BAIXAR, PROTEGER, AGUARDAR
A TERRA TREME é um exercício organizado anualmente pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.
Pretende alertar e sensibilizar a população sobre como agir antes, durante e depois da ocorrência de um sismo.
Os 3 gestos BAIXAR, PROTEGER, AGUARDAR são a melhor resposta para nos protegermos em caso de sismo.
O exercício ajuda a conhecer e praticar estes 3 gestos que podem salvar vidas.
A convite da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, no dia 14 de novembro, às 11h14min, foram realizados com os alunos do Agrupamento de Escolas de Prado os três gestos de autoproteção : Baixar – Proteger – Aguardar.
ISMO OU TERREMOTO É UM TREMOR OU UM “SACUDIR” QUE ACONTECE QUANDO GRANDES PEDAÇOS ROCHOSOS NA SUPERFÍCIE DA TERRA SÃO ABRUPTAMENTE DESLOCADOS. TERREMOTOS PODEM ACONTECER DEVIDO A “FALHAS” NA CROSTA TERRESTRE E A SUA INTENSIDADE E MAGNITUDE PODE VARIAR MUITO.
ALGUNS TERREMOTOS SÃO TÃO SUAVES QUE NEM SÃO SENTIDOS PELOS SERES HUMANOS, APESAR DE SEREM DETETADOS E MEDIDOS POR CIENTISTAS UTILIZANDO INSTRUMENTOS ESPECIAIS. OUTROS TERREMOTOS, NO ENTANTO, SÃO MUITO PERCEPTÍVEIS, FAZENDO AS PAREDES TREMER E ÁRVORES CAIR. ESTES SÃO MUITO PERIGOSOS E PODEM RESULTAR EM DANOS BASTANTE SIGNIFICATIVOS EM ÁREAS RESIDENCIAIS E INCLUSIVE PERDA DE VIDAS. OUTROS EFEITOS PODEM ACONTECER COMO QUEDA DE EDIFÍCIOS, ESTRADAS E PONTES OU INCÊNDIOS QUE COMEÇAM POR CAUSA DAS TUBAGENS DE GÁS QUE REBENTAM OU FIOS ELÉTRICOS CAÍDOS E DANIFICADOS.
TERREMOTOS OCORREM POR CAUSA DA CONSTANTE MOVIMENTAÇÃO NAS “PLACAS TECTÓNICAS”. ESTAS PLACAS SÃO UM POUCO COMO PEÇAS DE UM PUZZLE GIGANTE. EXISTEM SETE PLACAS PRINCIPAIS JUNTAMENTE COM ALGUMAS OUTRAS MENORES E ESTÃO EM CONSTANTE MOVIMENTO.
EXERCÍCIO DE SENSIBILIZAÇÃO PARA O RISCO SÍSMICO
O EXERCÍCIO A TERRA TREME, REALIZA-SE NO DIA 14 DE NOVEMBRO, ÀS 11H14.
ESTA INICIATIVA É PROMOVIDA PELA AUTORIDADE NACIONAL DE PROTEÇÃO CIVIL E PROCURA CHAMAR A ATENÇÃO PARA O RISCO SÍSMICO E PARA A IMPORTÂNCIA DE COMPORTAMENTOS SIMPLES QUE OS CIDADÃOS DEVEM ADOTAR EM CASO DE SISMO, MAS QUE PODEM SALVAR VIDAS.
Alguns vídeos informativos:
Comentários