Avançar para o conteúdo principal

“Tela da Paz” Agrupamento de Escolas de Prado

 A Tela da Paz do Agrupamento de Escolas de Prado foi apresentada pelo Diretor do Agrupamento, Luís Martins e pelo Tiago, aluno e coautor da tela.


O trabalho apresentado na tela foi conduzido pela professora Teresa Machado que entendeu, conjuntamente com a direção do Agrupamento, que a mesma deveria ser representativa de todos os públicos que o frequentam. Deste modo, foi elaborado um trabalho colaborativo entre o pré-escolar, o 1º, o 2º e o 3º ciclos, sendo cada um representado por uma ilustração, portadora de uma mensagem.

Mensagens:

. Pré- Escolar, ilustração no canto inferior esquerdo: “Acreditamos num lugar onde o arco-íris possa brilhar todos os dias e onde mesmo sendo diferentes, somos todos iguais.”

. 1º ciclo, ilustração no canto inferior direito: “Uma sociedade onde todos têm o seu lugar, é uma sociedade pacífica e respeitadora.

. 2º ciclo, ilustração do canto superior esquerdo: “Uma mensagem de paz, traduzida pela pomba branca que voa sobre a Ponte de Prado, numa alusão ao Património Local.”

. 3º ciclo, canto superior direito: “A mensagem que se pretende transmitir é a de paz com uma mão a segurar o mundo e uma pomba a voar.”

A presente tela integra a exposição de pintura “Telas da Paz”, realizada no âmbito da Comemoração do Dia Internacional da Cidade Educadora e patente na Casa do Conhecimento de Vila Verde.

Agrupamento de Escolas de Prado

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

Cultivar Mindfulness em contexto educacional...terninou a formação mas não a ação...

Terminou no passado sábado a ação de formação  "Cultivar Mindfulness em contexto educacional" um projeto na área da Educação que propõe transformar a vida dos professores, das crianças e dos jovens, através do desenvolvimento de programas de aprendizagem sócio-emocional baseados nas práticas de  mindfulness . Tem-se verificado um interesse crescente pela utilização das abordagens baseadas no  mindfulness  em contexto educacional, especialmente nas que são dirigidas aos alunos. Estas intervenções configuram-se como um caminho essencial para a promoção da saúde e bem-estar dos mais jovens, estando associadas ao aumento de comportamento pró-sociais, à redução de problemas de comportamento e à melhoria dos resultados académicos.    Segundo Joana Carvalho , a nossa excelente e experiente   formadora, "ao professor pede-se que disponibilize a todos os alunos suporte emocional, promova um ambiente de sala de aula acolhedor e estimulante, seja u

A importância de "pensar fora da caixa"...

Concluíram-se hoje as sessões promovidas pelo CLDS 3G de Vila Verde em colaboração com o GAAF que, com os alunos do 6ºano, procuraram ajudá-los no desenvolvimento de  competências básicas associadas a atitudes empreendedoras: iniciativa, trabalho em equipa, persistência, motivação e  organização . As sessões de hoje foram dedicadas às turmas do 6ºA e do 6ºB. Através do visionamento de pequenos vídeos que despoletaram o diálogo sobre a temática e a concretização de algumas ideias-chave, foi proposta a realização de uma atividade prática, na qual os alunos colocaram à prova alguns dos conceitos abordados, e que neste caso, seria a organização de  uma visita de estudo (escolha do local, objetivos a atingir, como angariar a verba necessária, como minorar os gastos, etc...). Seguiu-se uma chuva de ideias, nem sempre tão assertiva quanto seria de esperar de  jovens desta idade e referidas algumas das questões menos agradáveis que podem advir de uma iniciativa deste género