Avançar para o conteúdo principal

De Luto e em Luta pelas Mulheres Vítimas de Femicídio


De Luto e em Luta pelas Mulheres Vítimas de Femicídio em Braga


À semelhança de anos anteriores, o núcleo da UMAR Braga desafiou novamente as escolas (e outras instituições, organizações e coletivos) do distrito a “vestirem” as suas fachadas com faixas pretas, numa ação simbólica e conjunta de repúdio, luto e resistência pelos femicídios e por quaisquer manifestações de violência contra as mulheres, no âmbito do 25 de novembro – Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres.

A ação consiste, portanto, na colocação de uma faixa preta em sinal de luto pelas mulheres vítimas de femicídio, no dia 25 de novembro e, sendo possível, mantê-la até 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos, perfazendo, assim, os 16 dias de ativismo contra a violência sobre as mulheres. 







Entre 1 de janeiro e 15 de novembro de 2023, o Observatório de Mulheres Assassinadas (OMA) da União de Mulheres Alternativa e Resposta (UMAR) contabilizou um femicídio, uma tentativa de femicídio e outra tentativa de assassinato no distrito de Braga. Os dados foram divulgados esta quarta-feira.


A nível nacional foram registados 25 assassinatos de mulheres, dos quais 15 femicídios em relações de intimidade e dez assassinatos em outros contextos. Em 12 dos 15 femicídios havia já identificada violência prévia, dos quais seis com denúncia às autoridades.


De acordo com o OMA, foram também dez as mulheres assassinadas com descendentes, em alguns casos, menores de idade. Paralelamente, houve registo de 38 tentativas de assassinato de mulheres, das quais 24 tentativas de femicídio em relações de intimidade, uma tentativa de femicídio em contexto familiar e 13 tentativas de assassinato em outros contextos.


Para assinalar o dia 25 de Novembro, Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, a UMAR Braga voltou a desafiar as instituições, organizações, associações e coletivos para uma ação conjunta.

O AE de Prado associa-se a esta ação, tal como tem acontecido nos anos anteriores.

                                   

Campanha de prevenção e combate à violência contra as mulheres e à violência doméstica que desconstrói ditados populares, com o intuito de enfatizar a necessidade de envolvimento de todas as pessoas nesta luta e realçar que a violência não é assunto privado.

   https://youtu.be/8HBORu_6NUU?si=o2SoF23JjadD_RDY

Comentários

Mensagens populares deste blogue

JI de Cabanelas - Sala 1

Algumas atividades feitas pelas crianças da sala do jardim de infância de Cabanelas da sala 1.                           A educadora                          Liliana Mota  Parabéns aos jovens artistas ...

SEMANA DA SAÚDE / 2024

  O AE de Prado realizou a SEMANA DA SAÚDE /2024 , que teve como  objetivo a realização de variadas atividades com algumas entidades parceiras e a apresentação dos trabalhos efetuados pelos alunos com a temática da Saúde. Relembramos que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o conceito de "saúde", é mais do que ausência de doença, representa uma situação de completo bem-estar físico, psíquico e social. Inclui também a adequação do sujeito individual ao meio em que está inserido. Durante a Semana da Saúde, promovida pela equipa PES/GAAF,  foram realizadas as seguintes atividades: Teatro “ Já sei ligar ao 112” - pela   Equipa da Saúde Escolar para o pré-escolar (Cabanelas). A saltar e a brincar da saúde estamos a cuidar - aula de motricidade no JI de Prado com a profª Mª João Costa  Unidade de Saúde dos Bonecos com equipa da   Saúde Escolar   ( JI de Cervães e JI de Oleiros) Aula de yoga com docente Maribel Loureiro ...

No poupar está o ganho - Programa de literacia financeira

A Iniciativa de Inovação e Empreendedorismo Social (IIES)  "No Poupar Está o Ganho"  visa combater o défice de literacia financeira e transmitir às crianças e jovens conhecimentos para o desenvolvimento de competências que lhes permitam, hoje e no futuro, a tomada de decisões financeiras informadas e responsáveis, contribuindo também para a melhoria do seu desempenho a nível escolar. A IIES “No Poupar Está o Ganho” consubstancia-se num programa integrado, implementado em regime de continuidade, ao longo do ano letivo. Este programa disponibiliza a professoras/es e alunas/os todos os recursos educativos necessários à aprendizagem de conceitos, concretização de objetivos e definição de prioridades, capacitando-os e dando o apoio necessário à implementação desta temática em contexto escolar. O programa está adaptado aos vários ciclos de ensino e todos os conteúdos vão de encontro aos temas constantes do Referencial de Educação Financeira. O projeto “No Poupar Está o Ganho”, inic...