Avançar para o conteúdo principal

Dia da Actividade Física



Pelo segundo ano consecutivo, promovemos no passado dia 7 de Abril o Dia da Actividade Física. A ameaçar chuva o dia começou tímido, triste até, mas com alguma e progressiva movimentação na escola. O programa da manhã começou com Judo. Tal como o tempo, foi com algum receio misturado com outra tanta curiosidade que alguns se dirigiram ao pavilhão para ver e experimentar esta actividade milenar. Parece que no final, tanto os participantes, professores e alunos, como a Ana e o Ricardo (Judocas da Universidade do Minho) ficaram satisfeitos com a sua prestação. E o Judo teve que acabar porque se começava a organizar a segunda actividade do dia: corrida de estrada. Esta actividade contou com um elevado número de participantes na sua organização. Para além de todos os professores de Educação Física, contamos ainda com a fantástica colaboração da Associação de Estudantes (2 em cada cruzamento e a elaboração da sinalização da linha de partida e chegada) bem como da GNR que destacou duas viaturas e agentes em todos os cruzamentos da via pública. Se calhar ninguém reparou, mas oito alunos da turma do CEF acompanharam de bicicleta toda a prova promovendo a segurança dos colegas participantes. Como sempre, a colaboração da Cruz Vermelha foi muito importante para “fechar” a corrida e socorrer todos os casos mais problemáticos. No meio de tanta gente na organização, quase nos esquecíamos da prova propriamente dita em que 132 alunos terminaram a corrida. Salientam-se ainda três factos dignos de realce. Se por um lado alguns participaram com um espírito altamente competitivo, outros houve, que participaram “só” para fazer actividade física. Parabéns a todos… Ah, o terceiro aspecto, foi o de a Associação de Pais desta Escola ter patrocinado todas as medalhas entregues no final da corrida a todos os escalões. Ficaram por entregar medalhas aos seguintes escalões especiais: professores, funcionários e pais/encarregados de educação.
Se alguns achavam ter visto muitos a correr, mal podíamos acreditar na quantidade de professores e alunos que participaram na caminhada que se seguiu. Não conseguimos contar todos mas a “procissão” de cerca de 300 caminheiros provocou mesmo algumas pequenas alterações do percurso. Ainda assim, chegamos todos à Pista de Pesca de Prado no lugar da Veiga e todos pudemos disfrutar da fantástica paisagem que o rio e todo o seu entorno nos conseguem proporcionar. E ála que se faz tarde, que se calhar vai chover e que a fome começa a apertar. Voltamos à escola iniciando o caminho de regresso por uma estradinha que vai dar ao rio e que alguns continuam a fazer dela uma autêntica lixeira.

A tarde começou com chuva, chuva torrencial.
Em face disso decidimos não cancelar nenhuma das actividades de exterior mas condicioná-las e articulá-las com as previamente agendadas para o Polivalente e Pavilhão Desportivo. Começamos com a Paula Freitas e o Carlos Ferreira que puseram a dançar Salsa e Merengue tantos que alguns, ainda hoje, devem estar a pensar como o conseguiram.
No entretanto, começava no Pavilhão Desportivo uma Mega aula de Capoeira com o professor Mola do GymnoPrado a conseguir grande participação por parte dos nossos alunos. Seguiu-se no mesmo espaço uma fantástica demonstração de Ginástica Acrobática do Grupo de Desporto Escolar da Esc. Sec. Alberto Sampaio sob a coordenação de Maria de Fátima Matos e António Peixoto. Depois dessa espectacular exibição, houve ainda espaço para que esses alunos ajudassem alguns dos nossos a experimentar outros tantos elementos gímnicos.
No Polivalente começava uma das actividades que, à semelhança da Capoeira estava prevista para o exterior. No interior ou no exterior, o Body Combat, desta vez com a Inês Faria do GymnoPrado, é sucesso garantido.
Logo após a Ginástica Acrobática, algumas professoras da nossa escola e outros tantos alunos puderam experimentar uma modalidade alternativa: Unihoquei. Trata-se de hóquei de sala com “sticks” de plástico e bolas muito “softs”.
Para terminar este longo e intenso dia mais uma actividade de combate que, através do Clube de Karaté Wado de Braga e do seu instrutor Cláudio Vilaça, proporcionaram a todos os voluntários uma demonstração e aula de karaté.
E assim terminou para alguns aquele que seria o primeiro dia da semana mais intenso do ano.
Logo que possível haverá mais dias que tais mas por favor,
por si e pela sua saúde,
mexa-se.

Prado 10 de Abril de 2008
O Coordenador do Sub Departamento Curricular de Ed Física
Francisco Costa

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

Cultivar Mindfulness em contexto educacional...terninou a formação mas não a ação...

Terminou no passado sábado a ação de formação  "Cultivar Mindfulness em contexto educacional" um projeto na área da Educação que propõe transformar a vida dos professores, das crianças e dos jovens, através do desenvolvimento de programas de aprendizagem sócio-emocional baseados nas práticas de  mindfulness . Tem-se verificado um interesse crescente pela utilização das abordagens baseadas no  mindfulness  em contexto educacional, especialmente nas que são dirigidas aos alunos. Estas intervenções configuram-se como um caminho essencial para a promoção da saúde e bem-estar dos mais jovens, estando associadas ao aumento de comportamento pró-sociais, à redução de problemas de comportamento e à melhoria dos resultados académicos.    Segundo Joana Carvalho , a nossa excelente e experiente   formadora, "ao professor pede-se que disponibilize a todos os alunos suporte emocional, promova um ambiente de sala de aula acolhedor e estimulante, seja u

A importância de "pensar fora da caixa"...

Concluíram-se hoje as sessões promovidas pelo CLDS 3G de Vila Verde em colaboração com o GAAF que, com os alunos do 6ºano, procuraram ajudá-los no desenvolvimento de  competências básicas associadas a atitudes empreendedoras: iniciativa, trabalho em equipa, persistência, motivação e  organização . As sessões de hoje foram dedicadas às turmas do 6ºA e do 6ºB. Através do visionamento de pequenos vídeos que despoletaram o diálogo sobre a temática e a concretização de algumas ideias-chave, foi proposta a realização de uma atividade prática, na qual os alunos colocaram à prova alguns dos conceitos abordados, e que neste caso, seria a organização de  uma visita de estudo (escolha do local, objetivos a atingir, como angariar a verba necessária, como minorar os gastos, etc...). Seguiu-se uma chuva de ideias, nem sempre tão assertiva quanto seria de esperar de  jovens desta idade e referidas algumas das questões menos agradáveis que podem advir de uma iniciativa deste género