Avançar para o conteúdo principal

Sessões com Escola Segura na EB de Prado


O Programa Escola Segura é uma iniciativa conjunta das áreas governativas da Administração Interna e da Educação e visa garantir a segurança no meio escolar e no meio envolvente, através da prevenção de comportamentos de risco e da redução de atos geradores de insegurança em meio escolar.

É de âmbito nacional e inclui todos os estabelecimentos de educação e ensino não superior, públicos, privados e cooperativos.

As equipas da Escola Segura são constituídas por elementos da PSP e GNR, coadjuvadas nas suas funções pelo pessoal vigilante do Ministério da Educação.

Este Programa insere-se num conjunto de opções estratégicas fundamentais no domínio da segurança dos cidadãos e da humanização da escola.

Escola sem Bullying, Escola sem Violência

bullying, o ciberbullying e outras formas de violência são fenómenos que se registam com uma frequência preocupante nas vidas das crianças e jovens, podendo ser devastadores para as vítimas, com um impacto negativo em várias dimensões: pessoais, sociais e emocionais.


O desenvolvimento de determinadas competências, nomeadamente de resolução de problemas, tomada de decisão, autocontrolo, gestão da raiva, resolução de conflitos, comunicação eficaz em situações de elevada carga emocional e empatia pelas vítimas apontam para benefícios ao nível da prevenção de comportamentos agressivos e/ou violentos. O “Plano Escola Sem Bullying. Escola Sem Violência”, inclui um conjunto de ações em torno de estratégias e de atividades que sensibilizem e contribuem para a identificação de sinais de alerta, que indiciem o envolvimento em comportamentos de bullying e/ou de  ciberbullying, bem como abordagens de prevenção e intervenção, que promovam maior tomada de consciência e empoderamente para fazer face a esta problemática.


É neste âmbito que surgem estas sessões, promovidas em colaboração com a equipa da GNR/ Escola Segura e que pretendem contribuir para promover o desenvolvimento de competências cognitivas e de resolução de problemas capazes de provocar mudanças no funcionamento cognitivo dos alunos das quais resultem padrões de comportamento social mais adaptativo (pensamento causal, pensamento consequencial, tomada de perspetiva, empatia, identificação de soluções alternativas) bem como para promover a aceitação da diversidade e combater as atitudes discriminatórias.



Estas  sessões decorrerão entre 21 de Novembro e 4 de Dezembro e abordarão os seguintes temas

Bullying e Ciberbullyng (5º e 7ºAno)

Internet Segura (6ºano)

Comportamentos Aditivos (8ºano)

Liberdade e Segurança ( 9ºano + PIEF)


Equipa GAAF/PES

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

Cultivar Mindfulness em contexto educacional...terninou a formação mas não a ação...

Terminou no passado sábado a ação de formação  "Cultivar Mindfulness em contexto educacional" um projeto na área da Educação que propõe transformar a vida dos professores, das crianças e dos jovens, através do desenvolvimento de programas de aprendizagem sócio-emocional baseados nas práticas de  mindfulness . Tem-se verificado um interesse crescente pela utilização das abordagens baseadas no  mindfulness  em contexto educacional, especialmente nas que são dirigidas aos alunos. Estas intervenções configuram-se como um caminho essencial para a promoção da saúde e bem-estar dos mais jovens, estando associadas ao aumento de comportamento pró-sociais, à redução de problemas de comportamento e à melhoria dos resultados académicos.    Segundo Joana Carvalho , a nossa excelente e experiente   formadora, "ao professor pede-se que disponibilize a todos os alunos suporte emocional, promova um ambiente de sala de aula acolhedor e estimulante, seja u

A importância de "pensar fora da caixa"...

Concluíram-se hoje as sessões promovidas pelo CLDS 3G de Vila Verde em colaboração com o GAAF que, com os alunos do 6ºano, procuraram ajudá-los no desenvolvimento de  competências básicas associadas a atitudes empreendedoras: iniciativa, trabalho em equipa, persistência, motivação e  organização . As sessões de hoje foram dedicadas às turmas do 6ºA e do 6ºB. Através do visionamento de pequenos vídeos que despoletaram o diálogo sobre a temática e a concretização de algumas ideias-chave, foi proposta a realização de uma atividade prática, na qual os alunos colocaram à prova alguns dos conceitos abordados, e que neste caso, seria a organização de  uma visita de estudo (escolha do local, objetivos a atingir, como angariar a verba necessária, como minorar os gastos, etc...). Seguiu-se uma chuva de ideias, nem sempre tão assertiva quanto seria de esperar de  jovens desta idade e referidas algumas das questões menos agradáveis que podem advir de uma iniciativa deste género