Avançar para o conteúdo principal

A TERRA TREME

BAIXAR, PROTEGER, AGUARDAR

drop_cover_hold_on_esp_blue_orange1

A TERRA TREME é um exercício organizado anualmente pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

Pretende alertar e sensibilizar a população sobre como agir antes, durante e depois da ocorrência de um sismo.

Os 3 gestos BAIXAR, PROTEGER, AGUARDAR são a melhor resposta para nos protegermos em caso de sismo.

O exercício ajuda a conhecer e praticar estes 3 gestos que podem salvar vidas.

A convite da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil,  no dia 14 de novembro, às 11h14min, foram realizados com  os alunos do Agrupamento de Escolas de Prado os três gestos de autoproteção : Baixar – Proteger – Aguardar.



ISMO OU TERREMOTO É UM TREMOR OU UM “SACUDIR” QUE ACONTECE QUANDO GRANDES PEDAÇOS ROCHOSOS NA SUPERFÍCIE DA TERRA SÃO ABRUPTAMENTE DESLOCADOS. TERREMOTOS PODEM ACONTECER DEVIDO A “FALHAS” NA CROSTA TERRESTRE E A SUA INTENSIDADE E MAGNITUDE PODE VARIAR MUITO.

rrrrrrhhhh

ALGUNS TERREMOTOS SÃO TÃO SUAVES QUE NEM SÃO SENTIDOS PELOS SERES HUMANOS, APESAR DE SEREM DETETADOS E MEDIDOS POR CIENTISTAS UTILIZANDO INSTRUMENTOS ESPECIAIS. OUTROS TERREMOTOS, NO ENTANTO, SÃO MUITO PERCEPTÍVEIS, FAZENDO AS PAREDES TREMER E ÁRVORES CAIR. ESTES SÃO MUITO PERIGOSOS E PODEM RESULTAR EM DANOS BASTANTE SIGNIFICATIVOS EM ÁREAS RESIDENCIAIS E INCLUSIVE PERDA DE VIDAS. OUTROS EFEITOS PODEM ACONTECER COMO QUEDA DE EDIFÍCIOS, ESTRADAS E PONTES OU INCÊNDIOS QUE COMEÇAM POR CAUSA DAS TUBAGENS DE GÁS QUE REBENTAM OU FIOS ELÉTRICOS CAÍDOS E DANIFICADOS.

TERREMOTOS OCORREM POR CAUSA DA CONSTANTE MOVIMENTAÇÃO NAS “PLACAS TECTÓNICAS”. ESTAS PLACAS SÃO UM POUCO COMO PEÇAS DE UM PUZZLE GIGANTE. EXISTEM SETE PLACAS PRINCIPAIS JUNTAMENTE COM ALGUMAS OUTRAS MENORES E ESTÃO EM CONSTANTE MOVIMENTO.

EXERCÍCIO DE SENSIBILIZAÇÃO PARA O RISCO SÍSMICO1

O EXERCÍCIO A TERRA TREME, REALIZA-SE NO DIA  14 DE NOVEMBRO, ÀS 11H14.

ESTA INICIATIVA É PROMOVIDA PELA AUTORIDADE NACIONAL DE PROTEÇÃO CIVIL E PROCURA CHAMAR A ATENÇÃO PARA O RISCO SÍSMICO E PARA A IMPORTÂNCIA DE COMPORTAMENTOS SIMPLES QUE OS CIDADÃOS DEVEM ADOTAR EM CASO DE SISMO, MAS QUE PODEM SALVAR VIDAS.









Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

Cultivar Mindfulness em contexto educacional...terninou a formação mas não a ação...

Terminou no passado sábado a ação de formação  "Cultivar Mindfulness em contexto educacional" um projeto na área da Educação que propõe transformar a vida dos professores, das crianças e dos jovens, através do desenvolvimento de programas de aprendizagem sócio-emocional baseados nas práticas de  mindfulness . Tem-se verificado um interesse crescente pela utilização das abordagens baseadas no  mindfulness  em contexto educacional, especialmente nas que são dirigidas aos alunos. Estas intervenções configuram-se como um caminho essencial para a promoção da saúde e bem-estar dos mais jovens, estando associadas ao aumento de comportamento pró-sociais, à redução de problemas de comportamento e à melhoria dos resultados académicos.    Segundo Joana Carvalho , a nossa excelente e experiente   formadora, "ao professor pede-se que disponibilize a todos os alunos suporte emocional, promova um ambiente de sala de aula acolhedor e estimulante, seja u

A importância de "pensar fora da caixa"...

Concluíram-se hoje as sessões promovidas pelo CLDS 3G de Vila Verde em colaboração com o GAAF que, com os alunos do 6ºano, procuraram ajudá-los no desenvolvimento de  competências básicas associadas a atitudes empreendedoras: iniciativa, trabalho em equipa, persistência, motivação e  organização . As sessões de hoje foram dedicadas às turmas do 6ºA e do 6ºB. Através do visionamento de pequenos vídeos que despoletaram o diálogo sobre a temática e a concretização de algumas ideias-chave, foi proposta a realização de uma atividade prática, na qual os alunos colocaram à prova alguns dos conceitos abordados, e que neste caso, seria a organização de  uma visita de estudo (escolha do local, objetivos a atingir, como angariar a verba necessária, como minorar os gastos, etc...). Seguiu-se uma chuva de ideias, nem sempre tão assertiva quanto seria de esperar de  jovens desta idade e referidas algumas das questões menos agradáveis que podem advir de uma iniciativa deste género