pelo CLDS 3G de Vila Verde em colaboração com o GAAF que, com os alunos do 6ºano, procuraram ajudá-los no desenvolvimento de  competências básicas associadas a atitudes empreendedoras: iniciativa, trabalho em equipa, persistência, motivação e  organização . As sessões de hoje foram dedicadas às turmas do 6ºA e do 6ºB. Através do visionamento de pequenos vídeos que despoletaram o diálogo sobre a temática e a concretização de algumas ideias-chave, foi proposta a realização de uma atividade prática, na qual os alunos colocaram à prova alguns dos conceitos abordados, e que neste caso, seria a organização de  uma visita de estudo (escolha do local, objetivos a atingir, como angariar a verba necessária, como minorar os gastos, etc...). Seguiu-se uma chuva de ideias, nem sempre tão assertiva quanto seria de esperar de  jovens desta idade e referidas algumas das questões menos agradáveis que podem advir de uma iniciativa deste género