O Programa Escola Segura é uma iniciativa conjunta das áreas governativas da Administração Interna e da Educação e visa garantir a segurança no meio escolar e no meio envolvente, através da prevenção de comportamentos de risco e da redução de atos geradores de insegurança em meio escolar.
É de âmbito nacional e inclui todos os estabelecimentos de educação e ensino não superior, públicos, privados e cooperativos.
As equipas da Escola Segura são constituídas por elementos da PSP e GNR, coadjuvadas nas suas funções pelo pessoal vigilante do Ministério da Educação.
Este Programa insere-se num conjunto de opções estratégicas fundamentais no domínio da segurança dos cidadãos e da humanização da escola.
Escola sem Bullying, Escola sem Violência
O bullying, o ciberbullying e
outras formas de violência são fenómenos que se registam com uma frequência preocupante
nas vidas das crianças e jovens, podendo ser devastadores para as vítimas, com
um impacto negativo em várias dimensões: pessoais, sociais e emocionais.
O desenvolvimento de determinadas
competências, nomeadamente de resolução de problemas, tomada de decisão,
autocontrolo, gestão da raiva, resolução de conflitos, comunicação eficaz em
situações de elevada carga emocional e empatia pelas vítimas apontam para
benefícios ao nível da prevenção de comportamentos agressivos e/ou violentos. O “Plano
Escola Sem Bullying. Escola Sem Violência”, inclui um conjunto de
ações em torno de estratégias e de atividades que sensibilizem e contribuem
para a identificação de sinais de alerta, que indiciem o envolvimento em
comportamentos de bullying e/ou de ciberbullying,
bem como abordagens de prevenção e intervenção, que promovam maior tomada de
consciência e empoderamente para fazer face a esta problemática.
É neste âmbito que surgem estas sessões, promovidas em colaboração com a equipa da GNR/ Escola Segura e que pretendem contribuir para promover o desenvolvimento de competências cognitivas e de resolução de problemas capazes de provocar mudanças no funcionamento cognitivo dos alunos das quais resultem padrões de comportamento social mais adaptativo (pensamento causal, pensamento consequencial, tomada de perspetiva, empatia, identificação de soluções alternativas) bem como para promover a aceitação da diversidade e combater as atitudes discriminatórias.
Estas sessões decorrerão entre 21 de Novembro e 4 de Dezembro e abordarão os seguintes temas :
Bullying e Ciberbullyng (5º e 7ºAno)
Internet
Segura (6ºano)
Comportamentos
Aditivos (8ºano)
Comentários