Avançar para o conteúdo principal

De Luto e em Luta pelas Mulheres Vítimas de Femicídio


De Luto e em Luta pelas Mulheres Vítimas de Femicídio em Braga


À semelhança de anos anteriores, o núcleo da UMAR Braga desafiou novamente as escolas (e outras instituições, organizações e coletivos) do distrito a “vestirem” as suas fachadas com faixas pretas, numa ação simbólica e conjunta de repúdio, luto e resistência pelos femicídios e por quaisquer manifestações de violência contra as mulheres, no âmbito do 25 de novembro – Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres.

A ação consiste, portanto, na colocação de uma faixa preta em sinal de luto pelas mulheres vítimas de femicídio, no dia 25 de novembro e, sendo possível, mantê-la até 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos, perfazendo, assim, os 16 dias de ativismo contra a violência sobre as mulheres. 







Entre 1 de janeiro e 15 de novembro de 2023, o Observatório de Mulheres Assassinadas (OMA) da União de Mulheres Alternativa e Resposta (UMAR) contabilizou um femicídio, uma tentativa de femicídio e outra tentativa de assassinato no distrito de Braga. Os dados foram divulgados esta quarta-feira.


A nível nacional foram registados 25 assassinatos de mulheres, dos quais 15 femicídios em relações de intimidade e dez assassinatos em outros contextos. Em 12 dos 15 femicídios havia já identificada violência prévia, dos quais seis com denúncia às autoridades.


De acordo com o OMA, foram também dez as mulheres assassinadas com descendentes, em alguns casos, menores de idade. Paralelamente, houve registo de 38 tentativas de assassinato de mulheres, das quais 24 tentativas de femicídio em relações de intimidade, uma tentativa de femicídio em contexto familiar e 13 tentativas de assassinato em outros contextos.


Para assinalar o dia 25 de Novembro, Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, a UMAR Braga voltou a desafiar as instituições, organizações, associações e coletivos para uma ação conjunta.

O AE de Prado associa-se a esta ação, tal como tem acontecido nos anos anteriores.

                                   

Campanha de prevenção e combate à violência contra as mulheres e à violência doméstica que desconstrói ditados populares, com o intuito de enfatizar a necessidade de envolvimento de todas as pessoas nesta luta e realçar que a violência não é assunto privado.

   https://youtu.be/8HBORu_6NUU?si=o2SoF23JjadD_RDY

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

Cultivar Mindfulness em contexto educacional...terninou a formação mas não a ação...

Terminou no passado sábado a ação de formação  "Cultivar Mindfulness em contexto educacional" um projeto na área da Educação que propõe transformar a vida dos professores, das crianças e dos jovens, através do desenvolvimento de programas de aprendizagem sócio-emocional baseados nas práticas de  mindfulness . Tem-se verificado um interesse crescente pela utilização das abordagens baseadas no  mindfulness  em contexto educacional, especialmente nas que são dirigidas aos alunos. Estas intervenções configuram-se como um caminho essencial para a promoção da saúde e bem-estar dos mais jovens, estando associadas ao aumento de comportamento pró-sociais, à redução de problemas de comportamento e à melhoria dos resultados académicos.    Segundo Joana Carvalho , a nossa excelente e experiente   formadora, "ao professor pede-se que disponibilize a todos os alunos suporte emocional, promova um ambiente de sala de aula acolhedor e estimulante, seja u

A importância de "pensar fora da caixa"...

Concluíram-se hoje as sessões promovidas pelo CLDS 3G de Vila Verde em colaboração com o GAAF que, com os alunos do 6ºano, procuraram ajudá-los no desenvolvimento de  competências básicas associadas a atitudes empreendedoras: iniciativa, trabalho em equipa, persistência, motivação e  organização . As sessões de hoje foram dedicadas às turmas do 6ºA e do 6ºB. Através do visionamento de pequenos vídeos que despoletaram o diálogo sobre a temática e a concretização de algumas ideias-chave, foi proposta a realização de uma atividade prática, na qual os alunos colocaram à prova alguns dos conceitos abordados, e que neste caso, seria a organização de  uma visita de estudo (escolha do local, objetivos a atingir, como angariar a verba necessária, como minorar os gastos, etc...). Seguiu-se uma chuva de ideias, nem sempre tão assertiva quanto seria de esperar de  jovens desta idade e referidas algumas das questões menos agradáveis que podem advir de uma iniciativa deste género